Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
As comunidades de energia renovável em Portugal abrangem muitas indústrias e áreas setoriais, desde o setor elétrico à agricultura

Comunidades de energia renovável em debate

Ana Clara18/05/2021

O webinar, intitulado 'Comunidades de energia renovável (CER): da visão à concretização', irá ter lugar a 26 de maio, às 10h00.

Imagen

Entre os oradores da sessão, organizada pela CME, estão José Reis Costa, Ceo do Grupo ProCME, Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), João Carreira Bernardo, Diretor Geral da DGEG, Ângelo Sarmento, Administrador da E-Redes, Luís Natal Marques, PCA da Emel, José Salema, PCA da Edia, António Camacho, vereador da Câmara de Olhão, Alexandre Cruz, diretor de serviços de energia da Tecneira e Tiago Martins, do Montepio.

O secretário de Estado da Energia, João Galamba, fará o encerramento do webinar.

No âmbito das CER, os temas em debate são:

  • Enquadramento das CER no sistema elétrico
  • Desafios para a ORD com a inclusão das CER na Rede Distribuição Elétrica
  • As mais valias das CER em instalações regionais multiponto
  • As CER nos sistemas de regadio
  • Os municípios enquanto dinamizadores das CER
  • Exemplo prático de uma CER
  • Modelos de financiamento para desenvolvimento de Projetos.

Inscreva-se aqui.

Recorde-se que as CER são comunidades constituídas por um conjunto de consumidores que, através de uma instalação partilhada, produzem parte da energia elétrica que consomem, através de recursos renováveis, a baixo custo, e que, consequentemente, reduzem significativamente a sua fatura energética.

As CER constituem atualmente um dos melhores meios para municípios, empresas e consumidores individuais concretizarem uma transição energética para energias renováveis e, desta forma, alcançarem poupanças significativas nas suas faturas de eletricidade.

O que é uma comunidade de energia renovável?

Desde 2 de janeiro de 2020 que empresas, autarquias e consumidores individuais podem-se organizar e constituir comunidades de energia renovável.

Com o decreto-lei 162/2019 passou a ser possível, em Portugal, que essas comunidades possam usufruir dos benefícios ambientais, económicos e sociais associados à produção de energia renovável local para autoconsumo.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial