Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Sistema Solar Fotovoltaico: um complemento às bombas de calor Daikin Altherma

Daikin04/06/2021
Tornar os edifícios mais sustentáveis e amigos do ambiente é uma preocupação constante e em crescimento na nossa sociedade, de tal forma que as energias renováveis assumem um papel muito importante nesse capítulo.
Imagen

A Daikin tem trilhado um caminho importante na criação e desenvolvimento de soluções ecológicas e economicamente vantajosas. Um dos grandes exemplos é a gama de bombas de calor Daikin Altherma, que permitem oferecer climatização (arrefecimento e aquecimento) e produção de Águas Quentes Sanitárias com elevada eficiência, onde 75% da energia necessária provém de ar exterior, de forma gratuita, sendo que apenas 25% resulta do consumo de eletricidade.

O mais recente passo foi a introdução no portfólio de produtos 2021, de Sistemas Solares Fotovoltaicos que, como complemento às bombas de calor Daikin Altherma, permitem armazenar a energia no interior do depósito de Águas Quentes Sanitárias, maximizando o autoconsumo e reduzindo o consumo de energia elétrica da rede, aumentando a poupança para o consumidor final e tornando a solução ainda mais amiga do ambiente.

Os sistemas solares fotovoltaicos comercializados pela Daikin são compostos por painéis de alta fiabilidade monocristalinos de 310 Wp cada, possuem uma vida útil alargada e são de fácil instalação. A energia produzida nos painéis é convertida em corrente alternada para consumo através de duas tecnologias distintas:

  • Microinversores: sistema modular, onde a produção é individualizada em cada painel, sendo a corrente convertida imediatamente à saída do painel, permitindo que, na eventualidade de um painel suspender a sua produção (no caso de sombreamento), os restantes continuem a produzir. Possibilitam também a monitorização à distância para um acompanhamento fácil e preciso da produção através de aplicação;
Imagen
  • Inversor centralizado: sistema tradicional com um inversor central para toda a instalação, com comunicação através de protocolo ModBus. Monitorização da produção através de aplicação. Com esta tecnologia existe apenas um conversor de corrente centralizado, pelo que, no caso de sombreamento de apenas 1 painel, toda a 'string' deixa de produzir.
Imagen

As Bombas de calor Daikin Altherma associadas a um sistema solar fotovoltaico são, assim, soluções muito interessantes para aplicações residenciais, contribuindo significativamente para obtenção de classes energéticas superiores no âmbito da certificação energética dos edifícios e com inúmeras vantagens para o consumidor final.

Saiba mais em: www.daikin.pt

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial