Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

‘Recicla o Plástico’: Pacto Português para os Plásticos lança campanha para uma maior e melhor reciclagem do plástico

25/05/2022
A iniciativa visa promover uma maior reciclagem do plástico, explicando a importância de reciclar, a relevância de se investir numa economia circular para os plásticos e como podemos todos fazer mais e melhor. Visível a partir de hoje nas ruas e em lojas, hipers e supermercados dos membros do Pacto Português para os Plásticos, a campanha tem uma forte componente digital e conta ainda com um site, recicla.pactoplasticos.pt, onde é possível, entre outros, esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre a reciclagem do plástico.

O Pacto Português para os Plásticos (PPP) lançou, na semana passada, uma nova campanha. Intitulada de Recicla o Plástico, a iniciativa visa incentivar os portugueses para uma maior e melhor reciclagem do plástico, explicando a importância de se reciclar embalagens e produtos feitos deste material, o porquê de ser tão relevante investir numa economia circular para os plásticos e como podemos todos, enquanto cidadãos e consumidores, fazer mais e melhor. “reforçar e melhorar os hábitos de reciclagem do plástico sensibilizando, sobretudo, o público mais jovem é o grande objetivo desta campanha”, afirma Patrícia Carvalho, a nova coordenadora do Pacto Português para os Plásticos.

Imagen

Com especial foco na faixa etária dos 18 aos 30 anos, a campanha Recicla o Plástico parte de uma das cinco metas definidas pelo Pacto Português para os Plásticos, “Alcançar uma taxa de reciclagem das embalagens de plástico, igual ou superior a 70%, até ao ano de 2025”, e da premissa de que o consumidor é um importante “fornecedor de matéria-prima” na economia circular, como explica Patrícia Carvalho: “Ao separar o plástico para reciclagem, os consumidores estão a ‘fornecer’ a matéria-prima para a produção de novas embalagens de plástico, embalagens estas que integram, cada vez mais, um maior conteúdo de plástico reciclado”, afirma. Assim, e com uma vertente bastante informativa e pedagógica, a campanha Recicla o Plástico pretende sensibilizar os portugueses para uma maior e melhor reciclagem deste material, visando contribuir para alcançar esta meta assumida pelos mais de 100 membros do Pacto.

Visível a partir de hoje nas ruas de alguns municípios, em mupis e outdoors; em várias lojas, hipers e supermercados dos membros do Pacto Português para os Plásticos, através das presença de cartazes e da distribuição de flyers informativos; e com uma forte componente digital, com comunicação na internet e nas redes sociais; a campanha Recicla o Plástico assenta, assim, na divulgação e disponibilização de informação útil para os consumidores e no esclarecimento das dúvidas mais frequentes para quem quer reciclar embalagens e produtos em plástico e contribuir, dessa forma, para a circularidade dos plásticos em Portugal.

Quais as embalagens que devem (e as que não devem) ser colocadas no ecoponto amarelo; onde devem ser colocados os resíduos de plástico que não podem ir para o ecoponto amarelo; a localização dos ecopontos ou quais os processos de separação, são algumas das questões que os portugueses podem agora ver esclarecidas. A campanha Recicla o Plástico divulga, ainda, informação sobre a economia circular dos plásticos: vantagens, funcionamento, exemplos de transformação, entre outros. Toda a informação está disponível no site recicla.pactoplasticos.pt que conta ainda com um vídeo e um quiz que desafiam os portugueses a testar os seus conhecimentos sobre a reciclagem do plástico.

De assinalar que os plásticos são materiais versáteis e duráveis, que podem ser reciclados várias vezes, permitindo assim a diminuição da extração de recursos, pelo que a sua reciclagem deve ser percebida como uma valorização dos recursos na economia. Por outro lado, a reciclagem dos plásticos tem inúmeras vantagens ambientais: poupa energia, em comparação com a produção de plástico virgem, poupa água, limita as emissões de CO2 e garante a eliminação da poluição, já que os plásticos se mantêm na economia, onde são úteis para o dia-a-dia, e não acabam nunca no ambiente. A reciclagem do plástico tem ainda vantagens socioeconómicas ligadas à criação de emprego, geração de riqueza, e independência do exterior para fornecimento de matérias-primas.

O Primeiro Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos, apresentando em 25 de novembro de 2021, demonstra que a evolução é geralmente positiva, no sentido de se atingir as Metas definidas para 2025, mas que as ações dos membros têm de ser aceleradas. Não pondo o ónus no consumidor, Patrícia Carvalho acredita, no entanto, que este é um elo central para acelerar a concretização dessas metas, nomeadamente, com o seu contributo diário na separação das embalagens de plástico. “De pouco serve os membros do Pacto Português para os Plásticos, assumirem uma meta de incorporação de material reciclado nas novas embalagens se não houver oferta desse material. E essa oferta depende do gesto diário de cada um de nós, ao separar os resíduos no ecoponto”, afirma. “Com o apoio dos consumidores será possível concretizar esta e outras metas e, para isso, cada português terá de reciclar, pelo menos, 28 kg de resíduos de plástico por ano”, avança.

Desde o início de 2020, várias empresas, associações, universidades e o Governo comprometeram-se com a visão e os objetivos do Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa que pretende garantir a transição para uma economia circular, onde o plástico é sempre um recurso valioso dentro da economia, e nunca uma ameaça para o ambiente. Hoje, são mais de 100 as entidades que partilham esta visão. Mais informações sobre o Pacto Português para os Plásticos em pactoplasticos.pt. Sobre a campanha “Recicla o Plástico” em recicla.pactoplasticos.pt; Instagram @pactoplasticos_pt e Facebook @pactoplasticos.pt.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial