Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-RENO-V (ficha de produto)

30/09/2022
Imagen
Remate do revestimento para pavimentos.

Aplicação e função

Schlüter®-RENO-V é um perfi l com um lado de transição variável para a união contínua de pavimentos de diferentes alturas, p. ex. nas áreas de transição entre pavimentos em tijoleira e alcatifas. Além disso protege eficazmente as arestas adjacentes do revestimento.

A aba tem uma união articulada que a torna variável. Deste modo o perfi pode ajustar-se à altura do revestimento adjacente. Isto permite prevenir a formação de um degrau onde se pode tropeçar entre revestimentos com alturas diferentes.

Schlüter®-RENO-V já comprovou a sua resistência em áreas sujeitas a fortes solicitações (entradas para garagens e pavilhões).

Nestes casos, o espaço por baixo da aba deve ser preenchido com argamassa.

Material

Schlüter®-RENO-V pode ser fornecido em alumínio (AV) e alumínio anodizado (AEV).

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em determinados casos, a aplicação do tipo de perfi previsto deve ser verifi cado com base nas solicitações químicas, mecânicas ou outros fatores esperados. No caso de se esperar uma solicitação química é necessário verificar se é possível utilizar Schlüter®-RENO-AV em alumínio.

O alumínio é sensível a substâncias alcalinas. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio).

Por este motivo, é necessário remover imediatamente qualquer tipo de argamassa ou material para juntas que esteja nas superfícies que fiquem à vista. Schlüter®-SCHIENE-AEV em alumínio anodizado apresenta uma superfície modificada por uma camada de anodização, a qual não se altera sob circunstâncias de aplicação normais. A superfície deve ser protegida contra objetos que a esmerilem ou raspem. O contacto com cola para tijoleira, argamassa ou material para juntas pode atacar a superfície, pelo que deve ser removida qualquer sujidade originada por estes materiais. De resto, aplica-se a descrição fornecida para o alumínio.

Instalação

1. Selecionar o perfil Schlüter®-RENO-V em conformidade com a espessura da cerâmica.

2. Aplicar a cola para tijoleira com uma talocha dentada no local onde se pretende rematar o pavimento de tijoleira.

3. Assentar e posicionar o perfi l Schlüter®-RENO-V com a aba de fixação perfurada trapezoidal na camada da cola.

4. Aplicar cola para tijoleira em toda a superfície da aba de fixação perfurada trapezoidal.

5. Posicionar a tijoleira de forma que a aresta superior do perfil fique à face com a tijoleira (o perfil não pode sobressair da superfície do pavimento; é melhor ficar aprox. 1 mm abaixo). A tijoleira tem de assentar por completo na área do perfil.

6. A tijoleira é colocada encostando-a ao separador lateral da junta. Desta forma é assegurada uma junta uniforme com 1,5 mm.

7. Preencher por completo o espaço da junta, entre a tijoleira e o perfil, com argamassa para juntas. Colocar a aba variável sobre o revestimento adjacente e, se necessário, colar com silicone ou um material idêntico. Em áreas que estejam sujeitas a fortes solicitações, o espaço por baixo da aba variável deve ser preenchida com argamassa ou um material idêntico.

Notas

Schlüter®-RENO-V não necessita de cuidados ou manutenção especial. Os danos na camada de anodização só podem ser eliminados através da aplicação de uma nova camada.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial