Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Qualidade e eficiência energética na Iluminação Desportiva

Texto: Lumosa05/02/2021

A par com a tecnologia, a iluminação foi evoluindo até se tornar eficiente, duradoura e mais económica.

Imagen

A qualidade da luz é, também, algo indispensável para uma boa qualidade de vida. Todo o tipo de iluminação tem influência na nossa vida, quer a iluminação de interiores, iluminação pública e até mesmo a iluminação de grandes áreas ou recintos desportivos. A sua qualidade reflete-se no desempenho das nossas tarefas e atividades.

Ao ser tão importante para o nosso quotidiano, a iluminação sempre foi alvo de desenvolvimento até que chegámos à Era da iluminação LED.

Nos dias de hoje, a iluminação é um indispensável e um elemento de extrema importância no nosso dia-a-dia, por isso, é vista como algo natural, passando despercebida na maioria das vezes.
O LED (Light Emitting Diode), ou em português Díodo Emissor de Luz, é um dispositivo semicondutor que converte a energia elétrica em radiação na gama visível ou invisível do espectro eletromagnético.
Para as aplicações de iluminação funcional são de maior relevância os LED que geram luz branca. Esta é obtida tipicamente adicionando fósforo a um LED azul ou violeta, permitindo obter LEDs com diferentes tonalidades ou temperaturas de cor desde o branco 'frio', mais azulado, até um branco 'quente' de tonalidade mais amarelada.
A chamada temperatura de cor (CCT) é medida em kelvin numa escala que começa tipicamente nos 2500k-3000k para o branco quente, passando pelos 4000k para o branco neutro até aos 5700-6000k para o branco frio também conhecido por luz do dia (Day light).

Nos dias de hoje, a iluminação é um indispensável e um elemento de extrema importância no nosso dia-a-dia, por isso, é vista como algo natural, passando despercebida na maioria das vezes

A substituição da iluminação convencional por uma solução LED acarreta tipicamente uma série de benefícios aos seus consumidores. A iluminação LED destaca-se pela sua eficiência e durabilidade. Além disso, ligam e desligam instantaneamente, não carecendo de períodos de aquecimento e arrefecimento, e são mais sustentáveis, uma vez que não contêm mercúrio e apresentam elevadas taxas de reciclagem.

Imagen

Clube de Ténis de Ovar

O complexo desportivo do Clube de Ténis de Ovar dispõe de 2 courts de ténis que se encontravam com uma solução de iluminação pouco eficiente e com lâmpadas em fim de vida que já não garantiam as melhores condições para a prática da modalidade.

A Lumosa foi contactada para a realização de uma solução de iluminação LED que oferecesse as condições ideais para a prática da modalidade agregando as vantagens inerentes do LED, como a eficiência energética e a sua utilização instantânea.

A proposta de melhoria de iluminação incidiu sobre a substituição direta de quatro luminárias de 2000W de iodetos metálicos por quatro luminárias Lumosa CS 840 Pro de 1120W. Com esta solução temos como resultado uma iluminância média de 260 lux com ótimos indicadores de uniformidade. Estes resultados foram alcançados apenas com uma potência total de 4,48kW.

Na iluminação convencional as reactâncias apresentam perdas na ordem dos 20%. A Lumosa desenvolve os seus próprios drivers com tecnologia estado da arte, atingindo uma eficiência de 97% com um Fator de Potência de 0.99 à carga nominal. Além disso, são completamente controláveis de 0 a 100%. Assim, podemos concluir que com apenas metade da potência total se conseguiram alcançar melhores resultados luminotécnicos. O Clube de Ténis de Ovar consegue agora uma poupança de cerca de 50% no consumo de energia e as condições ideais para a prática do ténis.
As soluções LED da Lumosa destacam-se pela sua fácil substituição uma vez que as luminárias estão preparadas para serem instaladas em colunas de iluminação já existentes e dispõem de um driver que torna a sua utilização mais eficiente uma vez que dispensa balastros, condensadores e arrancadores.
Adjunto à poupança inerente da substituição da iluminação convencional por uma solução LED, a Lumosa dispõe ainda de um sistema de gestão inteligente de iluminação denominado 'LumosaTouch'. Estamos perante uma aplicação web que controla a iluminação instalada e que ao ser utilizada potencia ainda mais a eficiência energética.

Esta aplicação oferece uma série de controlos como a intensidade da iluminação (nível de presença, nível de treino ou nível de Jogo), agendamento de utilização (permite ligar ou desligar a um determinado dia e hora com nível de intensidade pré-definido), monitorização de consumos, entre outros.

Imagen

Conheça todas as soluções de iluminação LED em www.lumosa.pt ou consulte a Lumosa através de geral@lumosa.pt.

Para mais informações, a Lumosa Iberia encontra-se aqui: Edifício CTCV, Rua Coronel Veiga Simão | 3025-307 Coimbra.

Empresas ou entidades relacionadas

Lumosa Iberia, Lda

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial