Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Hidrogénio: XII Sessão das Jornadas SoIH2 a 19 de maio em Évora

O Instalador17/05/2022
Evento decorre no auditório da CCDR Alentejo e no Polo da Mitra, na Universidade de Évora.
Imagen

Alentejo e Extremadura (ALEX) são duas regiões europeias, históricas, mas periféricas, interconectadas pela sociedade, o território, as suas infraestruturas (estradas, caminho de ferro, redes elétricas e digitais, etc.) e especialmente pelos seus recursos endógenos (rios, montado, sol, etc.); mas, para além disso, também por uma iniciativa inédita: SoIH2 (Sudoeste Ibérico do Hidrogénio).

Em ALEX, coração da antiga Lusitânia, trabalha-se para avançar na senda da Transição Energética, perseguindo novos horizontes socio-económicos baseados no aumento da qualidade de vida dos seus cidadãos e do seu ambiente, desenvolvendo o hidrogénio como novo vetor energético, instrumento de eficiência para o aproveitamento energético.

A iniciativa procura potenciar diversos fatores-chave para o desenvolvimento tecnológico-industrial que induza a criação e a atração de empresas com mais empregos locais e regionais. ALEX, deste modo, para além de contribuir com recursos primários para a descarbonização, devolve à sociedade emprego e atividade económica, estimulando uma mudança de ciclo que inverta o despovoamento e a escassez de investimento e promova a criação de emprego qualificado.

Na cidade de Évora, a centralidade do Alentejo assume-se por excelência e aí encontramos a sede das instituições com um papel mais relevante no processo de desenvolvimento regional, quais sejam a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, para não sermos mais exaustivos. A Universidade de Évora acolhe há mais de uma década a Cadeira de Energias Renováveis, que tem um trabalho notável no domínio da energia solar e suas aplicações, onde se destaca a produção de eletricidade, a dessalinização, os novos combustíveis, entre outros.

No próximo dia 19 de maio, a equipa de SoIH2 ALEX organiza este debate sobre os diferentes aspetos relacionados com a produção de gases renováveis, onde se inclui o hidrogénio verde.

Para avançar nesse debate, a XII Sessão das Jornadas sobre o ciclo temático do hidrogénio abordará novos aspetos derivados dos últimos avanços técnicos, científicos e institucionais que permitirão um avanço acelerado do processo que se considera irreconciliável com o uso continuado da energia fóssil e que o atual conflito na Ucrânia veio acentuar, sobretudo no que respeita à sua origem geopolítica. O espaço de comunicação e debate e de visita de terreno que se propõe para a sessão de Évora, assume a seguinte forma:

• Todo o dia

Apresentação de posters/maquetes, entre os quais: Talgo VITAL ONE e cartazes do “Prémio Talgo”; Proposta de Hidroduto em ALEX; Corredores no Sudoeste Ibérico; Vale do Hidrogénio; Sines porto transoceânico para um terminal de hidrogénio; Plataforma internacional 3E-ALEX; digitalização energética de ALEX; informação sobre automóvel Toyota Mirai; projeto inovador hibridação de quatro tecnologias SoIH2-RPI; CIAE (Cáceres) Y CIEREE (Badajoz); Projeto Valdetorres; Projetos de I&D do Centro Valoriza – I.P.P.; etc. (a confirmar)

• 19 de maio

Sessão da manhã

Tema Geral - Pirólise, gaseificação e panorama empresarial

Mesa Redonda 1 – Tecnologias da gaseificação

Mesa Redonda 2 – Empresas na economia do hidrogénio – Exemplos

Sessão da tarde: Visita de terreno às infraestruturas da Cátedra das Energias Renováveis da Universidade de Évora, localizadas no Pólo da Mitra: EMSP - Évora Molten Salt Platform e PECS - Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias aqui.

  • O SOIH2 ALEX constituiu-se juridicamente como “Cluster do Vale do Hidrógeno SOIH2 ALEX AEIE” e tem uma carteira de projetos muito atrativa, constituindo-se como ponto de referência para todo o tipo de investimentos relacionados com as energias renováveis e o hidrogénio, e especialmente a mobilização de ações para a industrialização de equipamentos nesses setores; também como vetor para a mobilidade e a descarbonização da Indústria e dos Serviços.
  • O novo espaço industrial de produção de energia verde tendo como destino o hidrogénio e outras aplicações como a hibridação de tecnologias de geração e regulação requer a inovação e desenvolvimentos em tecnologia, que ALEX propõe que sejam implantadas no seu território já que se trata de um território vasto, de baixa densidade e com todo o tipo de recursos.
  • Por último, o novo contexto requer a criação de um tecido institucional adaptado às novas exigências: legislativas, administrativas, regulamentares, formativas, etc., aumentando as inter conexões, colaborações procurando a complementaridade e coordenação para lograr eficácia, em resumo, que potencie a relação do setor público com o privado.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial