Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Bombas de calor preparadas para sistemas fotovoltaicos

Thermosite14/06/2021

A Thermosite apresentou uma bomba de calor com reservatório para Águas Quentes Sanitárias (AQS) da marca THERMWAY. Estes novos modelos estão disponíveis com reservatórios de 200, 300 e 500 litros: são as NEMO.

Imagen

Um dos destaques é estarem preparadas para trabalhar interligadas a sistemas fotovoltaicos. Para isto, a bomba de calor permite a definição de um duplo set-point. Quando não há energia proveniente do painel fotovoltaico mantém um set-point baixo, ou seja, o mínimo para que haja conforto. Quando o sistema fotovoltaico começar a produzir, de forma a rentabilizar essa produção, o set-point passa para um valor mais alto. Garante-se, assim, o máximo aproveitamento de energias renováveis.

Solar térmico

Falando em energias renováveis, é de referir que a bomba ainda está preparada para sistemas solares térmicos. Cada um destes reservatórios é dotado de um permutador de calor. Isto permite que o utilizador satisfaça as necessidades energéticas para AQS quase exclusivamente de fontes renováveis.

Alta eficiência

Mesmo em pleno inverno, num cenário de ausência de radiação solar, as eficiências destas unidades permitem consumos muito reduzidos. A classificação dos modelos de 200 e 300 litros é A+, sendo a de 500 litros classe A.

Mesmo em pleno inverno, num cenário de ausência de radiação solar, as eficiências destas unidades permitem consumos muito reduzidos. A classificação dos modelos de 200 e 300 litros é A+, sendo a de 500 litros classe A

Proteção anti-legionella

Como qualquer bomba de calor, a sua eficiência é tanto mais alta quanto mais baixa conseguirmos manter a temperatura de trabalho. O ideal será manter o set-point a 50-55°C. Mas para isto ser possível estas unidades vêm equipadas de controlo para garantir uma esterilização semanal da água. O procedimento é um incremento da temperatura da água, de forma automática, durante duas horas a 75°C. Com esta esterilização não há o risco de desenvolvimento de legionella.

Programação horária

A programação horária tem duas vantagens. A primeira, quando o sistema é integrado com um sistema solar, o funcionamento noturno tem a vantagem do desfasamento de operação da bomba de calor e do solar, beneficiando com um maior rendimento do sistema solar. A outra vantagem é quando o utilizador tem tarifa bi-horária: se o volume disponível por pessoa permitir o funcionamento exclusivamente noturno, os ganhos são óbvios pelo menor custo de funcionamento.

Bombas de Calor NEMO

As grandes vantagens destas novas bombas NEMO 200, NEMO 300 e NEMO 500 são:

  • Classe A+ (classe A no caso da NEMO 500)
  • Serpentina do condensador pelo exterior
  • Função anti-legionella
  • Tanque com cuba em inox
  • Horários programáveis
  • Com função e interligação com sinal para sistema fotovoltaico.

Mais informações na página da internet www.thermosite.com ou pelo email info@thermosite.com.

Empresas ou entidades relacionadas

ThermoSite, Lda.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial