Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-RONDEC (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Ângulos para paredes e remates para uma proteção decorativa de cantos.

Aplicação e função

Schlüter-RONDEC é um perfil de remate e de proteção para cantos exteriores de paredes revestidas a cerâmica. A superfície exterior do perfil forma um canto exterior simetricamente arredondado para os revestimentos cerâmicos. Mediante o separador da junta integrado forma-se uma câmara de junta definida entre o perfil e a cerâmica. Os perfis podem ser fornecidos em vários materiais, cores e superfícies, e permitem ajustar os cantos exteriores do revestimento às cores da cerâmica e das juntas ou criar contrastes interessantes e decorativos.

Schlüter-RONDEC-E e -A anodizado fazem conjunto com Schlüter-DESIGNLINE enquanto guarnição. Para além do efeito decorativo, os perfis também protegem as arestas da cerâmica eficazmente contra danos causados por solicitações mecânicas.

Schlüter-RONDEC em aço inoxidável é particularmente resistente e pode ser utilizado para proteger cantos, como remate ao rodapé ou para as arestas de escadas. Da mesma forma é possível obter com Schlüter-RONDEC remates, cantos ou remates de pavimento junto a outros materiais, como alcatifas, parquete, tijoleira em pedra natural ou resina epoxi.

Existem peças moldadas adequadas que combinam com Schlüter-RONDEC para obter uma ligação bonita dos perfis junto a cantos interiores e exteriores.

Material

Schlüter-RONDEC pode ser fornecido nos seguintes materiais:
E = aço inoxidável
V2A material-Nr. 1.4301 = AISI 304
V4A material-Nr. 1.4404 = AISI 316L
EP = aço inoxidável polido
EB = aço inoxidável escovado
MC = latão cromado
AE = alu. anod. mate natural
AK = alu. anod. acobreado mate
AM = alu. anod. dourado mate
AT = alu. anod. titânio mate
ACG = alu. anod. cromado brilhante
AKG = alu. anod. acobreado brilhante
AMG = alu. anod. dourado brilhante
ATG = alu. anod. titânio brilhante
ACGB = alu. anod. cromado escovado
AGSB = alu. preto-grafite escovado anodizado
AKGB = alu. anod. acobreado escovado
AMGB = alu. anod. dourado escovado
ATGB = alu. anod. titânio escovado
AC = alu. lacado
TS = cobertura da estrutura em alu. toscana
PRO = PVC colorido
PRG = PVC colorido

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter-RONDEC é fabricado em inúmeros materiais e superfícies diferentes. Deve ser verificada caso a caso a possibilidade de utilização do perfil em determinadas condições químicas ou mecânicas. As notas que se seguem apenas fornecem informações gerais.

Schlüter-RONDEC-MC (latão cromado) é particularmente adequado para ângulos para paredes e remates, p. ex. a condizer com as torneiras em casas de banho. As superfícies que ficam à vista devem ser protegidas contra objetos que esmerilem ou raspem.

Qualquer argamassa ou material para juntas deve ser removido imediatamente. Schlüter-RONDEC-E (aço inoxidável) nos materiais 1.4301 (V2A) ou 1.4404 (V4A) é especialmente adequado quando são esperadas elevadas solicitações mecânicas ou
solicitações químicas especiais. As áreas de aplicação são, p. ex., na indústria alimentar, em cervejarias, leitarias, cozinhas industriais e hospitais, bem como em residências particulares. No caso de solicitações mais elevadas, p. ex. em piscinas (água doce), recomendamos a utilização de V4A.

Mas também o aço inoxidável não é resistente a todas as influências químicas, como ácido clorídrico e fluorídrico ou determinadas concentrações de salmoura. As solicitações especiais esperadas devem ser por este motivo verificadas de antemão.

Consoante a solicitação química esperada é possível escolher entre as ligas nos materiais 1.4301 ou 1.4404.

Schlüter-RONDEC-AE / ACG / ACGB / AM / AMG / AMGB / AK / AKG / AKGB / AT / ATG / ATGB (alumínio anodizado): O alumínio apresenta uma superfície modificada por uma camada de anodização, a qual não se altera sob circunstâncias de aplicação habituais. As superfícies que ficam à vista devem ser protegidas contra objetos que esmerilem ou raspem. O alumínio é sensível a substâncias alcalinas. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por este motivo, é necessário remover imediatamente qualquer tipo de argamassa ou material para juntas que esteja nas superfícies que fiquem à vista. O perfil deve ser assentado em toda a superfície na camada de contacto da cerâmica, de modo a impossibilitar a acumulação de água nas cavidades.

Schlüter-RONDEC-AC (alumínio lacado): O alumínio é pré-tratado (cromado) e de seguida é aplicada uma camada de tinta de poliuretano pulverizada. A camada não desbota e é resistente aos raios UV e a intempéries.

As arestas que ficam à vista devem ser protegidas contra objetos que esmerilem ou raspem. As superfícies de Schlüter-RONDEC-TS (cobertura da estrutura em alu. toscana) apresentam caraterísticas naturais (outras caraterísticas, ver Schlüter-RONDEC-AC).

As superfícies de Schlüter-RONDEC-TS apresentam caraterísticas naturais. As oscilações da cor e da estrutura são intencionais. Schlüter-RONDEC-PRO/PRG (PVC colorido) são fabricados em PVC duro colorido e resistentes a flexões ou riscos. O material resiste aos raios UV. Mas se for aplicado no exterior acabará por desbotar. Não é adequado para remates de cantos ou revestimentos sujeitos a fortes solicitações mecânicas, p. ex. em arestas de degraus ou remates no pavimento.

Nota: devido às diferentes tecnologias utilizadas no acabamento é possível a existência de diferenças entre as cores dos perfis e das peças de ângulo.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial