Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Climatização: 3 dicas para ultrapassar o inverno

07/02/2023
Os microbiólogos da Dyson oferecem três dicas para combater as doenças respiratórias, alergias e problemas de pele durante os meses frios.
Imagen

O tempo frio e a chuva – caraterísticas típicas dos meses de inverno – cobram o seu preço em termos de qualidade de vida, nomeadamente ao nível do aparelho respiratório. Mas há formas de nos protegermos (e às nossas habitações).

Segundo a Dyson, uma das fórmulas para se proteger dentro de casa é a utilização de purificadores de ar. Os da marca, por exemplo, segundo ela, são cientificamente testados na remoção de 99,9% dos vírus, incluindo gripe e Sars-Cov2. A par disso, são capazes de remover 99,95% de partículas até 0,1 mícrones, tais como alérgenos, bactérias, pólen, esporos de bolor, maus odores e gases, incluindo COVs, e ainda destroem o formaldeído, um gás nocivo que pode ser emitido a partir de móveis, tapetes e paredes.

Mas quais as dicas para ter um ambiente saudável dentro de casa (ou do escritório)?

1. Controlar a qualidade do ar dentro de casa

É errado pensar-se que, ao estarmos mais tempo dentro de casa, a protegermo-nos do frio, estamos também mais protegidos da poluição. Dentro da nossa casa existem diversos focos de poluição, como velas perfumadas, ambientadores, produtos de limpeza, tintas ou móveis novos. Embora o cheiro a tinta nova possa desaparecer com o tempo, a emissão de gases potencialmente nocivos, tais como o formaldeído, pode persistir nas nossas casas durante vários anos. O formaldeído é um gás incolor poluente, cujo impacto negativo para a saúde tem sido amplamente noticiado pela Organização Mundial de Saúde.

Se, por um lado, com o frio, abrimos menos as janelas para deixar sair estes poluentes, por outro, ao abrirmos, as nossas casas modernas e bem vedadas podem aprisionar a poluição do exterior no interior, tais como fumo de carros, se viver perto de uma estrada.

Para evitar esta situação, opte pela utilização de velas e aromatizadores feitos de ingredientes naturais sem adição de corantes sintéticos, químicos ou fragrâncias, e considere a importância de ter um purificador de ar em casa. Manter o ar interior limpo é fulcral para o bem-estar da sua família.

2. Superar as alergias de inverno

Pode-se pensar que as alergias são um fenómeno primaveril, mas os alérgenos podem ser prejudiciais nos meses mais frios, especialmente porque passamos mais tempo dentro de casa. Uma das maiores causas de alergia atribuída às casas é a exposição a ácaros que vivem das células da pele encontradas no pó. Cada grama de pó contém aproximadamente 1.000 ácaros. Os ácaros produzem grãos fecais que contém enzimas digestivas às quais muitas pessoas são sensíveis.

Embora grande parte da exposição ocorra na cama, os ácaros são encontrados por toda a casa, em tapetes e móveis, e podem ser facilmente transportados pelo ar quando estas superfícies são movimentadas, por exemplo, ao sentar ou acolchoar almofadas.

Para aqueles que vivem em áreas húmidas e chuvosas, o desenvolvimento de bolores também pode ser uma causa proeminente de alergias. Outro foco são os animais. A reação alérgica a animais de estimação não é causada pelo pelo em si, mas por alérgenos no pelo e na urina, fezes e saliva, de modo que mesmo cães sem pelo ou supostamente hipoalergénicos podem também causar alergias. Isto resulta na acumulação de alérgenos que se espalham pelo ar.

A redução da exposição a estes alérgenos é essencial para aliviar os sintomas que os mesmos causam. Recomenda-se a purificação interior para remover os que são transportados pelo ar e uma rotina regular de aspiração, especialmente móveis macios como sofás, almofadas e colchões.

3. Controlar a humidade dentro de casa

O ar frio retém menos água do que o ar quente. É por isso que o ar no inverno tende a ser seco. E quando ligamos os aquecedores para nos sentirmos mais confortáveis, o ar torna-se ainda mais seco. Quando o ar frio e seco passa sobre a nossa pele, este retira água das células superficiais, fazendo com que essa água seja substituída pela que existe nas camadas inferiores da pele. A exposição constante ao ar frio e seco perpetua esse processo de absorção, um fenómeno conhecido como perda transepidérmica de água. À medida que a pele perde água, a sua estrutura muda e a sua capacidade de reter a mesma também é reduzida. A pele gretada e a acentuação de condições dermatológicas como a psoríase e o eczema são comuns durante o inverno.

Para evitar esta situação é importante tomar medidas básicas para ajudar a manter um nível adequado de hidratação da pele. O uso de hidratante pode ajudar a regular os níveis de hidratação, mas quando confrontado com ambientes frios e secos isto pode não ser suficiente. Além disso, está cientificamente comprovado que manter os níveis de humidade em casa em torno de 40-60%3 ajuda a prevenir doenças de pele.

A exposição a um ambiente com um nível adequado de humidade assegura a quantidade mínima de hidratação que a nossa pele necessita para funcionar corretamente, e é aí que entram os humidificadores. Apesar de estarmos a viver um ano particularmente húmido, se sente a pele mais seca avalie a hipótese de ter um humidificador em casa

Para conseguir ter um ar limpo a marca recomenda o purificador Dyson Humidify+Cool Formaldehyde com humidificação ajuda a manter níveis ótimos de humidade em casa e pode ser monitorizado em tempo real através de uma app. Humidifica higienicamente todas as divisões, graças à luz UV-C que incorpora, o que elimina até 99,9% de bactérias da água do depósito, impedindo-as de serem inaladas.

Mas atenção. Há que escolher o purificador que se adequa a cada necessidade.

Dyson Purifier Cool Formaldehyde

Purifica e refresca. Graças ao seu filtro HEPA 13 totalmente selado e filtro de carvão ativado é capaz de capturar 99,95% de partículas ultrafinas até 0,1 mícrones, tais como alérgenos, bactérias, pólen e esporos de bolor, bem como maus odores e gases (incluindo COVs). Também apresenta tecnologia de deteção de formaldeído no estado sólido que assegura a deteção precisa do poluente ao longo de toda a vida da máquina. Desta forma, o filtro Dyson Selective Catalytic Oxidation (SCO) destrói o formaldeído a nível molecular, decompondo-o em pequenas quantidades de água e CO2.

Dyson Purifier Hot + Cool Formaldehyde

Purifica e aquece ou arrefece conforme as necessidades. Tal como o resto da sua gama, apresenta a tecnologia Dyson Air Multiplier, que projeta um fluxo de ar purificado para cada canto da sala. Todo o nível de purificação do espaço foi testado utilizando a metodologia POLAR da Dyson, que utiliza nove sensores e nenhum ventilador de teto numa sala de teste de 8 metros cúbicos para simular uma sala real, em vez de pequenos testes de laboratório utilizados em algumas indústrias.

Dyson Purifier Humidify + Cool Formaldehyde

Purifica, refresca e humidifica automaticamente o ambiente tal como deteta e destrói com precisão o formaldeído, ao mesmo tempo que utiliza tecnologia UV-C e filamentos de prata no seu vaporizador para inibir o crescimento de bactérias, destruindo 99,9% das bactérias na água. O dispositivo proporciona até 36 horas de humidificação higiénica e o seu depósito de água de cinco litros proporciona uma humidificação contínua sem a necessidade de reabastecimento frequente. O modo automático permite ao dispositivo reagir de forma inteligente às alterações na qualidade do ar e níveis de humidade. Além disso, o Dyson Purifier Humidify+Cool Formaldehyde pode ser controlado remotamente com a app myDyson ou ativado por controlo de voz.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial