Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Açores e Canárias partilham conhecimentos sobre aproveitamento geotérmico

07/02/2023
Encontro entre membros dos dois governos teve como objetivo a partilha de conhecimentos e de boas práticas.
© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI
© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI
Ontem a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, recebeu uma comitiva do Governo das Canárias, presidida pelo Secretário Regional para a Transição Ecológica, Alterações Climáticas e Planeamento Territorial, Jose Alonso. O objetivo da comitiva, que se deslocou aos Açores, foi o de “conhecer as práticas regionais no âmbito do aproveitamento geotérmico”.

Durante o encontro a governante portuguesa referiu que a partilha de boas práticas e experiências nesta matéria, é “fulcral no âmbito da transição energética, que deverá ocorrer localmente de modo a surtir efeitos globais”.

Berta Cabral destacou a importância do aproveitamento geotérmico nos Açores, “um exemplo a nível internacional no contexto de ilhas”, uma vez que este é “um meio essencial para promover a descarbonização da produção de eletricidade nos Açores, considerando que as centrais geotérmicas garantem um fornecimento contínuo de energia ao longo do ano”.

Convém referir que, no ano passado, a energia geotérmica foi responsável por cerca de 30% da eletricidade obtida em São Miguel e por cerca de 13% da energia elétrica obtida na Terceira. Já a nível regional, a energia geotérmica representou 20% do total de energia produzida.

Atualmente existem investimentos em curso nas Centrais Geotérmicas da região, em São Miguel e na Terceira, no âmbito de projetos de expansão a decorrer ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

Como explica o Governo Regional dos Açores, trata-se de investimentos no incremento e revitalização da potência útil instalada em energia geotérmica para a produção de eletricidade no global de 17 MW, que permitirão um aumento da descarbonização do setor elétrico, por via do aumento da energia limpa em substituição de parte da energia térmica de base fóssil.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial