Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O objetivo do projeto é criar uma solução de deteção cognitiva para tornar as tecnologias operacionais no setor industrial resistentes a ciberataques

Projeto europeu IDUNN vai desenvolver soluções de cibersegurança específicas para a indústria

Redação Induglobal12/10/2021
O setor industrial enfrenta desafios específicos de segurança num contexto em que os dados se estão a tornar a principal força motriz das empresas e em que as ameaças e os ciberataques estão a avançar cada vez mais rapidamente. Face a esta realidade, foi lançado o projeto europeu IDUNN, com uma duração de três anos e um orçamento de 5.159 mil euros, cujo objetivo é investigar e desenvolver um sistema de deteção cognitivo (uma aplicação de inteligência artificial que ‘aprende’ por si só a interpretar novos ataques) para analisar e lidar com as novas ameaças cibernéticas.
foto
Os parceiros do projeto acreditam que este terá um impacto crucial na produtividade de qualquer indústria.

Dez parceiros europeus participam no projeto: Ikerlan (líder), Groupo S21 Sec, Cluster GAIA e Fagor Arrasate (Espanha); Mondragon Assembly (França); Oulun Yliopisto e Bittium Oy (Finlândia); e as organizações alemãs Offis EV, Din Deutsches Institut Fuernormun e Cosynth. As instituições Mondragon Goi Eskola Politeknikoa e Bittium Safemove também participarão como entidades relacionadas.

O principal objetivo do IDUNN é fornecer uma solução de confiança a qualquer indústria, tornando os seus sistemas TIC resistentes aos ciberataques, desenvolvendo soluções que satisfaçam as suas necessidades específicas. Para o conseguir, o projeto criará um escudo de segurança na forma de ferramentas, metodologias, micro-serviços e padrões iniciais compatíveis com qualquer cadeia de fornecimento de TIC. Assim, no caso de um incidente, o sistema IDUNN saberá como agir rapidamente para o atenuar e, por sua vez, gerará um processo de aprendizagem cognitiva, que reduz a intervenção humana e fornece capacidades preditivas.

O projeto IDUNN irá desenvolver uma solução completa e integrada, modular e adaptável a diferentes cenários. Para este fim, nos próximos anos serão trabalhados três casos de utilização específica: fabrico automóvel, fabrico de válvulas de gás e controladores industriais IOT (aplicação da Internet das Coisas na indústria).

Como os parceiros do projeto sublinham, “só quando os sistemas TIC se comportarem de forma segura, será alcançada a confiança digital. A implantação do IDUNN aumentará a confiança nas TIC tanto para TI como para OT (tecnologias aplicadas à indústria)”.

Os principais objetivos concretos do projeto são:

  • Reduzir o esforço humano para garantir operações de cibersegurança,
  • Diminuir o tempo de resposta e recuperação;
  • Impactar positivamente a produtividade de qualquer empresa que utilize estas cadeias seguras de TIC, “assegurando que todas as tecnologias, serviços e ferramentas sejam definidas para garantir a continuidade do negócio, proporcionando uma segurança e confiança razoavelmente eficazes para as operações do dia-a-dia”.

Este projeto foi financiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101021911.

Jaba: tradução 4.0DecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021APREN - Associação Portuguesa de Energias RenováveisFujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Nova gama de Ar CondicionadoPortugal Smart Cities Summit 16 - 18  de nov. 2021 FIL - Parque das NaçõesBombas de calor Spirit inverterHisense: serie HI - AquaSmart menos emisiones de CO2Junkers - Bosch a prpoxima mudança vai parecer-lhe familiarAssociação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial