Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Instituto Pasteur de Lille avalia a eficácia dos purificadores de ar da Daikin contra os vírus respiratórios

Daikin07/07/2021
O prestigiado laboratório francês Instituto Pasteur de Lille concluiu com os seus testes que a gama de purificadores de ar da Daikin elimina mais de 99,98% do coronavírus humano HCoV-229E em 2,5 minutos*.
Imagen
  • Segundo os testes realizados nos laboratórios do Instituto Pasteur de Lille, os purificadores de ar da Daikin eliminam mais de 99,98% do coronavírus humano HCoV-229E em 2,5 minutos. Este vírus é da mesma família do SARS-CoV-2, o coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19.
  • Estas unidades também foram avaliadas como tendo uma eficácia de 99,93% contra o vírus H1N1 em 2,5 minutos. O H1N1 é o vírus que causa a gripe comum.
  • Isto significa que os purificadores de ar da Daikin são uma medida adicional no combate às doenças respiratórias. O purificador compacto 'plug-and-play' pode contribuir fortemente para a redução do risco de transmissão de vírus respiratórios.
  • Este reconhecimento é um marco no plano da Daikin para se tornar num ator importante no setor da purificação do ar na Europa, Médio Oriente e África.
Imagen

Eficácia testada contra o coronavírus

Como especialista em gestão da qualidade do ar, a Daikin tem por missão fornecer soluções inovadoras e comercializa purificadores de ar há mais de 45 anos. Os seus purificadores de ar e a tecnologia de purificação, que é aplicada em outros equipamentos da Daikin, têm a sua eficácia comprovada há longa data contra a poluição do ar, assim como contra os pólenes sazonais e os vírus.
Para reforçar a alegação da eficácia da sua tecnologia, a Daikin Europe N.V. incumbiu o laboratório francês Instituto Pasteur de Lille da realização de testes à sua gama de purificadores do ar. Foi agora formalmente provado que os modelos da Daikin eliminam mais de 99,98% do coronavírus HCoV-229E em 2,5 minutos. Isto é uma concretização importante.
O Instituto Pasteur de Lille realizou o teste com o HCoV-229E, que é um coronavírus estreitamente associado ao SARS-CoV-2. Por razões de segurança, não foi utilizado o vírus SARS-CoV-2. O facto de os dois vírus serem da mesma família é uma forte indicação de que os purificadores de ar da Daikin são armas importantes para reduzir o risco de transmissão do vírus e que ajudam a combater a pandemia de Covid-19.
A eficácia dos purificadores de ar da Daikin é conseguida através de uma combinação de filtro HEPA eletrostático de alto desempenho, que apanha o vírus, seguido de uma exposição intensa à tecnologia Flash Streamer patenteada da Daikin, que elimina o vírus.

O Instituto Pasteur de Lille também testou os purificadores de ar quanto à sua eficácia contra o H1N1, o vírus responsável pela gripe sazonal. Sob as mesmas condições de teste, o Instituto Pasteur de Lille concluiu nas suas análises que os purificadores de ar da Daikin eliminam mais de 99,93% do vírus H1N1 em 2,5 minutos. Isto demonstra que estas unidades possuem também um elevado desempenho no combate à gripe.

Imagen

Purificação do ar e ventilação: essenciais para ambientes interiores saudáveis

Os purificadores do ar da Daikin purificam o ar interior fazendo-o circular através da unidade e deixando o ar passar por vários filtros e tecnologias de purificação. Geralmente, as unidades são utilizadas em ambientes residenciais, pequenos escritórios, lojas de venda a retalho, salas de aula, e salas de espera e gabinetes em consultórios médicos. O fluxo de ar de um purificador de ar da Daikin é de cerca de 330 m3/hora. Isto significa que o volume de ar de uma divisão média passa através da unidade várias vezes por hora.

Olivier Luminati, Gestor de Projeto para Ventilação e Purificação do Ar na Daikin, e que trabalhou de perto com o Instituto Pasteur de Lille no projeto de testes da Daikin, afirma: “os resultados do teste são ótimas notícias para a sociedade. Num momento em que todos se preparam para o regresso aos escritórios e à vida normal, podemos criar as condições para o fazer de uma forma mais segura. O compromisso da Daikin com os ambientes interiores saudáveis resultou num vasto portefólio de produtos de purificação e filtração do ar. Utilizamos estas tecnologias nos nossos aparelhos de ar condicionado, de aquecimento e em soluções de ventilação, tanto para aplicações em edifícios grandes como pequenos. Podemos, basicamente, ajudar qualquer pessoa que precise de ar interior renovado e limpo a encontrar a solução certa”.

A qualidade do ar interior tem uma grande influência no desempenho e no bem-estar das pessoas. Existem muitos fatores que influenciam a qualidade do ar, como as partículas PM2.5, os alérgenos, a humidade do ar, entre outros. A Daikin aceitou este desafio há muito tempo e lançou o seu primeiro purificador do ar no Japão, em 1975. Anthony Dimou, Diretor-geral da atividade de purificação do ar da Daikin na EMEA, diz: “os resultados obtidos pelo Instituto Pasteur de Lille são uma grande conquista para nós e para a sociedade. Estou confiante de que a Daikin pode tornar-se na empresa de referência em gestão da qualidade do ar interior na região da EMA”.

Anthony Dimou, Diretor-geral da atividade de purificação do ar da Daikin na EMEA
Anthony Dimou, Diretor-geral da atividade de purificação do ar da Daikin na EMEA.

*Resultados detalhados do teste por tipo de purificador do ar da Daikin:

  • “O aparelho MCK55WVM da Daikin (nome comercial MCK55W), testado pelo Instituto Pasteur de Lille, elimina 99,996% do coronavírus humano HCoV-229E em 2,5 minutos em funcionamento com velocidade 'turbo' em condições laboratoriais (em câmara estanque ao ar com volume interior de 0,47 m3, sem renovação do ar). O coronavírus humano HCoV-229E é diferente do vírus responsável pela Covid-19, o SARS-CoV-2, mas pertence à mesma família dos coronavírus”.
  • "O aparelho MC55WVM da Daikin (nomes comerciais MC55W/VB), testado pelo Instituto Pasteur de Lille, elimina 99,98% do coronavírus humano HCoV-229E em 2,5 minutos em funcionamento com velocidade 'turbo' em condições laboratoriais (em câmara estanque ao ar com volume interior de 1,4 m3, sem renovação do ar). O coronavírus humano HCoV-229E é diferente do vírus responsável pela Covid-19, o SARS-CoV-2, mas pertence à mesma família dos coronavírus”.
  • "O aparelho MCK55WVM da Daikin (nome comercial MCK55W), testado pelo Instituto Pasteur de Lille, elimina 99,986% do vírus influenza A do subtipo H1N1 em 2,5 minutos em funcionamento com velocidade 'turbo' em condições laboratoriais (em câmara estanque ao ar com volume interior de 0,47 m3, sem renovação do ar)”.
  • “O aparelho MC55WVM da Daikin (nomes comerciais MC55W/VB), testado pelo Instituto Pasteur de Lille, elimina 99,93% do vírus influenza A do subtipo H1N1 em 2,5 minutos em funcionamento com velocidade 'turbo' em condições laboratoriais (em câmara estanque ao ar com volume interior de 0,47 m3, sem renovação do ar)”.

Para mais informações, visite:

Inovações na qualidade do ar interior da Daikin:

https://www.daikin.eu/en_us/about/daikin-innovations/indoor-air-quality.html

Página sobre os produtos de purificação do ar da Daikin:

https://www.daikin.eu/en_us/solutions/for-your-home/air-purification.html

Informações sobre a tecnologia Flash Streamer da Daikin:

https://www.daikin.eu/en_us/about/daikin-innovations/indoor-air-quality/for-your-home/daikin-streamer-research-institute/streamer-technology.html

Sítio Web do Instituto Pasteur de Lille: www.pasteur-lille.fr

Sobre a Daikin

Preocupamo-nos com o ar. Utilizamos os nossos anos de experiência em ar condicionado e a nossa paixão por tecnologias inovadoras para que o ar que respiramos seja o melhor possível. E queremos fazer isso ao mesmo tempo que cuidamos do ambiente e protegemos as gerações futuras. Até 2050, a Daikin ambiciona ser neutra em termos de carbono em todas as suas ações e nos produtos e soluções que vende. Esta é a nossa missão na Daikin.

Daikin Europe N.V.

A Daikin Europe N.V. é uma subsidiária da Daikin Industries Ltd. e um dos principais produtores europeus de unidades de ar condicionado, bombas de calor, purificadores do ar e equipamento de refrigeração, com cerca de 13 000 colaboradores nas suas 24 filiais na EMEA. Possui 14 instalações de produção principais na Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Espanha, Turquia, Áustria e no Reino Unido. A sede do Daikin Europe Group é na Bélgica, com escritórios em Ostend, Ghent e Bruxelas. A empresa foi criada em 1973. A Daikin emprega 2171 colaboradores em território belga.

Líder de mercado em tecnologia de bombas de calor na Europa

Com mais de 90 anos de experiência na indústria de aquecimento e ar condicionado, a Daikin é líder de mercado em tecnologia de bombas de calor. A empresa é reconhecida pelo Daikin VRV para aplicações comerciais e pela série Daikin Altherma para aplicações de aquecimento privadas. Mais de 85% dos dispositivos para o mercado europeu são também produzidos na Europa.

Fornecedor de soluções completas de AVAC e refrigeração

O vasto portefólio de produtos da Daikin permite personalizar as soluções a todas as necessidades do cliente em termos de aquecimento, ventilação, ar condicionado, purificação do ar e refrigeração. Nos últimos anos, a Daikin complementou o seu portefólio de produtos e expandiu amplamente a sua presença no mercado na Europa em tecnologia de bombas de calor, assim como em refrigeração comercial e industrial. Em 2016, a Daikin Europe N.V. adquiriu a Zanotti S.p.A., o fabricante italiano de refrigeração industrial e de transporte. Em fevereiro de 2018, a Tewis Smart Systems S.L. juntou-se ao Grupo. A Tewis é uma das empresas líderes em Espanha para soluções de refrigeração padronizadas e específicas ao cliente, incluindo soluções de CO2. No início de 2019, a Daikin Europe N.V. adquiriu a empresa de refrigeração austríaca AHT.

Sobre a Daikin Industries Ltd.

A Daikin Industries Ltd. está sedeada em Osaka, Japão, e emprega cerca de 80 000 pessoas em todo o mundo, tendo realizado vendas de cerca de 18,45 mil milhões de euros no ano fiscal de 2020 (abril 2020 – março 2021). A empresa é líder no mercado mundial em bombas de calor e em sistemas de ar condicionado, assim como em filtração do ar. A Daikin Industries Ltd. é o único fabricante de ar condicionado no mundo que desenvolve e produz a nível interno todos os componentes importantes, como refrigerantes, compressores e eletrónica.

Mais informações em www.daikin.eu e em www.daikin.com.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial