Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-DECO (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen
Cantos de paredes e remates para proteção de ângulos decorativos.

Aplicação e função

Schlüter-DECO é um perfil com 6 mm de largura de superfície visível para a construção decorativa de juntas em pavimentos de cerâmica em que se exige, para além da normal funcionalidade, um efeito estético, como, por exemplo, em espaços de exposição, edifícios de representação, galerias ou stands em feiras. Schlüter-DECO é indicado também para remates de pavimento ou para a separação de diferentes tipos de pavimento, por exemplo, na transição de cerâmica para alcatifa ou parquete.

Schlüter-DECO garante, para além do efeito decorativo, uma proteção das zonas das arestas contra danos mecânicos. Schlüter-DECO-M e MC também podem ser utilizados em arestas exteriores de paredes. Para efetuar ligações simples e elegantes em arestas exteriores, os perfis DECO-MC têm à disposição peças especiais.

Material

Schlüter-DECO está disponível nos seguintes modelos:

E = aço inoxidável V2A

(n.º material 1.4301 = AISI 304)

MC = latão cromado

A = alumínio

M = latão

AE = alumínio anodizado natural mate.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em determinados casos, a aplicabilidade do tipo de material previsto deve ser verificada com base nas solicitações químicas, mecânicas ou outras que se esperam que ocorram.

Schlüter-DECO-M são perfis em latão e resistentes à maioria das substâncias químicas que entram em contacto com um pavimento em cerâmica. No latão, a ação do ar forma uma camada oxidada sobre as superfícies livres visíveis, tornando a sua superfície mais escura. A ação da humidade ou de substâncias agressivas pode levar a uma grande oxidação e à formação de manchas na superfície. Não é possível evitar ligeiras marcas de fabrico nas respetivas superfícies não tratadas.

Schlüter-DECO-MC é especialmente indicado para pavimentos, adequando-se, por exemplo, a armações cromadas em casas de banho. As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos que esmerilem ou raspem. Qualquer argamassa ou material para juntas deve ser removido imediatamente.

Schlüter-DECO-E é moldado a partir de fitas de aço inoxidável, V2A (material 1.4301). Por este motivo a estrutura dos perfis diverge um pouco das versões prensadas por extrusão em latão e alumínio. O aço inoxidável é especialmente indicado para aplicações que, para além de uma elevada capacidade de sobrecarga mecânica, exijam também uma resistência contra solicitações químicas, provocadas, por exemplo, por substâncias ácidas ou alcalinas ou produtos de limpeza. O aço inoxidável também não é resistente a todas as solicitações químicas, como ácido clorídrico e fluorídrico ou a determinadas concentrações de cloro e salmoura. Isto também se aplica, em determinados casos, a piscinas de água salgada. Por esse motivo, as esperadas solicitações especiais devem verificadas de antemão.

Schlüter-DECO-A são perfis em alumínio. Não é possível evitar ligeiras marcas de fabrico nas respetivas superfícies não tratadas. Deve ser verificada a sua adequação para o meio químico esperado. O alumínio é sensível a substâncias alcalinas.

Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a ação da humidade, podendo dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio), dependendo da concentração e do tempo de atuação. Por este motivo, a argamassa ou o material para juntas deve ser imediatamente removido. Assentar toda a superfície do perfil na camada de contacto da cerâmica, de modo a impossibilitar a acumulação de água alcalina nas cavidades.

Schlüter-DECO-AE de alumínio anodizado apresenta uma superfície aperfeiçoada, devido à camada anodizada, que não irá alterar-se com a utilização normal. A superfície pode ser danificada por substâncias agressivas ou ação abrasiva. O alumínio é sensível a meios alcalinos. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por este motivo, a argamassa ou o material para juntas deve ser imediatamente removido das superfícies que ficam à vista e os pavimentos recém-colocados não devem ser cobertos com película. O perfil deverá estar em contacto com a cerâmica na sua totalidade, evitando desta forma a criação de espaços ocos de água alcalina.

Modo de aplicação

1. Schlüter-DECO deve ser selecionado de acordo com a espessura da cerâmica.

2. Aplicar cimento cola com uma talocha dentada onde pretender limitar o pavimento de cerâmica ou para uma decoração eficaz.

3. Schlüter-DECO deve ser comprimido e alinhado com a aba de fixação trapezoidal perfurada na camada de cola.

4. Aplicar com a espátula o cimento cola sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada e preencher todas as cavidades do perfil.

5. Assentar bem a cerâmica seguinte e alinhar de forma que o canto superior do perfil fique nivelado com a cerâmica (o perfil não deve ficar com uma altura superior à da superfície do pavimento, antes até 1 mm abaixo). A cerâmica tem de ser aplicada em toda a área do perfil.

6. Deixe uma junta de aprox. 2 mm face ao perfil que deve ser completamente preenchida com argamassa para juntas.

Notas

Schlüter-DECO não necessita de manutenção nem de cuidados especiais. Para as superfícies delicadas deve evitar-se o uso de produtos de limpeza abrasivos. A camada de oxidação no latão ou alumínio pode ser removida com produtos de polimento convencionais, voltando a formar-se uma nova camada. Os danos nas camadas anodizadas só podem ser eliminados mediante a aplicação de uma nova camada de tinta. A superfície do aço inoxidável fica mais brilhante aplicando um polimento cromado ou um produto semelhante. As superfícies de aço inoxidável expostas ao ar livre ou a substâncias agressivas devem ser limpas regularmente utilizando um produto de limpeza suave. A limpeza regular não só ajuda a manter um aspeto limpo do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão. Os agentes de limpeza não devem conter ácido clorídrico e ácido fluorídrico.

Deve ser evitado o contacto com outros metais, por ex., aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem. Também se deve evitar o uso de ferramentas para eliminar os restos de cimento, como, por exemplo, espátulas ou escovas de aço. Se necessário, recomendamos a utilização da massa de polimento e limpeza para aço inoxidável Schlüter--CLEAN-CP.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial