Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

MatosinhosHabit e Gebalis organizam conferência internacional sobre habitação

Redação Induglobal17/06/2021
Evento decorre a 23 de junho, às 9h00, com transmissão direta no Facebook, Youtube e Linkedin.
Imagen
Subordinada ao tema 'Dinâmicas e Desafios da Habitação', a MatosinhosHabit e a Gebalis vão realizar, no próximo dia 23 de junho, uma conferência internacional que contará com a participação de vários especialistas ligados ao setor.
Transmitida em exclusivo nas redes sociais, o evento está integrado no programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE).
Promover o debate sobre o presente e o futuro da habitação é o principal objetivo desta conferência, organizada pela MatosinhosHabit, em parceria com Câmara Municipal de Matosinhos e em conjunto com a Gebalis/Câmara Municipal de Lisboa, a Housing Europe e o Instituto de Construção/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit e membro do Comité organizador, sublinha que “a realização desta conferência está direcionada para os desafios que se prendem com a habitação, a longo e médio prazo. O intuito do evento é cruzar as políticas públicas locais, nacionais e internacionais, promovendo-se assim a integração das principais estratégias do setor. Quanto ao programa propriamente dito, pretende-se ainda apresentar e destacar boas práticas aplicadas nesta área através de exemplos desenvolvidos em vários países europeus”.
A Habitação enfrenta atualmente uma nova realidade decorrente dos vários constrangimentos consequentes da pandemia. Nesse âmbito, Tiago Maia refere que “a realidade que enfrentamos hoje leva-nos por um outro caminho, onde o nosso foco se deve centrar numa estratégia de construção e/ou reabilitação que consiga garantir mais eficácia nos edifícios e na sua relação com as áreas envolventes, promovendo-se desta forma a inclusão social, a implementação de práticas sustentáveis e de eficiência energética”.

Pedro Pinto de Jesus, presidente da GEBALIS adianta: "é inquestionável a necessidade do apoio social ao nível da habitação, na Europa, mas também o desenvolvimento de abordagens urbanas integradas. O papel das cidades na determinação de políticas habitacionais e, em última instância, das condições habitacionais dos seus habitantes tornou-se um tópico político importante nos últimos anos. O contexto pandémico por certo que trará impactos e influência na próxima geração de políticas habitacionais sendo por isso ainda mais premente estabelecer inter-relações entre iniciativas estruturais globais e abordagens locais que mitiguem desigualdades espaciais e segregação e que ao mesmo tempo de foram sustentáveis, promovam o exercício da cidadania nas nossas cidades".

Contando com a intervenção de vários especialistas da área da habitação, a conferência será composta por vários painéis temáticos:

  • programa 'Bairros Saudáveis';
  • Habitação Social – o desafio da transição da economia linear para a economia circular;
  • O desafio da habitação de qualidade;
  • Reabilitação das cidades – os desafios da demografia e da nova vida urbana.

A sessão de abertura da conferência 'Habitação: Um desafio com ideias' contará com as intervenções de Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, Helena Correia, administradora da Gebalis, e Sorcha Edwards, secretária-geral da Housing Europe.

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e a presidente da Associação Portuguesa de Habitação Municipal, Paula Marques, serão as responsáveis pelo encerramento do evento.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial