Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O objetivo do projeto é criar uma solução de deteção cognitiva para tornar as tecnologias operacionais no setor industrial resistentes a ciberataques

Projeto europeu IDUNN vai desenvolver soluções de cibersegurança específicas para a indústria

Redação Induglobal12/10/2021
O setor industrial enfrenta desafios específicos de segurança num contexto em que os dados se estão a tornar a principal força motriz das empresas e em que as ameaças e os ciberataques estão a avançar cada vez mais rapidamente. Face a esta realidade, foi lançado o projeto europeu IDUNN, com uma duração de três anos e um orçamento de 5.159 mil euros, cujo objetivo é investigar e desenvolver um sistema de deteção cognitivo (uma aplicação de inteligência artificial que ‘aprende’ por si só a interpretar novos ataques) para analisar e lidar com as novas ameaças cibernéticas.
Os parceiros do projeto acreditam que este terá um impacto crucial na produtividade de qualquer indústria
Os parceiros do projeto acreditam que este terá um impacto crucial na produtividade de qualquer indústria.

Dez parceiros europeus participam no projeto: Ikerlan (líder), Groupo S21 Sec, Cluster GAIA e Fagor Arrasate (Espanha); Mondragon Assembly (França); Oulun Yliopisto e Bittium Oy (Finlândia); e as organizações alemãs Offis EV, Din Deutsches Institut Fuernormun e Cosynth. As instituições Mondragon Goi Eskola Politeknikoa e Bittium Safemove também participarão como entidades relacionadas.

O principal objetivo do IDUNN é fornecer uma solução de confiança a qualquer indústria, tornando os seus sistemas TIC resistentes aos ciberataques, desenvolvendo soluções que satisfaçam as suas necessidades específicas. Para o conseguir, o projeto criará um escudo de segurança na forma de ferramentas, metodologias, micro-serviços e padrões iniciais compatíveis com qualquer cadeia de fornecimento de TIC. Assim, no caso de um incidente, o sistema IDUNN saberá como agir rapidamente para o atenuar e, por sua vez, gerará um processo de aprendizagem cognitiva, que reduz a intervenção humana e fornece capacidades preditivas.

O projeto IDUNN irá desenvolver uma solução completa e integrada, modular e adaptável a diferentes cenários. Para este fim, nos próximos anos serão trabalhados três casos de utilização específica: fabrico automóvel, fabrico de válvulas de gás e controladores industriais IOT (aplicação da Internet das Coisas na indústria).

Como os parceiros do projeto sublinham, “só quando os sistemas TIC se comportarem de forma segura, será alcançada a confiança digital. A implantação do IDUNN aumentará a confiança nas TIC tanto para TI como para OT (tecnologias aplicadas à indústria)”.

Os principais objetivos concretos do projeto são:

  • Reduzir o esforço humano para garantir operações de cibersegurança,
  • Diminuir o tempo de resposta e recuperação;
  • Impactar positivamente a produtividade de qualquer empresa que utilize estas cadeias seguras de TIC, “assegurando que todas as tecnologias, serviços e ferramentas sejam definidas para garantir a continuidade do negócio, proporcionando uma segurança e confiança razoavelmente eficazes para as operações do dia-a-dia”.

Este projeto foi financiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101021911.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial