Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-DECO-SG (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen
Ângulos para paredes e remates para a decoração visual de paredes.

Aplicação e função

Schlüter-DECO-SG é um perfil decorativo de alta qualidade em aço inoxidável escovado (V4A) ou alumínio anodizado para a decoração de juntas em revestimentos de cerâmica. É formada uma sanca com 12 ou 15 mm de largura que permite a decoração visual especialmente apelativa de revestimentos de parede em áreas interiores.

Devido à geometria em forma de U, o perfil é ideal para a receção de elementos de vidro na área de parede e do pavimento na construção de bases de duche ao nível do pavimento.

Em combinação com as cunhas com inclinação Schlüter-SHOWERPROFILE, Schlüter-DECO-SG oferece, na área do pavimento, uma solução funcional e decorativa.

Nota: com o conjunto de iluminação Schlüter-LIPROTEC-LLPM tem à sua disposição um módulo LED pré-montado em tubo LED flexível totalmente revestido com difusão homogénea da luz e com DECO-SG como perfil de suporte (ver folha de dados dos produtos 15.8 Schlüter-LIPROTECLLPM/-LLP/-LLPE).

Material

Schlüter-DECO-SG está disponível no seguinte material:

AE = alumínio anodizado natural mate

EB = aço inoxidável escovado (V4A)

N.º de material 1.4404 = AISI 316L

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em casos particulares especiais – consoante as agressões mecânicas, químicas ou outras esperadas – deve ser avaliado se o tipo de material pode ser utilizado. As notas que se seguem apenas fornecem algumas informações gerais.

Alumínio anodizado: o alumínio apresenta uma superfície aperfeiçoada devido à camada anodizada que não se altera com a utilização normal. A superfície deve ser protegida de objetos abrasivos ou que a possam riscar. O alumínio é sensível a meios alcalinos. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio).

Por este motivo, a argamassa ou o material para juntas deve ser imediatamente removido das superfícies que ficam à vista e os revestimentos recém-colocados não devem ser cobertos com película. Assentar toda a superfície do perfil na camada de contacto da cerâmica, de modo a impossibilitar a acumulação de água nas cavidades.

Aço inoxidável: o aço inoxidável é extremamente resistente a nível mecânico e também químico. O aço inoxidável do tipo 1.4404 também não é resistente a todas as substâncias químicas. Substâncias como ácido clorídrico ou ácido fluorídrico ou determinadas concentrações de cloro ou sal podem provocar danos. Devem-se comprovar agressões especiais antes da instalação dos perfis.

Modo de aplicação

1. O Schlüter-DECO-SG deve ser selecionado de acordo com a espessura da cerâmica.

2. Aplicar o cimento cola com uma talocha dentada onde o revestimento de cerâmica deve ser limitado.

3. Comprimir e alinhar o Schlüter-DECO-SG com a aba de fixação perfurada na camada de cola.

4. Aplicar com a espátula o cimento cola sobre toda a superfície da aba de fixação perfurada.

5. Comprimir bem as peças cerâmicas seguintes e alinhar de forma a que a aresta superior do perfil fique nivelada. A cerâmica tem de ser incorporada em toda a superfície da área do perfil.

6. Deve ser deixada uma junta com aprox.1,5 mm. A área da junta entre a cerâmica e o perfil deve ser completamente preenchida com argamassa para juntas.

7. As superfícies sensíveis devem ser manuseadas com materiais e ferramentas que não causem quaisquer riscos ou danos. Qualquer sujidade causada pela argamassa ou cimento cola deve ser imediatamente removida.

8. A instalação de elementos de vidro pode ocorrer no perfil de suporte Schlüter DECO-SG depois de concluída a montagem.

Importante: o vidro não pode entrar em contacto direto com o perfil. Devem ser aplicados espaçadores adequados. As juntas devem ser vedadas com mastique.

Notas

O Schlüter-DECO-SG não necessita de manutenções nem cuidados especiais. Em superfícies delicadas deve-se evitar o uso de produtos de limpeza abrasivos. Os danos nas camadas de anodização só podem ser eliminados através da aplicação de uma nova camada de tinta.

O aço inoxidável conserva a respetiva superfície elegante se for tratado com produtos de polimento de limpeza, por ex., Schlüter-CLEAN-CP.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial