Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

NEC lança solução de sensorização de fibra ótica usando Inteligência Artificial

Redação Induglobal29/07/2021
Contribui para a manutenção de infraestruturas pela análise de vibrações detetadas em fibras óticas existentes.
Imagen

A NEC Corporation anuncia o início da comercialização da 'Solução Inteligente da NEC para Sensorização de Fibra Ótica', uma solução que permite que os fornecedores de serviços de comunicação (CSP) e proprietários de fibra ótica de todo o mundo utilizem a fibra ótica como um sensor.

A solução contribui para a manutenção de infraestruturas por meio da utilização de IA para análise de vibrações detetadas com fibras óticas, o que permite a deteção de anormalidades, tais como danos na fibra, e auxilia na prevenção de danos futuros.

Esta solução utiliza a tecnologia de sensorização de fibra ótica da NEC, que é uma das primeiras tecnologias deste tipo, de forma a permitir a sensorização de fibras óticas já existentes e que são habitualmente usadas para comunicações.

Além de um sensor ligado a uma extremidade da fibra ótica, esta solução consiste num software com uma função de deteção de vibrações e condições externas que possam causar uma anormalidade, bem como uma função de mapeamento que exibe com precisão as informações de localização, tais como a latitude e longitude de uma seção da fibra.

Nos últimos anos, com a disseminação das comunicações de alta velocidade e alta capacidade para 5G, a importância da fibra ótica aumentou e mais fibra tem vindo a ser instalada continuamente. Em resultado disso, há um impacto crescente devido a falhas de comunicação causadas por fibras danificadas. Os CSP e os proprietários de fibras óticas precisam de um sistema de suporte à manutenção e gestão eficientes da fibra. Além disso, à medida que as instalações de fibra ótica aumentam, é cada vez mais difícil para os CSP e os proprietários de fibras óticas identificarem, rapidamente, as áreas danificadas em caso de quebra da fibra, tornando difícil para os operadores e pessoal de manutenção fazer reparações rapidamente.

Esta solução, no entanto, deteta sinais de danos potenciais no cabo de fibra causados por trabalhos de construção inesperados, deterioração, etc., detetando vibrações que diferem das condições normais e que permitem não só a rápida identificação como também a rápida reparação das áreas danificadas pelo mapeamento preciso das informações de localização da fibra.

A NEC já examinou a possibilidade de usar tecnologia de sensorização de fibra ótica para detetar fendas nos postes utilizados na distribuição de energia, comunicações e outros serviços. Além disso, a NEC e a Verizon efetuaram experiencias conjuntas de campo num sistema de monitorização de tráfego nos Estados Unidos, através do qual as empresas confirmaram a eficácia de uma solução de monitorização de tráfego (*) para avaliar as condições de tráfego nas estradas. Além disso, as empresas também verificaram a eficácia prática da nova solução inteligente da NEC para sensorização de fibra ótica.

“As redes de cabos de fibra ótica estão a tornar-se cada vez mais importantes à medida que o 5G se torna mais prevalente. Trabalhamos há muitos anos na aplicação prática de sensores de fibra em redes de fibra ótica e estamos ansiosos para tirar partido desta tecnologia para melhorar a eficiência da operação das redes”, disse Kazuhiro Tagawa, Diretor Geral, 1ª Divisão de Serviços de Rede, NEC Corporation.

No futuro, a NEC irá expandir a aplicação desta solução com o objetivo de criar novo valor numa variedade de mercados, por exemplo pela utilização de informações adquiridas através da monitorização de amplas áreas por meio de fibras já existentes, para melhorar os serviços de cidades inteligentes.

Caraterísticas da solução

1. Prevenção de corte de cabo de fibra - evita danos na fibra ao detetar vibrações anormais.

Ao analisar as vibrações detetadas pela fibra, é possível detetar automaticamente as fontes de vibração, como máquinas de construção, que podem cortar a fibra. Isto ajuda a evitar danos acidentais na fibra, identificando vibrações invulgares causadas pela construção, etc.

2. Localizador de posição de cabo de fibra - O mapeamento preciso da localização da fibra permite a rápida identificação e reparação de danos

A localização exata de uma seção de fibra pode ser convenientemente mapeada, permitindo que os utilizadores identifiquem, rapidamente, as áreas danificadas em caso de falha. Isto permite que, quando uma anormalidade é detetada, seja enviado um alerta para um operador em tempo real, ajudando assim a um trabalho de reparação eficiente por meio de instruções precisas dos operadores para o pessoal de manutenção.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoProfei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial