Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin apresenta mais uma solução com Bluevolution: o Mini Chiller R-32

O Instalador30/03/2021

O Mini Chiller R-32 da Daikin é uma unidade de condensação a ar bastante compacta, disponível em configurações de apenas arrefecimento (EWAA-DA) e bomba de calor (EWYA-DA).

Imagen
Esta nova série substitui o Mini Chiller Daikin equipado com R-410A (EWAQ-AC e EWYQ-AC), em conformidade com um percurso traçado há alguns anos.

A Daikin começou a substituir o R-410A pelo R-32 na maioria dos seus produtos de ar condicionado residencial em 2012. Desde então, a Daikin tem avançado no seu compromisso de utilizar este fluido frigorigéneo de baixo GWP, expandindo-o também aos seus produtos hidrónicos.

A apresentação do primeiro chiller R-32 do mundo teve lugar em 2018 e foi seguida da apresentação da primeira bomba de calor R-32 no seu segmento em 2020. E agora, o novo Mini Chiller R-32 complementa a série 'Bluevolution', que pode agora oferecer um conjunto completo de soluções hidrónicas com fluido frigorigéneo R-32.

Principais aspetos e funcionalidades do Mini Chiller R-32

Graças à sua nova gama alargada de 9 kW a 16 kW, o novo Mini Chiller R-32 da Daikin será uma solução ecológica e eficiente para todas as aplicações residenciais que requeiram unidades compactas para arrefecimento e aquecimento de conforto.
À semelhança das outras séries da família 'Bluevolution', o Mini Chiller R-32 é caracterizado por um impacto ambiental minimizado, graças ao fluido frigorigéneo de baixo GWP (675). Tal permite que esta série esteja em perfeita conformidade com os regulamentos para os próximos anos.
A reciclabilidade é outro aspeto importante. O facto de o R-32 não ser uma mistura de fluidos frigorigéneos permite que este seja facilmente reciclado. Por exemplo, pode ser recuperado durante operações de manutenção e reutilizado. Tal permite respeitar ainda mais o ambiente e os regulamentos.
A eficiência é algo em que o novo Mini Chiller R-32 se destaca.

De facto, esta nova série assegura valores de eficiência impressionantes. A eficiência em carga total da nova série atinge valores COP até 3,71 (Ta Bs/Bh 7°C/6°C - LWC 45°C, Dt=5°C) e EER até 3,35 (AE 12°C; AS 7°C; condições ambiente: 35°CBs), ao passo que a eficiência sazonal em condições de carga parcial (SEER) atinge os 5,79, e a eficiência sazonal na operação de aquecimento (SCOP) atinge os 4,82, reduzindo significativamente os custos de funcionamento.

A nova série R-32 consegue produzir água quente a 60 °C, até aos -7 °C, e sempre no modo de aquecimento, conseguindo funcionar até -25 °C.

Informações sobre a política de fluido frigorigéneo da Daikin e resposta a novas necessidades

À medida que aumentam as necessidades de arrefecimento e aquecimento do nosso mundo, os fluidos frigorigéneos tornam-se cada vez mais necessários. Embora as soluções de fluido frigorigéneo anteriores possam ter tido consequências para o ambiente, é importante encontrar soluções que satisfaçam os desafios atuais e estejam preparadas para o futuro. Este é o principal objetivo da Daikin: contribuir para mitigar o impacto ambiental dos fluidos frigorigéneos com uma abordagem abrangente ao longo do ciclo de vida do fluido frigorigéneo e do equipamento.

Ao escolher um fluido frigorigéneo, habitualmente os principais aspetos a considerar são a segurança, o preço e o respeito pelo ambiente. É uma questão de equilíbrio entre estes diferentes aspetos e fatores. Obviamente, as escolhas podem diferir consoante a aplicação, uma vez que não existe uma escolha perfeita e universal para qualquer aplicação. Mas as alterações recentes introduzidas pelos novos regulamentos internacionais levaram a novos desenvolvimentos no mundo dos fluidos frigorigéneos, que nos últimos anos tem procurado fluidos frigorigéneos de menor GWP.

A Daikin, sendo uma empresa com uma experiência única resultante do fabrico e da produção tanto de fluídos frigorigéneos como de equipamentos, identificou o fluido frigorigéneo R-32 como o mais equilibrado em termos de impacto ambiental, eficiência energética, segurança (o R-32 está classificado como A2L - baixa inflamabilidade) e custo para equipamento de ar condicionado e bomba de calor. É por isso que a Daikin acredita no R-32.

Saiba mais em www.daikin.pt.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial