Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-TREP-G e GL (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Perfis para escadas para degraus antiderrapantes.

Aplicação e função

Schlüter-TREP-G e GL são perfis para escadas em aço inoxidável com uma superfície de contacto antiderrapante colada.

Os perfis podem ser instalados em revestimentos de cerâmica ou placas de pedra natural, bem como em betonilha e materiais de revestimento, apresentando um aspeto atrativo dos degraus e sendo seguros.

Schlüter-TREP-GK e GLK são variantes sem abas de fixação. Os perfis são indicados para serem colados nos degraus, por exemplo, para a montagem posterior em cantos danificados, para que estes não tenham de ser renovados.

Schlüter-TREP-G com uma superfície especial antiderrapante (classificação R 11) em granulação mineral colorida é particularmente adequado para aplicações em áreas sujeitas a intenso tráfego pedonal com calçado normal, por ex., em espaços comerciais ou em edifícios públicos.

Schlüter-TREP-GL com uma superfície especial antiderrapante (classificação R10) em plástico estruturado é particularmente adequado para áreas particulares e pouco solicitadas.

Os perfis para escadas protegem os cantos frontais dos degraus e proporcionam um elevado grau de segurança, graças à execução especial antiderrapante da superfície e à boa perceção visual das arestas dos degraus. As fitas antiderrapantes estão coladas nas cavidades do perfil de suporte, protegendo, assim, de forma segura os cantos da fita adesiva.

No caso de eventuais danos ou desgaste, as superfícies de contacto podem ser substituídas posteriormente. Como acessório estão disponíveis os topos finais adequados.

Material

Os perfis estão disponíveis na seguinte versão:

EB = aço inoxidável V2A escovado (nº material 1.4301 = AISI 304)

Os perfis possuem uma fita colada com uma superfície antiderrapante: TREP-G/GK em granulação mineral incorporada (R 11), TREP-GL/-GLK em plástico estruturado (R 10).

Caraterísticas dos materiais e áreas de aplicação

Em casos particulares especiais, a aplicabilidade do tipo de perfil previsto depende das solicitações mecânicas, químicas ou outras solicitações esperadas.

Os Schlüter-TREP-G/-GL são particularmente adequados para aplicações que, dependendo dos tipos, para além de terem de ser resistentes a elevadas agressões mecânicas, têm de resistir a agressões químicas, por exemplo, devido a produtos ou detergentes ácidos ou alcalinos.

Os perfis são adequados para áreas interiores e exteriores. No entanto, a superfície de contacto tem apenas uma resistência mínima a raios UV e, por isso, é adequada apenas para áreas interiores.

Aplicação

1. O Schlüter-TREP-G/-GL deve ser selecionado de acordo com a espessura da cerâmica.

2. Primeiro, colocar o material de revestimento na extremidade de degrau na espessura adequada.

3. Aplicar cimento cola adequado na extremidade do degrau.

4. Preencher as cavidades na parte inferior do perfil com cimento cola adequado.

Observações em relação ao ponto 3. e 4.: em caso de camadas de cola mais espessas na área dos cantos, se necessário, de acordo com as recomendações do fabricante, tornar menos espessa a camada cimento cola, de cura hidráulica, ou utilizar argamassa média.

5. Pressionar o Schlüter-TREP-G/-GL completamente na camada de cola e alinhar, de forma que o canto frontal do perfil cubra o pé de degrau.

6. Com a espátula, aplicar cimento cola sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada e a superfície de contacto do degrau das escadas.

7. Pressionar bem a cerâmica de contacto e alinhá-la de forma que o canto superior do perfil fique nivelado com a cerâmica. A cerâmica tem de ser aplicada em toda a área do perfil.

8. Deixar uma junta de aprox. 2 mm em relação ao perfil.

9. Preencher por completo o espaço da junta, entre a cerâmica e o perfil, com argamassa para juntas. Antes da instalação, é recomendável cobrir a superfície antiderrapante com fita adesiva adequada.

10. Ao instalar os Schlüter-TREP-G/-GL em camadas de betonilha, o perfil deve ser assente por completo na argamassa e a aba de fixação trapezoidal perfurada coberta com, pelo menos, 15 mm de argamassa de betonilha.

Instalação de TREP-GK/-GLK

1. Limpar os cantos dos degraus e arranjar eventuais partes deterioradas.

2. Limpar ou desengordurar a parte inferior do TREP-GK/-GLK.

3. Aplicar o perfil em toda a superfície com uma cola apropriada, em função da base, por exemplo, resina epóxi ou Schlüter-KERDI-FIX (ver folha de dados do produto 8.3).

Nota: com o perfil obtém-se um aumento de aprox. 1,5 mm em relação ao revestimento.

Substituição da camada antiderrapante

Durante a substituição da superfície antiderrapante tem de ser respeitada uma temperatura ambiente mínima de 10 °C.

1. Têm de ser removidos todos os resíduos da antiga fita autocolante.

2. Antes da colocação da nova fita, a superfície do perfil deve ser limpa com um solvente.

3. A proteção tem de ser removida aprox. 5 cm e a fita autocolante deve posicionada sobre a superfície do perfil. Deve-se evitar tocar com os dedos na cola.

4. Continuar a retirar a proteção e colocar a fita progressivamente.

5. De seguida, a fita autocolante tem de ser comprimida com um rolo de borracha. O movimento deve ser realizado começando pelo centro em direção às extremidades.

Notas

Os perfis não requerem qualquer tipo de manutenção ou cuidados especiais.

A remoção regular da sujidade e outros resíduos (por ex., com uma escova de limpeza) permite assegurar a boa função antiderrapante da superfície de contacto.

As superfícies de aço inoxidável expostas à atmosfera ou a substâncias agressivas devem ser limpas regularmente utilizando um agente de limpeza suave. A limpeza regular mantém a boa aparência e também protege contra corrosão. Os agentes de limpeza não devem conter ácido clorídrico e ácido fluorídrico.

Para as superfícies delicadas deve-se evitar o uso de produtos de limpeza abrasivos. Se necessário, recomendamos a utilização da massa de polimento e limpeza para aço inoxidável Schlüter-CLEAN-CP.

Deve ser evitado o contacto com outros metais, tais como aço normal, uma vez que pode dar-se a transferência de ferrugem. Isto também se aplica a ferramentas, como espátulas ou lã de aço, por ex., para remover resíduos de argamassa.

Fita autocolante como acessório em caso de eventuais danos ou desgaste, para a substituição posterior.

A fita autocolante pode ser utilizada em outras aplicações, cabendo a responsabilidade ao respetivo técnico.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial