Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric amplia gamas Prisma e Spacial com o sistema SFP para quadros de distribuição elétrica de baixa tensão até 6300A

30/06/2021
O sistema SFP da Schneider Electric foi concebido para a montagem de quadros elétricos de baixa tensão até 6300A em ambientes comerciais e industriais, segundo a norma IEC 61439-1 & -2.
Imagen

A Schneider Electric lançou o novo sistema SFP para as gamas Prisma e Spacial, destinado a quadros elétricos de baixa tensão até 6300A.

O novo sistema, que é igualmente adequado para ambientes comerciais e industriais, permite conceber, montar e instalar com robustez, ergonomia e flexibilidade quadros de distribuição que exijam aplicações com calibres de até 6300A, sendo evolutivos e proporcionando segurança, de acordo com as certificações das normas técnicas harmonizadas IEC61439.

O novo sistema SFP baseia-se na gama Spacial SF, com a qual partilha a conceção da estrutura e do invólucro, incluindo o conceito funcional do sistema Prisma. Isto permite integrar unidades funcionais do sistema Prisma (placas de suporte e tampas perfuradas para o equipamento a ser incorporado), bem como um conjunto de barras verticais e horizontais, quer seja utilizando barras de cobre convencionais, até 3200A, ou o sistema Linergy, com o qual é possível efetuar a distribuição até 6300A.

O sistema de distribuição da gama, cuja função é distribuir a energia por todo o quadro, pode estar situado na parte superior ou inferior dos invólucros, dependendo do sistema de distribuição utilizado, ou lateralmente, utilizando uma passagem que pode servir de conduta de descida ou subida, incluindo uma distribuição para os equipamentos existentes no invólucro adjacente.

O sistema Linergy 6300A circula num espaço que foi ampliado para garantir as distâncias de isolamento, bem como para facilitar as ligações, sempre de acordo com a certificação da norma técnica harmonizada IEC61439-1 e -2.

Os produtos da nova gama da Schneider Electric são modulares e foram concebidos e testados tendo em conta as características dos equipamentos a integrar no seu interior, garantindo assim uma alta fiabilidade e segurança para as pessoas e bens dentro das instalações.

Uma instalação elétrica robusta, fiável, atualizável e segura

Graças à sua conceção simples e modular, o sistema SFP da Schneider Electric é adequado para a construção de quadros elétricos em ambientes complexos, bem como para a integração de painéis de controlo de processos e de distribuição elétrica de forma híbrida, nas aplicações que o exijam. A compatibilidade total do equipamento elétrico com o novo sistema garante a fiabilidade da instalação e, graças ao seu design modular/flexível, o sistema SFP pode ser facilmente modificado/ampliado para integrar unidades funcionais Prisma, conforme necessário.
Para aumentar a segurança dos quadros elétricos, o sistema SFP pode ser equipado com ecrãs e elementos de compartimentação internos com os quais apenas é possível aceder às partes operativas e funcionais do quadro, sendo essa operação realizada por pessoal técnico qualificado que utiliza ferramentas. Isto permite garantir uma separação interna nos barramentos (forma 2b) e entre as unidades funcionais (forma 3b), bem como gerar cubículos nas unidades funcionais (forma 4b), tudo isto com o objetivo de evitar o contacto direto com as áreas ativas do quadro por parte do pessoal de manutenção, de acordo com os requisitos da norma IEC61439-2.
O Prisma/Spacial SFP é construído em aço e tem um acabamento texturizado de epóxi-poliéster, estando disponível em várias larguras/profundidades, dependendo da necessidade de aplicação, bem como em 2 cores diferentes (RAL 9001 e RAL 7035). Estes modelos têm portas opacas ou transparentes que proporcionam uma estética homogénea com um toque elegante, dependendo da localização do quadro e da aplicação a que se destina.
Imagen

Quadros elétricos versáteis e em conformidade com as normas

O novo sistema SFP permite, por sua vez, incorporar novas unidades funcionais centradas na solução de 6300A. Os disjuntores de bastidor aberto MasterPacT MTZ para os calibres de 5000A e 6300A podem ser facilmente integrados nos invólucros, utilizando unidades funcionais concebidas, testadas e certificadas segundo a norma IEC61439, para garantir o funcionamento correto. O comportamento destes equipamentos, bem como dos sistemas de distribuição Linergy para intensidades de até 6300A, foi estudado, o que permite simplificar a conceção e oferecer uma solução compacta e fiável, com base na experiência da Schneider Electric.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial