Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Lumosa equipa mais um estádio com a sua iluminação LED de última geração

Texto e Imagens: Lumosa Iberia31/03/2020

A Lumosa é uma empresa de alta tecnologia fundada na Holanda, em 2006, especializada na iluminação LED e com foco no desenvolvimento, comercialização e distribuição de produtos sob medida para diferentes segmentos de mercado, incluindo iluminação desportiva, indoor e outdoor, iluminação industrial e iluminação pública.

A Lumosa trabalha numa base de projeto e desenvolve um estudo luminotécnico individualizado para cada situação, com o objetivo de cumprir as diversas diretivas nacionais e europeias de iluminação, assim como os requisitos de cada cliente.

As Luminárias LED da Lumosa possuem óticas otimizadas para diferentes configurações que minimizam a dispersão de luz, ao mesmo tempo que maximizam o seu foco no local a ser iluminado. A uniformidade na distribuição da luz e a redução do efeito de sombra são também alvo de destaque nas soluções de Iluminação LED da Lumosa.

O LED e a sua tecnologia eficiente

O LED (Light Emitting Diode), ou em português Díodo Emissor de Luz, é um dispositivo semicondutor que converte a energia elétrica em radiação na gama visível ou invisível do espectro eletromagnético. Para as aplicações de iluminação funcional são de maior relevância os LED que geram luz branca. Esta é obtida tipicamente adicionando fósforo a um LED azul ou violeta, permitindo obter LEDs com diferentes tonalidades ou temperaturas de cor desde o branco “frio”, mais azulado, até um branco “quente” de tonalidade mais amarelada. A chamada temperatura de cor (CCT) é medida em kelvin numa escala que começa tipicamente nos 2500k-3000k para o branco quente, passando pelos 4000k para o branco neutro até aos 5700-6000k para o branco frio também conhecido por luz do dia (Day light).

Imagen
A iluminação LED também é, muitas vezes, denominada por luz de estado sólido (Solid State Lighting), atendendo às características físicas dos pontos de luz ou por iluminação fria, uma vez que não emite calor na forma de radiação infravermelha tal como acontece nas lâmpadas incandescentes ou de descarga. No entanto há calor que é gerado na junção semicondutora e tem de ser devidamente dissipado ou conduzido para o ambiente por forma a não danificar o LED. Neste sentido é importante uma gestão térmica otimizada que permita ao LED operar em segurança e de forma eficiente.

As Luminárias LED da Lumosa são concebidas por forma a maximizar a área de transferência de calor do dissipador e monitorizam a temperatura dos seus módulos LED em tempo real, ajustando automaticamente a intensidade da luz, por forma a manter o set-point máximo de temperatura dentro dos valores admissíveis, salvaguardando desta forma, a integridade dos LEDs que tem na temperatura o seu pior inimigo, podendo reduzir drasticamente o seu tempo de vida útil. A fiabilidade e longevidade das soluções técnicas da Lumosa é ainda assegurada pela estabilidade do driver de corrente controlada e pela utilização de LEDs cerâmicos de elevada potência e eficiência de fabricantes reputados como a CREE.

A substituição da iluminação convencional por uma solução LED acarreta tipicamente uma série de benefícios aos seus consumidores. A iluminação LED destaca-se pela sua eficiência e durabilidade. Além disso ligam e desligam instantaneamente não carecendo de períodos de aquecimento e arrefecimento, e são mais sustentáveis, uma vez que não contêm mercúrio e apresentam elevadas taxas de reciclagem.

Instalações Desportivas de Referência

GN Bouw Stadium em Dordrecht, Países Baixos:

Umas das principais referências da Lumosa é o GN Bouw Stadium onde joga o Futebol Clube de Dordrecht. Trata-se de um estádio construído em 1998 com capacidade para cerca de 4100 espectadores, dispondo de um campo de 6565m2, com quatro colunas de iluminação de 45m instaladas nos quatro cantos do campo.

GN Bouw Stadium em Dordrecht, Países Baixos
GN Bouw Stadium em Dordrecht, Países Baixos.

A Lumosa foi escolhida para renovar a iluminação convencional existente por uma solução de Iluminação LED controlável e eficiente que oferece uma iluminância superior a 800lux com uma uniformidade superior a 90%. Para tal resultado a Lumosa recorreu à sua gama Campo Sportivo utilizando a luminária CS860 PRO com 1720W de potência e um fluxo luminoso de 217.000lm. Cada coluna de iluminação está equipada com 16 luminárias desta gama.

GN Bouw Stadium em Dordrecht, Países Baixos
GN Bouw Stadium em Dordrecht, Países Baixos.
As luminárias Lumosa são equipadas com um driver de alta frequência que potencializa a eficiência energética até 97% para um fator de potência de 0.99. Este driver garante operações estáveis, mantendo um fluxo de iluminação constante e sem cintilação filtrando oscilações da tensão de rede. O driver permite ainda compensar o declínio previsível do fluxo luminoso do LED garantindo um nível de iluminação constante (CLO) durante toda a vida útil do equipamento.
O FC Dordrecht foi o primeiro clube da Segunda Divisão Holandesa a optar por uma solução de iluminação sustentável para o seu campo. Após a substituição da iluminação convencional de descarga pela solução de iluminação LED da Lumosa, o clube teve a oportunidade de verificar uma diminuição de consumos de energia. Para além da poupança de energia as soluções Lumosa LED oferecem também uma visão nítida da bola, por parte dos jogadores e espectadores. A solução implementada cumpre ainda com os padrões internacionais para transmissão televisiva (Fox Sports) elevando significativamente as exigências nomeadamente ao nível da Iluminância vertical na direção das câmaras e redução dos níveis de encadeamento e cintilação admissíveis.

Controlo LumosaTouch

O driver instalado além do já referido, também permite que as luminárias estejam equipadas com o sistema inteligente de gestão de iluminação LumosaTouch, que é uma aplicação web desenvolvida com o objetivo de obter o máximo proveito da iluminação Lumosa LED.
Esta aplicação permite ao utilizador controlar a iluminação do seu espaço de forma clara e intuitiva a partir do conforto do seu smartphone, tablet ou computador. O sistema de gestão LumosaTouch permite ligar e desligar as luminárias, definir diferentes tipos de intensidade, controlar o estado de cada luminária e é também possível adicionar outras ações, como por exemplo, o controlo da irrigação.
Imagen
Através do LumosaTouch, o FC Dordrecht pôde também oferecer aos seus espectadores uma experiência de entretenimento com custos adicionais mínimos. Isto deve-se à possibilidade de programação das luzes, através da aplicação, de forma a criar um espetáculo luminoso. Por exemplo, será possível criar um jogo de luzes para acompanhar a entrada dos jogadores em campo ou até acompanhar uma música durante o intervalo.
Este é apenas um dos mais de mil projetos que a Lumosa já desenvolveu por todo o mundo!

Conheça todas as soluções de iluminação LED em www.lumosa.pt ou consulte a Lumosa através de geral@lumosa.pt.

Para mais informações, a Lumosa Iberia encontra-se no:

Espaço Inovação da Mealhada

Avenida Cidade de Coimbra

n.º51 – Sala9

3050-374 Mealhada

Empresas ou entidades relacionadas

Lumosa Iberia, Lda

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial