Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-DESIGNLINE (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Cantos de paredes e remates para a decoração visual de paredes.

Aplicação e função

Schlüter-DESIGNLINE é um perfil de guarnição, com o qual se podem criar revestimentos de parede particularmente atrativos no interior. A série de perfis pode ser combinada com os perfis Schlüter-RONDEC ou QUADEC para arestas exteriores de paredes.

Schlüter-DESIGNLINE tem uma superfície visível com 25 mm de largura e as arestas laterais têm uma espessura de 6 mm. Permite combinar este perfil com cerâmica de espessura superior a 6 mm. Para espessuras superiores é necessário assentar o
perfil sobre uma camada de cimento cola mais espessa.

Material

Schlüter-DESIGNLINE pode ser fornecido nos seguintes materiais:

E = aço inoxidável V2A brilhante

(material n.º 1.4301 = AISI 304)

EB = aço inoxidável escovado

ES = aço inoxidável estruturado

MC = latão cromado

AE = alu. anod. mate natural

AK = alu. anod. acobreado mate

AM = alu. anod. dourado mate

AT = alu. anod. titânio mate

ACG = alu. anod. cromo brilhante

AKG = alu. anod. acobreado brilhante

AMG = alu. anod. dourado brilhante

ATG = alu. anod. titânio brilhante

ACGB = alu. anod. cromado escovado

AKGB = alu. anod. acobreado escovado

AMGB = alu. anod. dourado escovado

ATGB = alu. anod. titânio escovado

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter-DESIGNLINE é fabricado em diversos materiais e com diferentes superfícies. Deve ser verificada caso a caso a possibilidade de utilização do perfil em determinadas condições químicas ou mecânicas.

As notas que se seguem apenas fornecem algumas informações gerais. Schlüter-DESIGNLINE-E é moldado a partir de fitas de aço inoxidável em V2A (material 1.4301 = AISI 304). O aço inoxidável é especialmente indicado para aplicações que, para além de uma elevada capacidade de sobrecarga mecânica, exijam também uma resistência contra solicitações químicas, provocadas, por exemplo, por substâncias ácidas ou alcalinas ou produtos de limpeza.

Mas também o aço inoxidável não é resistente a todas as agressões químicas, como ácido clorídrico e fluorídrico ou a determinadas concentrações de cloro e salmoura. Isto também se aplica, em determinados casos, a piscinas de água salgada. Por esse motivo, as esperadas solicitações especiais devem verificadas de antemão.

Schlüter-DESIGNLINE-MC (latão cromado) é especialmente adequado para revestimentos de parede atrativos e condiz com, por exemplo, acessórios cromados em casas de banho. As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos abrasivos ou que a possam riscar. A argamassa ou o material para juntas deve ser imediatamente removido.

Schlüter-DESIGNLINE-AE/-ACG/-ACGB/-AM/-AMG/-AMGB/-AK/-AKG/-AKGB/-AT/-ATG/-ATGB (alumínio anodizado): o alumínio apresenta uma superfície aperfeiçoada, devido à camada anodizada, que não se altera com a utilização normal. As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos abrasivos ou que a possam riscar. O alumínio é sensível a meios alcalinos. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por este motivo, a
argamassa ou o material para juntas deve ser imediatamente removido das superfícies que ficam à vista e os revestimentos recém-colocados não devem ser cobertos com película. O perfil deverá estar em contacto com a cerâmica na sua totalidade, evitando desta forma a criação de espaços ocos de água alcalina.

Modo de aplicação

1. Schlüter-DESIGNLINE pode ser utilizado, à face, em cerâmica com uma espessura a partir de 6 mm.

2. Colocar o revestimento de cerâmica até onde se pretende colocar o DESIGNLINE como tira decorativa. Aplicar aí uma quantidade suficiente de cimento cola ou aplicar o cimento cola na parte traseira de DESIGNLINE e assentar o perfil de forma que a superfície fique rente ao revestimento de cerâmica adjacente.

3. Colocar a seguinte fila de cerâmica adjacente.

4. A cerâmica é colocada encostando-a ao separador lateral da junta. Desta forma é assegurada uma junta uniforme com 1,5 mm. Nos perfis em aço inoxidável deixa-se uma junta com aprox. 1,5 mm. As juntas devem ser preenchidas por completo com argamassa para juntas.

5. As superfícies sensíveis devem ser processadas com materiais e ferramentas que não causem quaisquer riscos ou danos. Qualquer sujidade causada pela argamassa ou cimento cola deve ser imediatamente removida, especialmente no caso do alumínio.

Notas

O perfil não necessita de manutenção nem de cuidados especiais. Em superfícies delicadas deve evitar-se o uso de produtos de limpeza abrasivos.

Os danos nas camadas de anodização só podem ser eliminados através da aplicação de uma nova camada de tinta. O aço inoxidável fica mais brilhante aplicando um polimento cromado ou um produto semelhante. As superfícies de aço inoxidável expostas ao ar livre ou a substâncias agressivas devem ser limpas regularmente utilizando um agente de limpeza suave. A limpeza regular não só ajuda a manter um aspeto limpo do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão.

Os agentes de limpeza não devem conter ácido clorídrico e ácido fluorídrico. Deve ser evitado o contacto com outros metais, por ex., aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem. Também se deve evitar o uso de ferramentas para eliminar os restos de cimento, por exemplo, espátulas ou escovas de aço. Se necessário, recomendamos a utilização da massa de polimento e limpeza para aço inoxidável Schlüter-CLEAN-CP.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial