Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Sistemas solares fotovoltaicos, projetos de eficiência energética e de mobilidade elétrica

ENGIE investe 50 milhões de euros até 2025 na transição energética das empresas portuguesas

Redação Induglobal25/02/2022

A ENGIE pretende investir 50 milhões de euros até 2025 nas empresas portuguesas com o objetivo de apoiar a descarbonização da sua atividade. “Para além de fazer face ao aumento dos preços da energia da rede elétrica, este plano de investimentos permite às empresas darem o passo para a transição energética sem comprometer a aposta no seu negócio core. As soluções disponibilizadas pela ENGIE passam por sistemas solares fotovoltaicos, mas também por projetos de eficiência energética e de mobilidade elétrica”, adianta a empresa em comunicado.

“A nossa aposta na descarbonização passa por investir nas instalações dos clientes, recorrendo a energias renováveis e às tecnologias mais inovadoras e eficientes. Eu costumo dizer que nenhum industrial precisa de uma caldeira, o que precisa realmente é de vapor para o seu processo produtivo. Basta, pois, encontrar o parceiro certo, que lhe entregue o vapor ou outra qualquer utilidade, a um preço competitivo e com o menor impacto ambiental possível. A ENGIE é esse parceiro. Um parceiro confiável, líder global na transição energética”, salienta João Castanheira, Diretor-Geral Adjunto da ENGIE Portugal.

Por sua vez, Duarte Caro de Sousa destaca o potencial do serviço da ENGIE, que passa pela “construção, operação e manutenção. Tocamos em todos os elementos da fileira, criando valor em todos eles. E temos o capital disponível para o financiamento, o que permite rapidez de execução e o agilizar das operações".

Plano de investimentos permite às empresas darem o passo para a transição energética sem comprometer a aposta no seu negócio core...
Plano de investimentos permite às empresas darem o passo para a transição energética sem comprometer a aposta no seu negócio core.

O investimento da ENGIE – realizado através de um contrato de longo prazo que permite às empresas ressarcirem a ENGIE por um valor mensal muito inferior ao das poupanças que obtêm - tem como propósito ajudar as empresas na transição energética através de soluções de autoconsumo elétrico ou da produção de água quente, vapor, frio, ar comprimido e todas as utilidades que uma empresa necessita para laborar.

Nomeadamente através de sistemas solares fotovoltaicos que produzem eletricidade destinada ao consumo próprio. A grande vantagem desta solução é o facto de ser um sistema chave na mão para as empresas. Sem qualquer necessidade de investimento, as empresas garantem uma central fotovoltaica que assegura 20 a 40% das suas necessidades de consumo, com reduções de preço que podem rondar os 40 a 50% face ao que pagariam à rede. Isto numa situação normal de mercado, porque face aos atuais preços da eletricidade a poupança é muito superior. No final do contrato, o sistema passa integralmente para o cliente.

Para além dos sistemas solares fotovoltaicos, as soluções disponibilizadas pela ENGIE passam ainda pela aposta em projetos de eficiência energética e na mobilidade elétrica, sempre que possível com carregadores alimentados a instalações fotovoltaicas ou híbridas.

Exemplo dos projetos já realizados é a solução de autoconsumo levada a cabo com a produtora de vinhos José Maria da Fonseca, onde a ENGIE Hemera instalou 1.150 módulos fotovoltaicos para autoconsumo, que ocupam uma área total de 8.500 m². Este projeto permite uma autonomia energética de 38% e evita a emissão de 250 toneladas de CO2 por ano.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial