Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

INCM lança moeda de incentivo à reciclagem

18/04/2022

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) vai lançar, a 21 de abril, uma moeda inovadora denominada ‘O Clima’, da série ‘Desenhar a Moeda’, que contém plástico reciclado e uma mensagem ambientalista. A iniciativa resulta de uma parceria entre o INCM Lab e o PIEP.

Imagen

Trata-se de uma moeda de prata com plástico reciclado integrado no centro, nas cores amarelo, verde ou azul, relembrando que está nas nossas mãos a ação e o impacto ambiental. Esta ação pode começar já em casa, pela separação do lixo, para entrega nos devidos ecopontos (cor amarela – plástico e metal, verde – vidro, azul – papel e cartão).

A moeda apela assim à redução, reciclagem e reutilização de resíduos, assim como faz uma chamada de atenção para o peso das alterações climáticas.

Esta moeda resultou do esforço coletivos de alunos de escolas do município da Guarda que recolheram resíduos de plástico, para posteriormente se utilizarem na cunhagem de 6000 moedas de prata.

Os processos de composição e injeção dos discos de plásticos mistos nas moedas foram realizados no Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) – centro de interface da Universidade do Minho. Para a concretização desta moeda foi necessário conciliar o encravamento de um polímero num disco de prata, um trabalho de investigação desenvolvido em parceria entre o PIEP e o INCM Lab.

A composição e injeção dos discos de plásticos mistos nas moedas foram realizadas no PIEP
A composição e injeção dos discos de plásticos mistos nas moedas foram realizadas no PIEP.

De entre 582 propostas do terceiro concurso ‘desenhar a moeda’, o primeiro prémio foi atribuído a Tiago Ferreira, estudante de 12 anos, do 6.° ano da Escola Carolina Beatriz Ângelo.

Esta moeda ‘O Clima’ — Versão Prata Proof, de características bem diferentes das moedas normais, estará disponível a 21 abril nas lojas da Casa da Moeda, nas cores amarelo, verde e azul.

Para mais informações, consulte o Plano Numístico 2022 – Casa da Moeda e o site do PIEP.

REVISTAS

Profei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial