Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Grupos Eletrogéneos: categorias de “Power rating”

Texto e Imagens: Efaflu14/04/2020
Numa sociedade totalmente dependente de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos é imperativo o planeamento e prevenção de possíveis falhas e interrupção do fornecimento de energia elétrica.
* ISO 8528-1 “Reciprocating internal combustion engine driven alternating current generating sets - Part 1: Application, ratings and performance...

* ISO 8528-1 “Reciprocating internal combustion engine driven alternating current generating sets - Part 1: Application, ratings and performance.

Apesar do elevado investimento no desenvolvimento da rede pública de distribuição de energia elétrica, que se traduz cada vez mais no aumento da fiabilidade da mesma, a estabilidade da energia elétrica deve ser assegurada com o recurso a outros meios ou equipamentos tais como os Grupos Eletrogéneos (geradores), sejam estes de Serviço Contínuo ou de Emergência.

Dentro do mercado destes equipamentos, a empresa fabricante EFAFLU, concebe e produz os seus produtos em conformidade com a normalização internacional vigente.

A EFAFLU à semelhança da generalidade dos fabricantes, utiliza as classificações dos quatro tipos de categorias possíveis de Power rating, descritas na norma ISO 8528-1:

  • Continuous Power (COP)
  • Prime Power (PRP)
  • Limited-Time Running Power (LTP)
  • Emergency Standby Power (ESP)

A definição da categoria deve ter em consideração a potência máxima disponível; tipologia da carga; número de horas de utilização anual previstas; pico máximo de potência e aplicação típica, procurando abranger o máximo de aplicações para uso industrial, comercial e residencial. Pode ser distinta, específica de fabricante e marca, o que dificulta a comparação.

É importante perceber o que representa cada um dos diferentes tipos de Power rating, isto porque, diferentes geradores que utilizam o mesmo motor diesel podem apresentar tipos diferentes de Power Rating, variando apenas a aplicação e software. Embora se possa afirmar que grande parte dos Power ratings tenha por base o motor diesel aplicado, é também necessário conhecer o alternador a utilizar e respetivas características (nomeadamente a classe de isolamento adequada para as horas de funcionamento), bem como a tipologia da carga a aplicar ao gerador.

A norma ISO 8528-1 serve de base para a seleção e comparação entre diferentes Power ratings dos fabricantes, devendo sempre ser realizada a ponderação do Power rating escolhido e potenciais benefícios.

Existem diversos fatores que podem ter impacto no desempenho final do gerador tais como: tipologia da carga, horas de funcionamento previstas, períodos de manutenção preventiva. Os períodos de manutenção dependem da instalação ou aplicação, sendo no mínimo em intervalos de 500 Horas ou anualmente. A utilização do gerador fora das suas características de Power rating diminui os períodos de manutenção.

A norma ISO 8528-1 serve de base para a seleção e comparação entre diferentes Power ratings dos fabricantes, devendo sempre ser realizada a ponderação do Power rating escolhido e potenciais benefícios

As considerações na fase de projeto são de vital importância para a definição do Power rating mais adequado para cada utilização do gerador.

Quadro 1: Categorias de Power Rating referidos na norma ISO 8528-1 *-N...

Quadro 1: Categorias de Power Rating referidos na norma ISO 8528-1

*-N.º de horas de sobrecarga varia entre os diferentes fabricantes, sendo em média, 1h/cada 24h, máximo 25h anuais.

Um gerador selecionado com um Power rating inadequado à sua aplicação irá potenciar o desgaste prematuro dos componentes do motor, obrigando a um maior número de manutenções. Assim é importante conhecer a aplicação do gerador, considerando os seguintes fatores:

  • Horas de funcionamento previstas anualmente
  • Carga média a aplicar ao gerador
  • Tipologia da carga a utilizar (central de combate a incêndio, motores elétricos – tipo de arranque)
  • Carga aplicada constante ou variável
  • Limites de variação de tensão e frequência admissíveis em cada carga
  • Condições ambientais na instalação (avaliação de derating).
O Power rating permite, pela recolha da informação dos limites da instalação, que o equipamento seja ajustado, otimizando a sua durabilidade e fiabilidade.

A utilização do Power rating normalizado garante, principalmente, a padronização das características entre todos os fabricantes de geradores para a maioria das aplicações do mercado. A escolha do Power rating deve ser orientada para a instalação; potência; custos de exploração mais baixos a longo prazo, de forma a garantir o correto funcionamento do equipamento ficando este disponível para quando efetivamente é necessário.

Empresas ou entidades relacionadas

Efaflu - Bombas e Ventiladores, S.A.

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial