Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Parceria local de Telheiras promove projeto comunitário de economia circular e sustentabilidade

14/06/2021
A parceria local de Telheiras, que junta várias instituições, organizações e grupos informais deste bairro lisboeta, tem vindo a promover desde setembro de 2020 um processo participativo junto da sua população - as 'Ideias em Rede' - recolhendo sugestões para melhorar a qualidade de vida do bairro, com ênfase na sustentabilidade ambiental e social e na cidadania ativa.
Imagen
Luís Keel Pereira, gestor da Parceria Local de Telheiras, explica que “através do grupo de trabalho Telheiras Sustentável, as ideias foram analisadas e colocadas a votação num processo que contou com a participação de mais de 300 pessoas, decidindo-se avançar com algumas das ideias mais interessantes para os telheirenses”.

Uma das iniciativas mais votadas foi a criação de um espaço comunitário no bairro focado na economia circular e sustentabilidade, ligado ao Centro de Partilha de Recursos já em desenvolvimento pela Parceria Local.

“A ideia central é organizar um evento mensal, gratuito e aberto a todos, com oficinas de reparação do género Repair Café, onde será possível aprender a reparar e reutilizar produtos como eletrodomésticos, informática, eletrónica, vestuário e bicicletas, entre outros” detalha Luís Keel Pereira.

“Haverá também espaço para aconselhamento e apoio sobre eficiência energética e energias renováveis, workshops temáticos sobre sustentabilidade, cultura, solidariedade e muito mais”, acrescenta Miguel Macias Sequeira, Engenheiro do Ambiente e um dos 36 copromotores da iniciativa.

Este projeto, destinado ao público em geral e à comunidade local, dá pelo nome de 'ReCoopera: espaço comunitário para aprender, reparar, partilhar e doar' e encontra-se disponível para votação no Orçamento Participativo de Lisboa 2021, até ao dia 15 de junho, com o número 65.

Consulte todos os projetos aqui.

Para além deste projeto candidato ao Orçamento Participativo de Lisboa, a Parceria Local de Telheiras prevê a dinamização de vários grupos de trabalho para a implementação de outras iniciativas propostas pelos telheirenses, incluindo “construção de abrigos para aves e polinizadores, compostagem comunitária, redução do uso de plásticos no comércio local, adoção de canteiros por parte da população e desenvolvimento de uma comunidade de energia em Telheiras”.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.SoliusDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial