Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Eficiência Energética na Beira Interior

Enerarea26/01/2023
A utilização de equipamentos eficientes nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje. A inflação e a guerra na Ucrânia, aliado a outros fenómenos meteorológicos extremos, como foi o caso das cheias na Nigéria, comprometendo o fornecimento de gás a países como Portugal, demonstraram que o sistema energético tem de ser mais robusto e menos dependente de fontes externas.
Imagen

No entanto, para atingir este objetivo, Portugal, para além da necessidade de uma forte implementação de energia renovável, deve também implementar e promover o uso de equipamentos eficientes e de baixo consumo em todos os setores da economia.

De forma a permitir que estes objetivos são atingidos, a AMCB - Associação de Municípios da Cova da Beira e a ENERAREA – Agência Regional de Energia do Interior têm vindo a desenvolver medidas de redução de consumos nas infraestruturas Municipais e IPSS, em especial na área da iluminação, da climatização de espaços e na produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS).

Iluminação

Embora a tecnologia LED tenha já uma grande dispersão no setor doméstico, várias infraestruturas municipais e IPSS ainda utilizam equipamentos pouco eficientes e pouco razoáveis face às necessidades reais do espaço.

De forma a colmatar este problema, a ENERAREA tem vindo a desenvolver várias medidas, como é o caso da medida em execução financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência o Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos 'Iluminação Led em Municípios e IPSS', que irá permitir substituir em 2023, 31.500 lâmpadas pouco eficientes por soluções LED de baixo consumo e permitirá uma redução de consumo média de 80% face à solução convencional, originando uma poupança de € 510.000,00 anual, com um investimento de aproximadamente €280.000.00.

A ENERAREA tem também vindo a apoiar os Municípios na implementação de projetos para substituição dos sistemas utilizados nas infraestruturas de Iluminação Pública, através da realização de contratos de desempenho energético com Empresas de Serviços Energéticos - ESE, permitindo a implementação de iluminação LED que combinados com a utilização de sistemas de telegestão, permitem poupanças superiores a 70% de energia elétrica, num dos setores responsáveis por mais de 60 % dos consumos de energia elétrica dos municípios portugueses.

Para que a potência a instalar da solução LED seja adequada, a ENERAREA realiza estudos luminotécnicos às infraestruturas onde se pretende efetuar a intervenção, garantindo assim que a potência a instalar de um determinado espaço é a ajustada às necessidades reais do edifício, ou do espaço exterior a iluminar, sempre que possível utilizando tecnologia que permita efetuar remotamente a gestão da iluminação dos espaços.

Climatização

A climatização, como é do conhecimento geral, representa uma grande fatia do consumo total de energia de um edifício, pelo que a utilização de equipamentos eficientes nos edifícios é essencial.

De forma a garantir a implementação rápida de equipamentos eficientes nos edifícios municipais, a ENERAREA tem vindo a desenvolver projetos, em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira, promovendo a substituição de equipamentos resistivos pouco eficientes por bombas de calor do tipo ar/ar.

Os projetos denominados, 'BCEM – Bombas de Calor em Edifícios Municipais' e 'BCEM 2.0 – Bombas de Calor em Edifícios Municipais e IPSS', são financiados no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência o Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, que permitirão, até 2024, implementar 1000 bombas de calor e que permitirão uma redução de cerca de 80% dos consumos, face aos equipamentos de aquecimento resistivos tradicionais. Este projeto com um investimento de aproximadamente um milhão de euros, origina poupanças anuais de cerca de 700 mil euros, o que demonstra o rápido retorno do investimento efetuado.

Imagen

Produção de AQS

As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Equipamentos desportivos e Escolas são exemplos de edifícios que requerem grandes necessidades de Aguas Quentes Sanitárias. Normalmente, os equipamentos utilizados nestes edifícios são termoacumuladores de grandes dimensões e pouco eficientes, tornando estes edifícios grandes consumidores de energia.

Para mitigar este problema, a ENERAREA promove outra medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência o Consumo de Energia, aprovado pela ERSE, com a denominação de 'Bombas de Calor para Aquecimento de Água'. Esta medida tem como objetivo substituir 185 equipamento pouco eficientes por Bombas de Calor permitindo uma redução energética de cerca de 88% face à tecnologia convencional, traduzindo-se numa poupança financeira de 300 mil euros com um investimento de cerca de 1.1 milhões de euros.

foto

REVISTAS

VulcanoSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial