Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Bombas de calor NEMO com controlo por wi-fi

Thermosite31/08/2021

A Thermosite está a comercializar as bombas de calor com reservatório para Águas Quentes Sanitárias (AQS) da marca THERMWAY, as NEMO, em modelos disponíveis com reservatórios de 200, 300 e 500 litros.

Imagen

A grande novidade é a conetividade. Este controlo permite trabalhar por wifi. Desta forma, o usuário final pode comandar todas as funções à distância, numa app que pode ser instalada em qualquer telemóvel. As vantagens são óbvias, como por exemplo, em casas de férias, em que o utilizador liga a bomba apenas no dia anterior à sua ida para a casa. Ou num contexto mais comercial, um alojamento local em que o proprietário só liga a bomba quando tem ocupação garantida.

Esta app, da NEMO, permite visualizar a temperatura do tanque, em tempo real, bem como a temperatura programada. Pode ainda ajustar esta programação, e aumentar ou reduzir a temperatura da água. Conforme já referido, há a opção de ligar de desligar o funcionamento, mas também a programação de horários de funcionamento. Isto tem como grande vantagem a possibilidade de trabalhar em horários de tarifa reduzida, com poupança imediata na fatura da eletricidade.

Para além desta novidade, a nível de controlo, a bomba NEMO mantém todas as suas caraterísticas.

Um dos destaques é estarem preparadas para trabalhar interligadas a sistemas fotovoltaicos. Para isto, a bomba de calor permite a definição de um duplo set-point. Quando não há energia proveniente do painel fotovoltaico mantém um set-point baixo, ou seja, o mínimo para que haja conforto. Quando o sistema fotovoltaico começar a produzir, de forma a rentabilizar essa produção, o set-point passa para um valor mais alto. Garante-se, assim, o máximo aproveitamento de energias renováveis.

Solar térmico

Falando em energias renováveis, é de referir que a bomba ainda está preparada para sistemas solares térmicos. Cada um destes reservatórios é dotado de um permutador de calor. Isto permite que o utilizador satisfaça as necessidades energéticas para AQS quase exclusivamente de fontes renováveis.

Proteção anti-legionella

Como qualquer bomba de calor, a sua eficiência é tanto mais alta quanto mais baixa conseguirmos manter a temperatura de trabalho. O ideal será manter o set-point a 50-55°C. Mas para isto ser possível, estas unidades vêm equipadas de controlo para garantir uma esterilização semanal da água. O procedimento é um incremento da temperatura da água, de forma automática, durante duas horas a 75°C. Com esta esterilização não há o risco de desenvolvimento de legionella.

Bombas de Calor NEMO

As grandes vantagens das NEMO 200, NEMO 300 e NEMO 500 são:

  • Classe A+ (classe A no caso da NEMO 500)
  • Serpentina do condensador pelo exterior
  • Função anti-legionella
  • Tanque com cuba em inox
  • Horários programáveis
  • Com função e interligação com sinal para sistema fotovoltaico

Mais informações na página da internet www.thermosite.com, ou pelo email info@thermosite.com.

Empresas ou entidades relacionadas

ThermoSite, Lda.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial