Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O aproveitamento dos recursos naturais desta zona durante todo o ano favorece o desenvolvimento de um destino turístico sustentável e inteligente no Algarve

Iluminação solar e turismo sustentável no Algarve

O Instalador11/02/2022

A Signify instalou luminárias solares Philips SunStay em Pedras da Rainha, no Algarve, substituindo a rede elétrica por energia solar e melhorando assim a eficiência energética.

Imagen

A Signify instalou luminárias Philips SunStay em Pedras da Rainha, considerado um dos melhores complexos turístico-residenciais do Algarve. Uma vez chegado ao fim da vida útil da antiga iluminação, o complexo decidiu levar a cabo um projeto de renovação completa do seu sistema de iluminação, privilegiando a utilização dos recursos naturais.

A energia solar é um recurso disponível de forma gratuita em todo o planeta. Ao aproveitar essa energia, graças aos sistemas de iluminação solar, é possível reduzir o consumo energético até 100% com novas instalações ou através da renovação das instalações atuais. No caso do complexo de Pedras da Rainha, através da instalação das luminárias Philips SunStay, foi possível substituir a luz elétrica pela solar, e assim aproveitar os 300 dias do ano com sol que se pode disfrutar no sul de Portugal.

“Este tipo de iluminação é cada vez mais importante para nós, especialmente num território como este, em que existem 300 dias de sol no ano, o que nos permite aproveitar os recursos naturais já que é uma energia sustentável e renovável. Para além disso, permite-nos aproveitar os recursos económicos”, comentou Fátima Catarina, Vice-Presidente do turismo do Algarve.

Estas luminárias solares têm painéis fotovoltaicos que se instalam sem ser necessário utilizar cabos, ou conectar-se à rede elétrica, reduzindo a zero o custo energético do complexo, o que supõe uma poupança de 100%, com uma manutenção mínima e uma vida útil mais longa.

Paralelamente, estas luminárias têm sensores de movimento que detetam a presença de pessoas, ajustando e reduzindo a intensidade da luz de acordo com a necessidade, para uma maior segurança e conforto dos residentes.

“Com a SunStay não é preciso ligar nada. Não são utilizados cabos, nem rede elétrica. É a solução perfeita que nos permite ser um destino turístico sustentável”, afirmou Almeida Pires, Diretor-Geral de Pedras da Rainha.

A intensidade de luz pode, também, ser programada para satisfazer os critérios para o ambiente pretendido, tornando a luminária completamente autónoma e autossuficiente. Para além disso, graças à sua conectividade via BLE – Bluethooth Low Energy – as luminárias podem ser geridas de forma simples e intuitiva, através da app Philips Solar gen4 configurator, a partir da qual se pode aceder em tempo real ao estado dos componentes, gerir a manutenção e adaptar as curvas de intensidade de acordo com as diferentes necessidades.

Estes tipos de soluções contribuem para um maior aproveitamento dos recursos naturais disponíveis no planeta, ao mesmo tempo que oferecem uma iluminação fiável e de alta qualidade, em qualquer ambiente. Assim, a instalação de tecnologia solar disponível na área permite aproveitar os recursos naturais ao longo ano, e favorecer o desenvolvimento de um destino turístico sustentável e integrado no Algarve.

foto

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial