Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

De uma garagem a líder global: o casal que fundou a igus festeja o seu 90º aniversário

28/07/2021

Em 1964, Günter e Margret Blase lançaram as bases para um avanço dos motion plastics na indústria. Neste ano, fundaram a igus na sua garagem em Colónia Mülheim. Em 2021, a empresa ativa a nível internacional fornece a clientes em todo o mundo os seus motion plastics isentos de lubrificação e de manutenção. Para celebrar o 90º aniversário dos fundadores, a igus volta a dar vida à garagem.

Quando, no seu 90º aniversário, Günter Blase se deslocou à igus, como faz em muitos dias do ano, pôde ver o progresso da construção do novo edifício da empresa no B8. O novo edifício está a ser construído ao lado da sede, em Colónia Porz-Lind, e pode ser identificado ao longe pelos seus pilares amarelos. É aqui que a igus GmbH desenvolve e produz os motion plastics - plásticos de elevada performance para aplicações com movimento. Os tribopolímeros são utilizados em todo o mundo para fazer peças para movimento isentas de lubrificação, silenciosas e leves - em palcos de teatros, em bicicletas de montanha, mobiliário de escritório, em plataformas de perfuração offshore, pórticos de contentores, navios e foguetões espaciais.

Em 1965, um ano após a fundação, nada disto era imaginável quando os primeiros motion plastics foram desenvolvidos numa garagem de 55 metros quadrados em Colónia-Mülheim. Blase recnheceu, desde cedo, o potencial do plástico e percebeu que os componentes injetados poderiam ser a chave para a racionalização na indústria.

Assim, após oito anos de um emprego estável numa empresa da indústria do plástico, ele decidiu arriscar e começar por conta própria. A sua esposa, Margret, que também celebrou o seu 90º aniversário em abril deste ano, apoiou a sua decisão. Como agente de consultoria fiscal, também assumiu a responsabilidade pela contabilidade e finanças da nova empresa enquanto o seu marido se concentrava na produção. Durante seis anos, a igus fabricou os motion plastics a partir da garagem para alguns clientes industriais.

Como presente de aniversário de 90 anos, a igus ofereceu a Günter e Margret Blase uma reprodução da garagem onde a empresa foi fundada...

Como presente de aniversário de 90 anos, a igus ofereceu a Günter e Margret Blase uma reprodução da garagem onde a empresa foi fundada. Esta encontra-se no complexo da fábrica em Colónia-Porz. Fonte: igus GmbH.

“Temos de estar sempre preparados para menos 50 por cento e mais 50 por cento”

56 anos depois, por ocasião do 90º aniversário do casal, pode ver-se uma réplica desta garagem em frente ao campus da fábrica da igus, com 90.000 metros quadrados, desenhada pelo arquitecto Sir Nicholas Grimshaw, em 1994. O interior da réplica exibe uma série de marcos na história da empresa, tais como a primeira máquina de injeção.

Muito mudou desde os tempos da garagem: a gama de produtos inclui agora mais de 200.000 produtos que podem ser entregues a partir de stock e que abrangem os sistemas de calhas articuladas com garantia, até às peças especiais inteligentes impressas em 3D e os componentes robóticos para a iniciação económica à automação. Mais de 4.500 trabalhadores em 35 filiais da igus, em todo o mundo, trabalham todos os dias para garantir que os seus clientes possam melhorar a tecnologia e ao mesmo tempo reduzir os custos.

Mas a igus continua a seguir a máxima de Günter Blase, que é agora mais certa do que nunca: “Temos de estar sempre preparados para menos 50 por cento e mais 50 por cento”. E o aumento precoce das capacidades de máquinas e de armazenamento de matérias-primas, durante a pandemia, garante ainda prazos de entrega rápidos durante este período de elevada recuperação económica. A construção de uma nova fábrica permitirá fazer avançar este desenvolvimento para o futuro.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial