Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

INEGI apoia roteiro para a introdução de gases renováveis na indústria

02/01/2023
Na sequência do roteiro para a introdução dos gases renováveis no setor industrial nacional, promovido pela Floene, o INEGI vai ter um papel ativo na promoção da eficiência energética e utilização de gases renováveis em setores industriais energeticamente intensivos em Portugal.
Imagen

O objetivo, traçado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, é a transferência do conhecimento científico e tecnológico de boas práticas, metodologias e tecnologias para promoção da eficiência e descarbonização do consumo de gás natural nos processos produtivos.

A medida prevê 5 eixos de atuação: sensibilização, identificação de necessidades e elaboração de planos de ação, divulgação e formação, a criação de uma plataforma digital e a avaliação dos respetivos impactos.

A equipa de especialistas do INEGI terá a seu cargo a realização de inquéritos e de diagnósticos energéticos, de modo a suportar estudos setoriais, planos de ação e guias de boas práticas para a incorporação do uso de gases renováveis nos consumidores industriais alvo.

“Os diagnósticos energéticos darão origem a relatórios específicos por empresa abrangida, mas também a relatórios setoriais com indicação de medidas de eficiência energética, o que aumenta o potencial de replicação das ações. As oportunidades de introdução de gases de origem serão destacadas por meio de um mapeamento que permitirá as indústrias potencializarem o processo de descarbonização”, explica Lucas Marcon, responsável pelo projeto no INEGI.

Este roteiro será apresentado na conferência de abertura deste projeto. O evento 'Indústria de Futuro - Roteiro para a Introdução dos Gases Renováveis no Setor Industrial Nacional' teve lugar no dia 12 de dezembro no Museu do Oriente.

Este trabalho insere-se no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), um instrumento de apoio e desenvolvimento de projetos de eficiência energética. Além do INEGI, a medida conta com a participação da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, AIP - Associação Industrial Portuguesa, APE - Associação Portuguesa de Energia, APEG - Associação Portuguesa de Empresas de Gás, Biond, APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, CTCV, Cogen Portugal, Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem, AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, Politécnico do Portalegre, ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, APQuímica, AHP - Hotelaria de Portugal, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos, e AP2H2 - Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio.

A medida é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial