Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

MatosinhosHabit estabelece protocolo com AdEPorto no âmbito da eficiência energética

Redação Induglobal23/08/2021

A MatosinhosHabit e a AdEPorto - Agência de Energia do Porto firmaram um protocolo no âmbito da promoção da eficiência energética e das energias renováveis.

Conjunto habitacional de Seara, em Matosinhos

Conjunto habitacional de Seara, em Matosinhos.

A parceria vai permitir a inclusão da MatosinhosHabit no Porto Energy Hub, um projeto europeu de apoio a investimentos na área das energias renováveis e também na reabilitação de imóveis.

Tendo em vista a adoção e implementação de novas políticas de eficiência energética nos seus conjuntos habitacionais, a MatosinhosHabit juntou-se em parceria com a AdEPorto com o intuito de uma maior promoção da eficiência energética e da utilização de energias renováveis nos seus edifícios de habitação.
No seguimento desta parceria, a MatosinhosHabit vai assim integrar o projeto Porto Energy Hub que tem como objectivo o desenvolvimento de ferramentas técnicas, financeiras e legais que ajudem na dinamização de investimentos na reabilitação de edifícios e energias renováveis tendo como principal meta o combate à pobreza energética.

Contando com a colaboração e o apoio de várias instituições e organizações (autarquias, entidades gestoras de Habitação Social, Cooperativas de Habitação e famílias), o Porto Energy Hub surge também como forma de apoiar diversos municípios no desenvolvimento de instrumentos para a supressão de obstáculos à eficiência energética, nomeadamente através da implementação do Project Development Assistance (PDA). Com este projeto será não só possível amenizar as barreiras, visíveis e invisíveis, ao investimento em planos energéticos, como também alcançar uma descarbonização efetiva da economia.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, sublinha que "esta parceria com a AdEPorto vem possibilitar que possamos agir em diversas frentes. Por um lado, em termos de uma melhoria substancial em termos da aplicação de novos modelos de eficiência energética e energias renováveis que se irá refletir numa melhoria significativa das condições habitacionais e de bem-estar dos nossos habitantes. Por outro lado, como meio de combater uma realidade cada vez mais comum em todo o mundo, a pobreza energética, mas também como forma de qualificação das condições de vida das populações".

O Porto Energy Hub vai possibilitar ainda a criação de mecanismos para a realização de várias ações em dois sectores essenciais: eficiência energética com a beneficiação das condições da habitação; e energias renováveis através da promoção da redução da fatura energética pelo recurso a fontes de energia renovável, promoção das Comunidades de Energia Renovável, desenvolvimento de comunidades energéticas que permitam o desenvolvimento de unidades de produção para autoconsumo, e desenvolvimento de iniciativas de divulgação do projeto com o objectivo que o mesmo possa ser replicado em diversos municípios ou Comunidades Intermunicipais.

Conforme refere a Estratégia de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética (ELCPE), estima-se que em Portugal 1,9 milhões de pessoas apresentem uma elevada condição de pobreza energética, alavancada, sobretudo, pelos baixos rendimentos, a subida dos preços energéticos e o baixo desempenho energético do edificado.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.VulcanoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial