Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

73% dos portugueses da região Norte são a favor de impulsionar as renováveis

04/11/2021

Dados constam de um estudo realizado pela ei energia independente, empresa do Grupo Galp, que oferece soluções energéticas inteligentes através do autoconsumo, em Portugal e Espanha.

Na região Norte de Portugal...
Na região Norte de Portugal, um terço dos portugueses considera prioritário que a Administração Pública impulsione o desenvolvimento de fontes de energia verde.

Uma rápida transição para as energias renováveis será essencial para alcançar os objetivos de redução de emissões estabelecidos no Acordo de Paris, sendo precisamente a transição para as energias limpas o tema-chave na COP26 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

A necessidade de mudança no modelo energético é sublinhada no último Eurobarómetro realizado pela Comissão Europeia.

O estudo demonstra que as alterações climáticas são o principal problema que o mundo enfrenta, segundo os europeus, que também são a favor de aumentar a utilização de energia proveniente de renováveis, bem como de melhorar a eficiência energética europeia.

Os portugueses parecem concordar com a opinião do resto da Europa, com sete em cada dez (72%) a acreditar que existe uma necessidade de impulsionar as energias renováveis e afastar-se da dependência dos combustíveis fósseis.

Analisadas as respostas dos inquiridos da região Norte de Portugal, as estatísticas não diferem com 73% a concordarem com esta necessidade. De facto, 85% dos portugueses da região Norte estão convencidos de que a dependência das energias tradicionais será reduzida nos próximos anos. Estas são algumas das conclusões de um estudo realizado pela ei energia independente.

Para que tudo isto seja possível, a prioridade para os inquiridos da região Norte está dividida em três partes igualitárias. 33% considera que a Administração Pública deve promover o desenvolvimento das energias renováveis, através de campanhas educativas que ajudem a sensibilizar a sociedade, bem como a aumentar os programas de subsídios e de ajuda.

Outros 33% apelam à responsabilidade do sector empresarial e exigem que as empresas energéticas se comprometam a uma mudança de modelo energético e, por último, outros 33% apelam à responsabilidade individual e veem a necessidade de mudar o nosso estilo de vida optando por fontes alternativas e sustentáveis.

Repensar a forma como consumimos energia

Como indica o 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) da ONU, apresentado em agosto de 2021, a evolução do aquecimento global continua a crescer, com um aumento previsto da temperatura global de 1,5 graus Celsius até 2040.

Estes dados confirmam a necessidade de estabelecer medidas de contenção para ajudar a travar as alterações climáticas. Face a este panorama, uma grande maioria dos inquiridos da região Norte de Portugal (99%) vê a necessidade de repensar a forma como consumimos energia e nos comprometemos com novos modelos energéticos, mais eficientes e amigos do ambiente.

“Vivemos numa época em que os consumidores estão mais conscientes e abertos do que nunca a novas formas de consumir energia. O perfil do consumidor está a mudar e há uma maior preocupação com o impacto que o seu comportamento tem no ambiente. Se estas energias alternativas também podem gerar poupanças significativas nas suas contas de eletricidade, o valor acrescentado é aumentado. Por esta razão, o autoconsumo solar é a solução perfeita para esta transição energética urgente. Por exemplo, uma casa unifamiliar com um consumo de 100 euros/mês que decide instalar painéis solares pouparia 500 euros por ano na sua conta de eletricidade e evitaria a emissão de 900 kg de CO2 por ano para a atmosfera”, afirma Ignacio Madrid, CEO da ei energia independente.

Mais de metade dos portugueses da região Norte (66%) optam por uma casa construída com materiais sustentáveis, que utiliza renováveis...
Mais de metade dos portugueses da região Norte (66%) optam por uma casa construída com materiais sustentáveis, que utiliza renováveis, como a energia solar.

Os lares do futuro: tecnológicos e autossuficientes

Para 97% dos inquiridos da região Norte, as novas tecnologias renováveis irão revolucionar o setor energético. Este progresso tecnológico, que já se verifica há vários anos, juntamente com uma crescente consciência ambiental, influenciará outro aspeto que afeta diretamente a população: um novo modelo de habitação, que será cada vez mais sustentável, autossuficiente e inteligente.

Na verdade, para os portugueses, o impacto ambiental das suas casas já é muito importante. 66% dos inquiridos da região Norte valorizam positivamente o facto de as suas casas serem construídas com materiais sustentáveis e amigos do ambiente. Por outro lado, 64% prefere que toda a energia provenha de fontes renováveis, enquanto mais de metade (54%) aponta o autoconsumo solar fotovoltaico como a principal fonte de energia. Finalmente, para 32% é importante que a casa esteja totalmente conectada e possa ser controlada a partir de qualquer dispositivo.

“Graças à implementação de soluções energéticas inteligentes, nós, na ei energia independente, transformamos os lares em casas mais independentes e ecológicas com a integração de soluções de autoconsumo. Queremos tornar as pessoas conscientes do tesouro das novas soluções energéticas inteligentes, tais como o autoconsumo, e fornecer-lhes a mais recente tecnologia e soluções de financiamento à medida para se tornarem mais independentes e na vanguarda da inovação. Só assim poderão transformar as suas casas em casas inteligentes que combinem poupança, conforto e sustentabilidade”, acrescenta Ignacio Madrid, CEO da ei energia independente.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial