Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-DILEX-KS (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Perfil de juntas de movimento para áreas com forte solicitação.

Aplicação e função

Schlüter-DILEX-KS é um perfil de junta de movimento isento de manutenção para revestimentos e pavimentos de cerâmica ou pedra natural sujeitos a uma elevada solicitação mecânica.

Schlüter-DILEX-KS oferece uma proteção de cantos segura em revestimentos sujeitos a transportes de superfície e é, por este motivo, adequado para armazéns e instalações de produção, centros comerciais, garagens subterrâneas ou para revestimentos que são limpos mecanicamente.

Os perfis de fixação em aço inoxidável ou alumínio e perfurados lateralmente com uma forma trapezoidal estão unidos por uma zona de movimento de 11 ou 6 mm de largura de elastómero termoplástico. No caso de se verificarem danos é possível substituir a peça de inserção de borracha do perfil (não nas alturas de perfil 2,5 mm, 4,5 mm e 6 mm). A área da aresta do revestimento é protegida de forma eficaz mediante uma construção especial dos perfis de fixação laterais.

Schlüter-DILEX-KSA serve como junta de ligação contra elementos fixos. A fita autocolante permite obter uma fixação por exemplo a janelas ou portas. Com Schlüter-DILEX-KSA são utilizados os mesmos perfis de fixação laterais que com Schlüter-DILEX-KS, de modo a obter o mesmo aspeto que nos campos. Schlüter-DILEX-KS e KSA permitem uma interrupção da transmissão do som no revestimento e reduzem a transmissão do som de passos e de ruídos.

Material

E = aço inoxidável

V2A material n.º 1.4301 = AISI 304

V4A material n.º 1.4404 = AISI 316L

A = alumínio

A zona de movimento é composta por um elastómero termoplástico e muito flexível com ligamentos de aperto num material mais duro.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em determinados casos, a aplicação do tipo de perfil previsto deve ser verificada com base nas solicitações químicas, mecânicas ou outros fatores esperados.

Schlüter-DILEX-EKSN/EKSB e EKSA com perfis de suporte em aço inoxidável 1.4301 (V2A) ou 1.4404 (V4A) são especialmente adequados para aplicações que, além de terem de ser resistentes a elevadas agressões mecânicas, têm de resistir também a solicitações químicas, p. ex. resultantes de meios ácidos ou alcalinos e de agentes de limpeza ou de sal para degelar. No caso de solicitações mais elevadas, p. ex. em piscinas (água doce), recomendamos a utilização de V4A. Mas também o aço inoxidável não é resistente a todas as agressões químicas, como ácido clorídrico e fluorídrico ou determinadas concentrações de salmoura.

As solicitações especiais esperadas devem ser por este motivo verificadas de antemão. Consoante a solicitação química esperada é possível escolher entre as ligas nos materiais 1.4301 (V2A) ou 1.4404 (V4A).

Schlüter-DILEX-AKSN e AKSA com perfis de fixação laterais em alumínio são sensíveis a substâncias alcalinas. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de actuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por esse motivo, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. Assentar toda a superfície do perfil na camada de contacto da cerâmica, de modo a impossibilitar a acumulação de água alcalina nas cavidades.

As zonas de movimento de todos os tipos de perfil de Schlüter-DILEX-KS e KSA são compostas por um elastómero termoplástico altamente flexível. Este é resistente aos raios UV e adequado para a utilização em áreas exteriores, sendo igualmente resistente às solicitações químicas que se verificam habitualmente em revestimentos cerâmicos e, além disso, resiste a fungos e bactérias. A peça embutida é resistente a temperaturas entre -60 °C e +100 °C. O elastómero termoplástico pode ser soldado para prolongamento dos perfis.

Para a execução dos encontros de juntas de dilatação com os perfis de junta de movimento Schlüter-DILEX-KS, disponibilizamos Schlüter-DILEX-KS/K em todas as cores.

Instalação Schlüter®-DILEX-KS

Instalação em pavimentos de cerâmica e pedra natural:

1. Escolher Schlüter-DILEX-KS de acordo com a espessura da cerâmica.

2. Aplicar a cola para cerâmica com uma colher dentada onde o perfil deverá ser colocado.

3. Schlüter-DILEX-KS é comprimido e alinhado com a aba de fixação perfurada trapezoidal na camada de cola. As juntas de movimento ou de separação no solo devem ser criteriosamente respeitadas.

4. Aplicar com a espátula a cola para cerâmica sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada. Aplicar com a espátula a cola para cerâmica contra as abas verticais do perfil.

5. Assentar bem a cerâmica seguinte e alinhar de forma que o canto superior do perfil fique nivelado com a cerâmica (o perfil não deve ficar com uma altura superior à da superfície do revestimento, antes até 1 mm abaixo). A cerâmica tem de ser incorporada em toda a superfície da área do perfil. Junto ao perfil deve ser sempre colocado um lado não cortado da cerâmica.

6. Deixar uma junta de aprox. 2 mm em relação ao perfil e preencher toda a superfície do espaço da junta, entre o perfil e a cerâmica, com argamassa.

7. Para a execução de um encontro de juntas de dilatação, devem-se cortar os perfis de forma a que as abas de fixação perfuradas trapezoidalmente não se sobreponham umas sobre as outras no processo de instalação. Para a execução limpa de um encontro de juntas de dilatação, disponibilizamos de um elemento em forma de cruz Schlüter-DILEX-KS/K em todas as cores.

Instalação com revestimentos:

1. Escolher Schlüter-DILEX-KS de acordo com a espessura do revestimento.

2. Aplicar uma camada de contacto onde o perfil deve ser instalado.

3. Schlüter-DILEX-KS são comprimidos e alinhados com a aba de fixação perfurada trapezoidal na camada de contacto. Pode ser necessário limpar ou desengordurar primeiro os perfis. As juntas de movimento ou de separação no solo devem ser criteriosamente respeitadas.

4. Cobrir totalmente as abas de fixação trapezoidais perfuradas com o material de revestimento de modo a que a superfície de revestimento pronta fique nivelada com o canto superior do perfil. O perfil não pode nunca sobressair da superfície do revestimento. É melhor ficar até 1 mm abaixo da superfície.

Instalação Schlüter®-DILEX-KSA

1. Escolher Schlüter-DILEX-KSA de acordo com a espessura da cerâmica.

2. Aplicar a cola para tijoleira com uma colher dentada onde o perfil deverá ser colocado.

3. Remover o papel de silicone da tira autocolante junto ao perfil. O perfil deve ser aplicado com a tira autocolante no componente limpo, de modo a que a aba trapezoidal perfurada possa ser comprimida na cola para cerâmica aplicada.

4. Aplicar com a espátula a cola para tijoleira sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada. Aplicar com a espátula a cola para cerâmica contra as abas verticais do perfil.

5. Assentar bem a cerâmica seguinte e alinhar de forma que o canto superior do perfil fique nivelado com a tijoleira (o perfil não deve ficar com uma altura superior à da superfície do revestimento, antes até 1 mm abaixo). A cerâmica tem de ser incorporada em toda a superfície da área do perfil. Junto ao perfil deve ser sempre colocado um lado não cortado da cerâmica.

6. Deixar uma junta de aprox. 2 mm em relação ao perfil e preencher toda a superfície do espaço da junta, entre o perfil e a cerâmica, com argamassa.

Notas

Schlüter-DILEX-KS e KSA são resistentes a fungos e bactérias e não necessitam de manutenção ou de cuidados especiais.

A zona de movimento em elastómero termoplástico pode ser posteriormente substituída (excepto nas versões de 2,5 mm/4,5 mm e de 6 mm).

As superfícies em aço inoxidável expostas à atmosfera ou a substâncias agressivas devem ser limpas regularmente utilizando um agente de limpeza suave. A limpeza regular não só mantém a boa aparência do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão.

Todos os detergentes deverão ser isentos de ácido clorídrico e fluorídrico. O contacto com outros metais, como, por exemplo, aço normal, deve ser evitado, de modo a impedir a formação de ferrugem com origem externa. Isto também se aplica a ferramentas, como espátulas ou lã de aço, p. ex. para remover resíduos de argamassa. Se necessário, recomendamos a utilização da massa de polimento e limpeza.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial