Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-TREP-SE, -S e -B (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Perfis para escadas para degraus de escadas antiderrapantes.

Aplicação e função

Schlüter-TREP-SE, -S e -B são perfis especiais antiderrapantes que permitem uma decoração atrativa de degraus. São especialmente adequados para áreas de edifícios muito frequentadas, como áreas comerciais ou edifícios públicos.

Nos perfis TREP-SE, -S e -B é possível substituir posteriormente as superfícies de contacto se ficarem danificadas ou desgastadas.

Schlüter-TREP-SE/ -S/ -B protege a aresta da frente dos degraus e oferece um elevado grau de segurança devido à estrutura antiderrapante da superfície de contacto e à boa visibilidade dos degraus. As três versões dos perfis estão homologadas para a utilização em espaços de trabalho com perigo de derrapagem (certificado da associação profissional alemã do instituto de segurança no trabalho (BIA), grupo de avaliação de antiderrapagem R9).

Como acessório estão disponíveis topos finais adequados. Com Schlüter-TREP-TAP está também disponível um perfil de revestimento para arestas frontais.

Material

Schlüter-TREP-SE baseia-se num perfil de suporte em aço inoxidável V2A (material 1.4301 = AISI 304) formado por fitas de aço inoxidável através de um processo de perfilagem de rolo.

Schlüter-TREP-S e -B baseiam-se em perfis de suporte em alumínio. Os três modelos de perfis possuem uma superfície de contacto encaixada composta por uma parte inferior em PVC duro e uma parte superior em PVC macio antiderrapante.

Schlüter-TREP-SE/-S tem uma superfície de contacto de 26 mm e TREP-B tem uma superfície de contacto de 52 mm.

Para permitir a aderência em argamassa fina de endurecimento hidráulico ainda fresca ou em colas à base de resina epóxi existe uma aba de fixação perfurada trapezoidal no perfil de suporte.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em determinados casos, a possibilidade de utilização do tipo de perfil previsto deve ser verificada com base nas cargas químicas, mecânicas ou outros fatores esperados.

Schlüter-TREP-SE com perfil de suporte em aço inoxidável é especialmente adequado para áreas de aplicação em que é necessária resistência a agressões químicas ou de ácidos ou em que são esperadas agressões alcalinas, como por exemplo através da influência da água em conjunto com materiais de cimento.

Schlüter-TREP-S e -B com uma estrutura de suporte em alumínio é resistente às agressões químicas que costumam ocorrer em pavimentos de cerâmica em escadas e degraus. O alumínio é sensível a meios alcalinos. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem provocar corrosão no alumínio, danificando-o. Deve-se impedir a acumulação de água alcalina em cavidades, assentando para o efeito tanto o perfil como a cerâmica adjacente por completo.

Os perfis de suporte e as superfícies de contacto de Schlüter-TREP-SE, -S e -B estão sujeitos a diferentes deformações longitudinais térmicas.

As juntas dos perfis devem, por este motivo e se necessário, coincidir com as juntas do revestimento adjacente.

Modo de aplicação

. O Schlüter-TREPTREP-SE / -S / -B deve ser selecionado de acordo com a espessura da cerâmica.

2. Primeiro, colocar o material de revestimento no pé de degrau à altura adequada.

3. Aplicar cimento cola adequado sobre o pé de degrau na zona da aresta.

4. Preencher as cavidades na parte inferior do perfil com cimento cola adequado. Observações em relação ao ponto 3. e 4.: em caso de camadas de cola mais espessas na área das arestas, se necessário, compactar a camada de cola fina de endurecimento hidráulico ou utilizar argamassa média.

5. Pressionar o Schlüter-TREP-SE / -S /-B completamente na camada de cola e alinhar de forma a que a aresta frontal do perfil encoste no pé do degrau.

6. Aplicar com a espátula o cimento cola sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada e sobre a superfície de contacto do degrau.

7. Encaixar bem a cerâmica de piso e alinhá-la de forma a que a aresta superior do perfil fique nivelada com a cerâmica.

Toda a superfície da cerâmica tem de assentar na área do perfil.

8. Deixar uma junta com aprox. 2 mm em relação ao perfil.

9. Preencher por completo o espaço da junta, entre a cerâmica e o perfil, com argamassa para juntas.

10. O perfil de revestimento para arestas frontais TREP-TAP apenas pode ser utilizado em conjunto com TREP-S e -B com perfil de suporte em alumínio.

Pode ser inserido lateralmente na ranhura prevista para o efeito ou encaixado a partir de baixo. Schlüter-TREP-TAP deve ser fixado por trás no pé do degrau (por exemplo, com Schlüter-KERDI-FIX).

Notas

Schlüter-TREP-SE/ -S/ -B não necessita de cuidados ou manutenção especial. A superfície de contacto pode ser substituída caso se verifiquem danos ou desgaste.

As superfícies de aço inoxidável expostas ao ar ou a substâncias agressivas devem ser limpas regularmente utilizando um agente de limpeza suave. A limpeza regular não só ajuda a manter o aspeto brilhante do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão. Os agentes de limpeza não devem conter ácido clorídrico nem ácido fluorídrico.

O contacto com outros metais, como, por exemplo, aço normal, deve ser evitado, de modo a impedir a formação de ferrugem com origem externa. Isto também se aplica a ferramentas, como espátulas ou lã de aço, p. ex. para remover resíduos de argamassa.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial