Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-FINEC (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Cantos de paredes e remates para proteção de ângulos decorativos.

Aplicação e função

O Schlüter-FINEC é um perfil de remate de alta qualidade, fabricado em aço inoxidável ou alumínio anodizado, para o remate das arestas em revestimentos de cerâmica, pastilhas de vidro ou superfícies de argamassa e reboco. A secção final do perfil protege a aresta do revestimento, inclusivamente em pastilhas de vidro, contra as agressões mecânicas e cria um acabamento bastante elegante e discreto. O Schlüter-FINEC-E em aço inoxidável também é adequado para usar como proteção de arestas em cerâmica e sistemas de revestimentos em degraus de escada.

Material

O perfil está disponível nas seguintes versões:

E = aço inoxidável

V2A material n.º 1.4301 = AISI 304

AE = alumínio anodizado natural mate

TS = alumínio lacado com relevo

AC = alumínio lacado

Caraterísticas dos materiais e áreas de aplicação

O Schlüter-FINEC é fabricado em diversos materiais e com diferentes superfícies. A possibilidade de utilização do perfil sob diferentes condições químicas ou mecânicas deve ser esclarecida para cada caso concreto. As notas que se seguem apenas fornecem algumas informações gerais.

O Schlüter-FINEC-E é moldado a partir de fitas de aço inoxidável V2A (material 1.4301). É particularmente adequado para aplicações que, além de uma elevada resistência a esforços mecânicos, também exigem resistência a produtos químicos, como, por ex., substâncias ácidas ou alcalinas e agentes de limpeza. O aço inoxidável também não é resistente a todas as substâncias químicas. Substâncias como ácido clorídrico e ácido fluorídrico ou determinadas concentrações de cloro ou sal podem provocar danos. Em determinados casos, isto aplica-se também a piscinas de água salgada. Por isso, a aplicabilidade deve ser analisada antecipadamente.

O Schlüter-FINEC-AE (alumínio anodizado): o alumínio apresenta uma superfície nobre, graças à camada anodizada, que não se altera com a utilização normal.

As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos abrasivos ou que a possam riscar. O alumínio é sensível a substâncias alcalinas.

Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por isso, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. O perfil deverá estar em contacto com a cerâmica na sua totalidade, evitando, desta forma, a acumulação de água nas cavidades.

Schlüter-FINEC-AC (alumínio lacado): o alumínio é pré-tratado (cromado) e revestido com tinta em pó de poliuretano. O revestimento não perde a cor e é resistente a raios UV e a intempéries. As arestas visíveis devem ser protegidas contra objetos que provoquem desgaste ou riscos. As superfícies do Schlüter-FINEC-TS (alumínio lacado com relevo) apresentam caraterísticas naturais (outras caraterísticas, ver Schlüter-FINEC-AC).

Modo de aplicação

1. Selecionar Schlüter-FINEC de acordo com a altura do azulejo (para a proteção de superfícies de argamassa e reboco foi desenvolvido o perfil de alumínio particularmente baixo, A = 2,5 mm).

2. O perfil deve ser pressionado na camada de cola e alinhado com a aba de fixação trapezoidal perfurada (no caso de superfícies de argamassa e reboco próximas, o perfil deve ser colocado previamente sobre a superfície adesiva adequada).

3. Aplicar com a espátula o cimento cola sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada.

4. Na área do perfil, os azulejos à volta devem ser cortados a 45°. Na versão com cantos exteriores de 3 lados devem ser aplicadas, primeiro, em toda a superfície as peças pré-fabricadas do conjunto de canto, utilizando cimento cola. Aqui, os passos de trabalho devem ser respeitados da seguinte forma:

A Peça de canto esquerda (1 perfuração trapezoidal),

B Peça de canto direita (2 perfurações trapezoidais),

C Peça de canto inferior (3 perfurações trapezoidais),

D De seguida, os perfis devem ser cortados ao respetivo comprimento e instalados.

5. Os azulejos devem ser pressionados no cimento cola e alinhados de forma a ficarem ao nível da aresta superior do perfil. Os azulejos devem ser aplicados em toda a área do perfil. Deixar uma junta de aprox. 1,5 mm até ao perfil.

6. Preencher as juntas entre o perfil e a cerâmica na totalidade com argamassa para juntas.

7. Nas superfícies sensíveis deve-se trabalhar com materiais e ferramentas que não causem quaisquer riscos ou danos. Qualquer sujidade causada pela argamassa ou pelo cimento cola deve ser imediatamente removida, especialmente no caso do alumínio.

Notas

O Schlüter-FINEC não necessita de qualquer manutenção ou conservação especiais. Em superfícies delicadas deve evitar-se o uso de produtos de limpeza abrasivos.

Os danos na camada anodizada só podem ser eliminados mediante a aplicação de uma nova camada de tinta.

O aço inoxidável fica mais brilhante se for aplicado um polimento cromado ou um produto semelhante. As superfícies de aço inoxidável expostas a intempéries ou a substâncias agressivas deverão ser limpas regularmente com produtos de limpeza suaves. A limpeza regular não só ajuda a manter o aspeto limpo do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão.

Os produtos de limpeza não podem conter ácido clorídrico, nem ácido fluorídrico.

Deve-se evitar o contacto com outros Síntese de produtos: metais, por exemplo, aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem. Também se deve evitar o uso de ferramentas para eliminar os restos de cimento, por exemplo, espátulas ou
escovas de aço. Se necessário, recomenda-se a utilização da massa de polimento e limpeza para aço inoxidável Schlüter-CLEAN-CP.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial