Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-RONDEC-STEP (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen
Ângulos para paredes e remates para proteção de ângulos decorativos.

Aplicação e função

Schlüter®-RONDEC-STEP é um perfil de remate para balcões de cozinha ou prateleiras com revestimento em cerâmica.

A superfície exterior do perfil forma um canto exterior simetricamente arredondado dos revestimentos cerâmicos e cobre mediante a aba vertical o lado frontal das bancadas.

Os perfis de alumínio, disponíveis em duas superfícies, permitem uma apresentação decorativa e criam contrastes interessantes.

Com o Schlüter®-RONDEC-STEP-CT, é possível fixar o revestimento do balcão ou outros elementos decorativos de outros materiais no espaço livre do perfil.

Para além do efeito decorativo dos perfis, a cerâmica é protegida de forma eficaz na área dos cantos contra a deterioração por agressões mecânicas.

Para a ligação apelativa dos perfis a cantos interiores e exteriores estão disponíveis peças pré-fabricadas adequadas a Schlüter®-RONDEC-STEP.

Material

Schlüter®-RONDEC-STEP é composto por alumínio, que é revestido com diferentes superfícies anodizadas.

AE = alumínio anodizado natural

ACGB = alumínio anodizado cromado escovado.

Caraterísticas dos materiais e áreas de aplicação

Schlüter®-RONDEC-STEP. Verificar a aplicabilidade quando é esperada resistência a químicos. O alumínio é sensível a meios alcalinos.

Quando os materiais de cimento entram em contacto com humidade têm um efeito alcalino e podem levar à corrosão, dependendo da concentração e do tempo de exposição (formação de hidróxido de alumínio). Por esse motivo, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. Assentar toda a superfície do perfil na camada de contacto da tijoleira, de modo a impossibilitar a acumulação de água alcalina nas cavidades.

Schlüter®-RONDEC-STEP demonstra uma superfície aperfeiçoada, devido à camada anodizada, que não se irá alterar com a utilização normal. A superfície deve ser protegida contra objetos que esmerilem ou raspem.

Instalação

1. Escolher Schlüter®-RONDEC_STEP correspondente à altura da cerâmica.

2. Aplicar a cola para cerâmica com uma colher dentada onde a aba de fixação deverá ser colocada.

3. Encaixar e alisar Schlüter®-RONDECSTEP na camada de cola com a aba de fixação perfurada.

4. Aplicar com a espátula a cola para cerâmica sobre a toda a superfície da aba de fixação perfurada.

5. Encaixar bem as tijoleiras seguintes e alinhá-las de forma que o canto superior do perfil fique nivelado com a cerâmica (o perfil não deverá ficar com uma altura superior à da superfície do revestimento, antes 1 mm abaixo). A cerâmica tem de ser incorporada em toda a superfície da área do perfil.

6. A cerâmica é aplicada junto do separador da junta, garantindo, assim, uma junta uniforme de 1,5 mm.

7. Ao utilizar o perfil Schlüter®-RONDECSTEP-CT, cortar a inserção de acordo com a largura e introduzir com uma cola apropriada.

8. Preencher a área da junta entre as tijoleiras e o perfil completamente com argamassa para juntas.

9. Instalar as superfícies sensíveis com materiais e ferramentas, de modo a não deixá-las riscadas ou danificadas. Remover de imediato a sujidade causada pela argamassa ou cola para cerâmica.

10. Estão disponíveis peças angulares adequadas para cantos interiores e exteriores.

Notas

A superfície visível do Schlüter®-RONDECSTEP não requer qualquer tipo de cuidados especiais ou manutenção. Não utilizar nenhum detergente que esmerile em superfícies sensíveis. Os danos na camada anodizada só podem ser eliminados mediante a aplicação de uma nova camada de tinta.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial