Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Friserpa faz história há 30 anos a partir do Alentejo

Ana Clara19/10/2021

Com sede em Serpa, a empresa nasceu há quase 30 anos nesta cidade alentejana pelas mãos de Frederico Borralho, fundador e CEO da Friserpa. Com enfoque nos setores da hotelaria, refrigeração, climatização e ventilação, abrange as áreas doméstica, comercial e industrial. Na área alimentar, a aposta incide na comercialização e assistência técnica no segmento das frutas, legumes e laticínios. Fomos conhecer a empresa que faz história, desde 1992, nos distritos de Beja e Évora.

Imagen

Quando nasceu, a Friserpa começou como uma empresa em nome individual, começa por explicar Frederico Borralho. "Iniciámos só com a área doméstica nos eletrodomésticos (linha branca). Passados quatro anos, é que alargamos a oferta, passando a prestar serviços também nas áreas de climatização, nomeadamente ar condicionado, nas gamas doméstica e comercial", afirma.

Para o CEO da Friserpa, a estratégia, desde o início, foi sempre muito clara, mantendo-se ainda hoje: "os nossos principais focos são a satisfação do cliente e a garantia de um serviço de qualidade, sempre com a proximidade necessária. Nesse sentido, contamos com uma assistência técnica, competente e certificada e comercializamos uma vasta gama de equipamentos multimarca, na qualidade de agentes oficiais e autorizados".

O responsável salienta que a Friserpa se distingue “pela qualificada assistência técnica com técnicos credenciados, na área do frio e climatização”.

Frederico Borralho conta ainda que o crescimento nas ofertas comerciais foi sempre progredindo ao longo dos anos. Depois da aposta na área da climatização, com a passagem "a sistemas industriais, nomeadamente, equipamentos para restauração e hotelaria. Depois fomos evoluindo para a área industrial – frio industrial –, nomeadamente em segmentos como a conservação de frutas e legumes, cura de queijos e enchidos, etc.".

O projeto na queijaria Lactosabores

Exemplo disso, é um dos mais recentes projetos na área alimentar: a queijaria Lactosabores, em Cuba do Alentejo. Um projeto, cuja instalação a nível de equipamentos, aconteceu em 2020, pese embora ainda não tenha aberto portas.

"Neste caso, em termos de conceção de construção, fizémos a própria estrutura da queijaria, em painel isotérmico, bem como depois toda a instalação do equipamento das câmaras de cura do queijo, tudo projetado por nós, de acordo com a legislação em vigor e com as regras de arte necessárias. Cada projeto tem sempre algo de diferente, e dependendo do tipo de fabrico (no caso do queijo), criamos o ambiente necessário para que a cura possa ser feita com todas as condições de refrigeração adequadas", salienta Frederico Borralho, adiantando que também prestam, neste caso, assistência técnica.

Recorde-se que ao nível do fabrico, Portugal é um país produtor de queijo de grande qualidade, seja de ovelha, vaca, cabra ou mistura. A sua qualidade e ancestralidade levou à criação de várias Denominações de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida. Tal qualidade deve-se, entre outros fatores, ao processo de refrigeração, que, quando é totalmente concebido, de acordo com as especificidades, ajuda a obter queijos de excelente qualidade.

Fonte: E-book queijos, Associação Portuguesa de Nutrição
Fonte: E-book queijos, Associação Portuguesa de Nutrição.
As caraterísticas organoléticas finais do queijo são obtidas durante a etapa da cura (ou da chamada maturação, que consiste no repouso do queijo em condições de temperatura e humidade controladas e por períodos de tempo distintos, consoante o queijo. Nesta etapa ocorre a formação da crosta ou casca do queijo.

Voltando à Friserpa, a empresa trabalha igualmente na área da conservação de frutas e legumes. E Frederico Borralho não se queixa de oportunidades, pelo contrário. Com o crescimento do Alentejo, em especial da região envolvente de Alqueva na última década, veio também investimento nos setores agrícola e agroalimentar. É por isso que a Friserpa também conta com vários clientes na região neste segmento.

Uma delas é a Herdade do Vale da Rosa, conhecida pelas famosas uvas sem grainha. "Somos nós que garantimos o processo de conservação do Vale da Rosa há mais de dez anos", adianta o CEO da Friserpa.

“Temos contratos anuais de manutenção corretiva e preventiva para os períodos em que estão a laborar - de junho a novembro - e temos sempre visitas para acompanhamento técnico a nível de equipamento, se for necessário”, afiança.
Queijaria em Cuba do Alentejo, cuja instalação de frio é da responsabilidade da Friserpa

Queijaria em Cuba do Alentejo, cuja instalação de frio é da responsabilidade da Friserpa.

Expectativas altas

A pandemia, ao contrário de outros segmentos, não afetou consideravelmente a atividade da Friserpa. Exceção feita, claro está, à restauração e hotelaria, fruto dos confinamentos e encerramentos "forçados".

"Até agora não temos sofrido muito com esta situação. Todos os anos temos aumentado as vendas, incluindo este ano, já subimos muito em relação ao primeiro semestre do ano passado", refere Frederico Borralho.

Todavia, “naturalmente que, durante este tempo, a restauração e os investimentos quebraram muito. Mas, em contrapartida, aumentaram bastante as obras públicas e privadas na área da climatização, sendo que este segmento compensou um pouco as quebras da restauração”.

Agora, numa fase diferente da atividade económica e da situação sanitária, Frederico antevê com “muito otimismo” o próximo ano.

Frederico Borralho, fundador e CEO da Friserpa, antevê um 2022 com muito otimismo para a Friserpa

Frederico Borralho, fundador e CEO da Friserpa, antevê um 2022 com muito otimismo para a Friserpa.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial