Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

“Energia nuclear e fósseis não resolvem a segurança energética”

16/11/2022

Alerta parte do Fórum Energia e Clima.

Imagen
No dia dedicado às alterações climáticas e à transição energética na COP27, o Fórum Energia e Clima alerta para a importância da transição energética e a crescente produção de energias renováveis em Portugal.

Para assinalar o Dia da Energia na segunda semana da COP27, serão abordados temas relativos à eficiência e transição energética, energias renováveis, redes inteligentes e o hidrogénio verde como potencial para o futuro.

“A segurança energética não se resolve com mais energia nuclear ou fósseis. Portugal está comprometido com a utilização de energias renováveis na ordem dos 80% para produção de eletricidade até 2030. No entanto, podemos e devemos ir mais longe e mais rápido, subindo a fasquia para os 100% - somos um dos países mais competitivos na energia solar, temos uma excelente penetração de renováveis, especialmente na energia eólica, e temos ainda barragens que podem funcionar como pilhas hidráulicas”, refere Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima.

O Fórum Energia e Clima considera ainda que na comunidade CPLP, em especial nos países africanos de língua portuguesa, há um movimento extraordinário para a transição energética, referindo que “o Presidente João Lourenço inaugurou este ano, em Angola, dois centros electroprodutores e quer ainda atingir a meta da produção de energia renovável em 75% até 2035. Cabo Verde, com o apoio do Luxemburgo, construiu um Centro de Energias Renováveis e já produz 20% de energias renováveis. O Brasil, de regresso ao multilateralismo, com uma extensão de costa na ordem dos 8000 km, tem capacidades extraordinárias para a produção de energia eólica. A Funae, em Moçambique, está a investir em centros de produção descentralizados um pouco por todo o país, em detrimento da utilização de carvão como fonte de energia”.

Fórum da Energia e Clima na COP27

À entrada para mais uma COP27 em Sharm-el-Sheikh no Egipto, o Fórum da Energia e Clima, observador consultivo da CPLP e promotor de projetos como as cimeiras internacionais Energy and Climate Summit, o projeto Guardiões, Observatório CPLP Clima e o programa televisivo Hora de Agir, irá acompanhar todos os trabalhos, chegando a Sharm-el-Sheikh ao longo dos próximos dias vários dos seus membros oriundos dos diversos países da CPLP.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoSoliusProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial