Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Ventilação é agora ainda mais importante (ficha de produto)

18/05/2020

Muito se tem debatido sobre os sistemas de climatização e ventilação em espaços fechados, mas as incertezas relativamente a novo Coronavirus Covid-19 têm criado muitas contradições. Na verdade, o que é sabido é que a maioria do contágio ocorre de forma direta, de pessoa para pessoa, podendo, eventualmente, ocorrer por contacto “indireto”, através da sua permanência em superfícies. Uma possível terceira forma de contágio é ainda através das nanopartículas ou bio aerossol. Neste caso específico, a probabilidade de o mesmo ocorrer será em espaços fechados e a uma curta distância, aumentando a sua probabilidade numa altura de pico de existência do vírus, ou seja, de muitas pessoas infetadas.

A transmissão através de bio aerossol é ainda dúbia e uma condição inexistente nas estatísticas. Por outro lado, não há dúvidas relativamente ao contágio por contacto direto. Além disso, sabe-se que a presença do vírus no ar exterior é extremamente baixa e, por isso, sem a capacidade para infectar alguém.

E por essa razão, a recomendação da Oranização Mundial de Saúde passa por adicionar o máximo de ar externo possível em salas fechadas, através de um sistema de ventilação mecânica, ou ventilar com ar fresco, através de portas ou janelas abertas.

A dilução com ar externo vai reduzir a concentração de bio aerossol, ao mesmo tempo que baixa o risco de contágio na presença de uma pessoa infectada.

Por esse motivo, o uso de instalações de climatização, com ventilação forçada, em salas fechadas, para renovação do ar, reduz efetivamente o risco de contágio.

Imagen

Ventilação mecânica é a solução ideal para uma excelente Qualidade do Ar Interior

Optar por um sistema de ventilação mecânica garantirá uma melhoria muito significativa do ar interior. E esta medida é válida para os locais de utilização comum - como espaços públicos e empresas – e para as habitações, oferecendo um ar mais saudável para toda a família.

Sabendo que o ar interior de uma habitação é 8 vezes mais poluído do que o exterior, a utilização de equipamentos de ventilação mecânica, com purificação do ar, é preponderante para a garantia de uma habitação confortável e mais saudável, assegurando ainda a preservação da mesma.

Imagen
Nesta área da ventilação mecânica doméstica, encontramos dois tipos de soluções: de fluxo simples e de duplo fluxo. Tal como o nome indica, na primeira há apenas um fluxo de ar (exterior-interior) e no segundo há dois - exterior-interior e vice-versa. Neste último caso trata-se de uma tecnologia de recuperação de energia, que resulta do aproveitamento do ar quente do interior da habitação, para aquecer o ar que vem do exterior. A extração do ar interior é feita nas zonas húmidas tais como a casa de banho, a cozinha ou a lavandaria e a insuflação é feita nas restantes divisões, tais como os quartos, salas, escritórios, etc.

Ventilação - fluxo simples

Imagen

Ventilação - duplo fluxo

Imagen
O ar que é retirado do interior da habitação nunca entra em contacto físico com o ar novo que será insuflado. Isto é possível porque estes sistemas recorrem a permutadores de alta eficiência que evitam que isso aconteça. Além disso todo o ar que entra na habitação é filtrado.

Apesar da falta de normativas claras relativamente à qualidade do ar interior (QAI) e da falta de fiscalização à mesma nos mais diversos espaços de utilização comum, nos último 10 anos, também devido à restrição do fumo do tabaco no interior dos edifícios, ela tem efetivamente melhorado. No entanto, o facto de não ser obrigatória a fiscalização à QAI leva a que efetivamente esse controlo e monitorização não seja muitas vezes tido em conta.

No contexto atual de pandemia pela SARS-CoV-2 esta deve ser uma das principais preocupações a ter em conta, uma vez que uma boa QAI garante conforto, através de uma temperatura ambiente agradável e sem odores, e saúde, eliminando substância possivelmente nocivas para o organismo. No entanto, no contexto de saúde, essa eliminação não pode ser total e extremista, pois os microrganismos são essenciais para a imunidade do ser humano.

A utilização de sistemas de filtragem excessivos pode levar à criação de um ambiente praticamente estéril e o ser humano precisa de conviver com microrganismos, caso contrário facilmente irá contrair doenças face ao contacto com qualquer bactéria, fungo, vírus, etc.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Sanitop - Material Sanitario, Lda

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial