Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

MatosinhosHabit firma parceria com a Ordem dos Arquitetos e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Redação Induglobal10/09/2021
A MatosinhosHabit, a Seção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto assinaram um protocolo de parceria destinada à cooperação mútua na área da formação. O acordo vai incluir diversas iniciativas que visam a implementação de uma ação formativa especializada no apoio às candidaturas do programa '1º Direito'.
Conjunto habitacional Monte Espinho, Leça da Palmeira
Conjunto habitacional Monte Espinho, Leça da Palmeira.
No âmbito do ‘1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação’ e tendo em conta a execução dos diagnósticos das candidaturas assim como do próprio edificado a intervir ou a conceber, o protocolo agora firmado vai possibilitar a preparação e a formação de um conjunto de técnicos para responder de forma rápida e eficaz às solicitações relacionadas com toda a regulamentação do programa habitacional em causa.
A MatosinhosHabit, em conjunto com a Seção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos (OA) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, vai assim dar início a um programa formativo específico por forma a mobilizar todas as ferramentas necessárias, regulamentadas e instituídas no contexto do “1.º Direito”, e que se encontram em permanente atualização.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, salienta que “a MatosinhosHabit foi escolhida como parceira deste projeto devido à forma como temos desenvolvido e implementado a nossa Estratégia Local de Habitação mas também pelo trabalho que temos desenvolvido na preparação das candidaturas ao 1º Direito. Nesse sentido, este protocolo de cooperação vai permitir um maior acompanhamento e respostas céleres em todas as questões relacionadas com o programa '1º Direito'. Muito concretamente, a MatosinhosHabit será a entidade que vai complementar a parte teórica da formação com a parte prática dando a possibilidade aos formandos de uma maior envolvência e contacto com casos reais dos munícipes que recorram aos nossos serviços de apoio”.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit
Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.

Conceição Melo, presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, encara este desafio como "um projeto piloto passível de ser disseminado por todo o território nacional. A capacitação de jovens arquitetos para práticas multidisplinares, prévias ao exercício do projeto de arquitetura (ato próprio e exclusivo da profissão) é essencial para a boa concretização das ELH e inaugura uma visão mais abrangente do exercício da prática profissional. Os arquitetos não podem fechar-se sobre os seus atos exclusivos e têm que participar, conjuntamente com outras áreas profissionais na definição e implementação de estratégias e programas por inerência inclusivos e multissectoriais. A parceria estabelecida com a FAUP, que investiga e trabalha esta temática e a MH que é pioneira na aprovação e implementação do '1º Direito' é sem dúvida garante do sucesso da experiência ao permitir uma aprendizagem em contexto real".

Para Aitor Varea Oro, arquiteto e investigador no MDT-CEAU-FAUP, "a Universidade deve ter um papel ativo na transformação da sociedade, o que exige mobilizar o conhecimento disponível em benefício de quem mais precisa. É necessário ter em mente que as pessoas em situação de carência habitacional são as que estão mais expostas à adversidade e, ao mesmo tempo, as que menos recursos têm para sair dessa situação. Esta parceria permite formar uma nova geração de técnicos capaz de estabelecer a mediação entre os promotores dos programas disponíveis e os destinatários, que, sem apoio externo, dificilmente conseguiriam usufruir dos mesmos, permitindo avançar, em simultâneo, para a qualificação e humanização das nossas cidades".

Para além da implementação conjunta de projetos e ações, o principal objectivo desta parceria é a capacitação de uma primeira geração de técnicos especializados e com competência de mobilizar as ferramentas já regulamentadas e instituídas no âmbito do '1.º Direito', tendo como base uma estrutura pedagógica adaptável às alterações institucionais e legislativas, às práticas em curso e aos resultados a alcançar ao nível habitacional.

Dirigido a arquitetos inscritos na OA há menos de 5 anos, a formação estrutura-se em cinco módulos, de entre os quais se destaca o denominado 'A alavanca de Programa 1.º Direito: Estratégias Locais de Habitação (EHL)' composto por diversos itens: '1º Direito': critérios de elegibilidade, soluções habitacionais e promotores das medidas; Estratégia local de habitação: objetivos, diagnóstico, programação e soluções; e Exemplo ilustrativo: As propostas e os desafios de operacionalização da ELH de Matosinhos.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial