Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-TREP-E (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen
Perfil para escadas para degraus antiderrapantes.

Aplicação e função

Schlüter®-TREP-E é um perfil para escadas em aço inoxidável com uma delineação especial antiderrapante para a configuração segura e visualmente atrativa dos degraus.

Pode ser instalado em degraus de tijoleira ou de placas de pedra natural, bem como em betonilha ou em materiais de revestimento com uma espessura superior a 2 mm.

O perfil é especialmente adequado para áreas de edifícios muito frequentados, como áreas comerciais ou edifícios públicos.

Schlüter®-TREP-E protege a aresta da frente dos degraus e oferece um elevado de segurança devido à execução antiderrapante da superfície de contacto (certificado da associação profissional alemã do instituto de segurança no trabalho (BIA), grupo de avaliação de antiderrapagem R10 V6) e à boa visibilidade dos degraus. Podem ser fornecidos como acessórios topos de remate adequados.

Schlüter®-TREP-EK é uma versão sem aba de fixação para colar nas arestas dos degraus. O perfil é particularmente indicado para a instalação posterior em arestas danificadas, de modo a evitar que estas tenham de ser renovadas.

Schlüter®-TREP-EFK é uma variante sem aba de fixação e sem proteção de arestas com um perfil especial antiderrapante. Pode ser instalado nos entalhes previstos para esse fim ou posteriormente sobre o degrau.

Material

Schlüter®-TREP-E está disponível nos seguintes materiais:

E = aço inoxidável

V2A material n.º 1.4301 = AISI 304

V4A material n.º 1.4404 = AISI 316L

Schlüter®-TREP-EK é composto:

E = aço inoxidável

V2A material n.º 1.4301 = AISI 304

Schlüter®-TREP-EFK é fabricado em:

E = aço inoxidável

V4A material n.º 1.4404 = AISI 316L

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em determinados casos, a aplicação do tipo de perfil previsto deve ser verificado com base nas solicitações químicas, mecânicas ou outros fatores esperados.

Schlüter®-TREP-E é particularmente adequado para aplicações que exigem para além de uma elevada resistência a solicitações mecânicas também uma resistência a solicitações de produtos químicos, como substâncias ácidas ou alcalinas e agentes de limpeza. O aço inoxidável também não é resistente a todas as solicitações químicas, como ácido clorídrico e fluorídrico ou a determinadas concentrações de cloro e salmoura. Por esse motivo, as esperadas solicitações especiais devem ser verificadas de antemão. Consoante a solicitação química esperada, é possível escolher entre as ligas nos materiais 1.4301 ou 1.4404.

Instalação

1. Schlüter®-TREP-E é escolhido de acordo com a espessura da tijoleira.

2. O material de revestimento é primeiro colocado à altura adequada do degrau de assentamento.

3. Na área das arestas deve ser aplicado cimento cola, por cima do degrau de assentamento.

4. As cavidades na parte inferior do perfil devem ser preenchidas com cimento cola adequado.

Nota referente aos pontos 3 e 4: Nas camadas de cola mais espessas na área das arestas deve ser utilizada, se necessário, argamassa de camada fina hidráulica, de acordo com as recomendações do fabricante, ou uma argamassa média.

5. Comprimir e alinhar Schlüter®-TREP-E na camada de cola, de forma que a aresta da frente do perfil cubra ou, alternativamente, fique nivelado com a tijoleira do pé do degrau.

6. Aplicar com a espátula o cimento cola em toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada e a superfície de contacto.

7. A tijoleira de contacto é comprimida com força e alinhada de forma que a aresta superior do perfil fique nivelada com a tijoleira. A tijoleira tem de ser aplicada em toda a área do perfil.

8. Deixar uma junta de aprox. 2 mm em relação ao perfil.

9. A área da junta entre a tijoleira e o perfil deve ser completamente preenchida com argamassa para juntas.

10. Na instalação de Schlüter®-TREP-E em camadas de betonilha, o perfil deve ficar completamente assente na argamassa, devendo a aba de fixação trapezoidal perfurada ficar coberta com uma cama de, pelo menos, 1,5 mm de argamassa de betonilha.

11. Na instalação do material de revestimento Schlüter®-TREP-E é colado por completo na aresta do degrau e ajustado de forma que a aresta da frente do perfil encoste à superfície vertical do degrau. A aba de fixação perfurada
trapezoidal é coberta por completo com o material de revestimento de forma que a superfície acabada fique à face com a aresta superior do perfil. Os perfis podem ter de ser primeiro limpos e lubrificados.

Alternativamente, o perfil também pode ficar nivelado com a tijoleira do pé de degrau, ver desenho “Versão de montagem Schlüter®-TREP-E”.

Instalação de Schlüter®-TREP-EK/EFK

1. As arestas dos degraus devem ser limpas e devem ser retocados os pontos com eventuais danos.

2. A parte inferior de Schlüter®-TREP-EK/EFK deve ser limpa e desengordurada.

3. Os perfis devem ser aplicados em toda a superfície com uma cola adequada (consoante a base, p. ex. resina epoxi ou Schlüter®-KERDI-FIX).

Nota: O perfil permite obter um aumento da altura de aprox. 2,5 mm (na utilização de Schlüter®TREP-EFK aprox. 2 mm) acima do revestimento.

Notas

Os perfis não requerem qualquer tipo de manutenção ou cuidados especiais.

As superfícies de aço inoxidável expostas ao ar livre ou a substâncias agressivas devem ser limpas regularmente utilizando um agente de limpeza suave. A limpeza regular ajuda a manter uma aspeto limpo e também protege contra a corrosão. Os agentes de limpeza não devem conter ácido clorídrico nem ácido fluorídrico.

Deve ser evitado o contacto com outros metais, p. ex. aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem. Isto também se aplica a ferramentas, como espátulas ou lã de aço, p. ex. para remover resíduos de argamassa.

Se necessário, recomendamos a utilização do polimento de limpeza para aço inoxidável Schlüter®-CLEAN-CP.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial