Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A eficiência energética no Aquecimento de Águas Sanitárias

Texto e Imagem: Thermosite08/06/2020
Todos estamos sensibilizados para a necessidade e para os ganhos obtidos ao investir num eficiente sistema de Águas Quentes Sanitárias (AQS).
Imagen

Neste campo, o mercado tem vido a dar cada vez maior destaque a dois tipos de Sistemas: os solares térmicos e os de bombas de calor de AQS. O primeiro é já um sistema muito maduro, com grandes vantagens sobre outros sistemas convencionais pelos gastos quase nulos durante grande parte do ano, reduzindo em média os consumos anuais em cerca de 70%. No entanto, são sistemas de instalação mais complexa e, por vezes, não se reúnem as condições necessárias para a sua instalação, por exemplo, pela falta de exposição solar. Já no segundo tipo de sistema, o das bombas de calor, a simplicidade de instalação tem permitido ganhar cada vez mais a preferência de instaladores e de utilizadores finais.

Nas bombas de calor com acumulação incorporada é importante que as mesmas garantam cerca de 45 litros de acumulação por pessoa.

O volume de água disponível por pessoa influencia diretamente a temperatura a que temos que acumular a água. Se quisermos ter apenas 20 litros por pessoa é possível, mas a acumulação deverá estar a temperaturas acima de 75°C. Se a disponibilidade for de 45 litros, teremos água quente suficiente, mesmo que o set-point seja de 50-55°C. Quando baixamos a temperatura aumentamos a eficiência da bomba significativamente.

Proteção anti-legionella

Para podermos manter o set-point a 50-55ºC é necessário garantir uma esterilização semanal da água. O procedimento é um incremento da temperatura da água, de forma automática, durante duas horas a 75ºC. Sem esta esterilização há o risco de desenvolvimento de legionella.

Condensador do circuito frigorífico pelo exterior da acumulação

Há dois tipos de bombas de calor. Ou com o condensador imerso no acumulador, ou com o mesmo enrolado pelo exterior, entre a cuba e o isolamento. No caso das primeiras, caso haja uma rotura da serpentina, haverá uma contaminação da água pelo óleo do compressor do circuito frigorífico. No caso das segundas esse risco não existe.

Programação horária

A programação horária tem duas vantagens. A primeira, quando o sistema é integrado com um sistema solar, o funcionamento noturno tem a vantagem do desfasamento de operação da bomba de calor e do solar, beneficiando com um maior rendimento do sistema solar. A outra vantagem é quando o utilizador tem tarifa bi-horária: se o volume disponível por pessoa permitir o funcionamento exclusivamente noturno, os ganhos são óbvios pelo menor custo de funcionamento.

Interligação com sistemas fotovoltaicos

Outra área de grande desenvolvimento nos próximos anos é o das instalações fotovoltaicas. A tecnologia tem evoluído e as eficiências são cada vez maiores, a um custo cada vez mais baixo, e com durabilidade cada vez maior, chegando a manter cerca de 90% da eficiência ao fim de 20 anos em alguns casos. É por isto importante que as bombas de calor estejam preparadas para funcionar quando o sistema fotovoltaico está a produzir. Isto é uma mais valia que se reflete em poupança direta.

Nas bombas de calor com acumulação incorporada é importante que as mesmas garantam cerca de 45 litros de acumulação por pessoa

Bombas de Calor AQS THERMOSITE

A pensar nas grandes vantagens da eficiência energética das Bombas de Calor AQS, a Thermosite anunciou três novos modelos, um de 200 litros, outro de 300 litros e outro de 500 litros, todos eles preparados para integrar o sistema solar térmico, com um permutador do tipo serpentina e preparados para funcionar com sistemas fotovoltaicos.

As grandes vantagens destas novas bombas BCAQS200IS, BCAQS300IS e BCAQS500IS são:

  • Classe A+ (classe A no caso da BCAQS500IS)
  • Serpentina do condensador pelo exterior
  • Função anti-legionella
  • Tanque com cuba em inox
  • Horários programáveis com função e interligação com sinal para sistema fotovoltaico.

Mais informações na página da internet www.thermosite.com, ou pelo email info@thermosite.com.

Empresas ou entidades relacionadas

ThermoSite, Lda.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial