Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Caldeira a Lenha e Pellets Fuego Duplex (ficha de produto)

13/03/2020
Imagen

Caldeira a gaseificação policombusvel, lenha e pellet, que alia a eficiência à economia na conjugação perfeita de equipamentos de queima a biomassa. A caldeira está equipada com um comando eletrónico que permite a seleção automáca de funcionamento lenha/pellet.

O projeto FUEGO DUPLEX reúne a mais avançada tecnologia na combustão de lenha e de pellets. A FUEGO DUPLEX é constituída por uma caldeira a lenha com chama invertida, que trabalha com o princípio da gaseificação, com um queimador de pellet patenteado. Depois da combustão da lenha, o controlo eletrónico prevê o arranque automático do queimador de pellet. Em caso de carga de lenha, o queimador desliga-se automaticamente e restaura a prioridade de combustão da lenha até que a mesma se extinga. As funções da caldeira são controladas por um quadro eletrónico digital equipado com microprocessador de elevada capacidade funcional programado para os seguintes cenários:

  • automático (termino da combustão da lenha, entra em funcionamento o queimador de pellets);
  • somente lenha (termino da combustão da lenha requer que o utilizador efetue nova carga);
  • somente pellets (completamente automático).
  • O silo de pellets está unido à caldeira de modo a reduzir a dimensão total do equipamento, disponível em três versões com as capacidadesde 190, 360 e 400 kg.

A grande diferença entre a caldeira FUEGO DUPLEX e as outras caldeiras disponíveis no mercado é dada pelo permutador de calor posterior de maior eficiência. Este po de construção, com esta disposição da passagem de fumos posterior em combinação com o sistema de controlo da caldeira, permite um controlo mais refinado da respetiva temperatura de gases de combustão, evitando o risco de formação de condensação ou fuligem de lenha nas passagens do permutador de calor. Daqui resulta uma capacidade de operação do produto, mesmo sem depósito de inércia, ou com a instalação de um DI de baixo volume. O cálculo sugerido é de 15-20 litros/kW, considerando não a potência máxima do gerador de energia, mas sim a de modulação que em cooperação com a lenha é de aproximadamente igual a 50% e na operação a pellet é de cerca de 20%. Por esta razão, uma caldeira de 29 kW nominal pode aplicar um depósito de 300-500l assegurando, no entanto, o conforto de funcionamento máximo. O depósito de inércia é recomendável, mas não é necessário para um bom funcionamento e garantia do produto. Para o cliente final a flexibilidade de utilização é muito mais confortável do que as caldeiras de funcionamento on-off que constituem quase a totalidade dos produtos presentes no mercado. Na qual os ciclos de re-ignição manual são mais frequentes.

A FUEGO DUPLEX oferece uma elevada eficiência devido ao permutador de calor na parte posterior do corpo da caldeira. Na utilização a lenha obtém-se um rendimento superior a 90%. Em operação com pellet alcança-se até 92%. (condições nominais) A particular geometria do permutador ”a seco“ assegura a limpeza das passagens do mesmo sem necessidade de turbuladores, o que não acontece na maioria dos produtos mais vulgares do mercado. A tecnologia do permutador a seco, em vez de turbuladores de fumo, permite uma modulação de potência na operação de até 50% de queima no funcionamento a lenha e de 20% a pellets.

O acendimento dos pellets dá-se automaticamente, com um fluxo de ar a uma temperatura acima dos 65°C. Isqueiro construído numa liga de aço especial, resistente a altas temperaturas, absorve uma potência elétrica máxima de 300W durante alguns minutos para atingir a temperatura desejada.

Ficha de produto.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Disterm - Distribuição de Equipamentos de Climatização, S.A

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial