Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Entrevista com Hugo Delgado, Country Director da Carrier Portugal

“O nosso principal ativo são os Clientes”

Ana Clara | Jornalista e Diretora07/09/2021

Hugo Delgado, Country Director da Carrier Portugal, aborda os desafios da empresa em Portugal, que centra toda a sua atividade nas pessoas, através de um vasto conjunto de soluções avançadas com o objetivo de assegurar ambientes interiores mais saudáveis, seguros, eficientes e produtivos. Nesta entrevista, além das ofertas da marca, o responsável fala também do novo showroom da Carrier (físico e online) que será inaugurado no terceiro trimestre de 2021. Um espaço que aposta na formação dos clientes em todos os equipamentos da marca.

Imagen

Qual a estratégia da Carrier Portugal para este ano de 2021 no mercado nacional de AVAC?

O nosso foco e o compromisso estão no cliente e na antecipação de problemas causados pelos recentes eventos globais com a pandemia e a necessidade de recriar ambientes com novas soluções. Queremos que nossos clientes tenham a confiança de que a Carrier pode ajudá-los nos seus desafios do AVAC. Por estes motivos, estamos a promover a marca Carrier com um portfólio completo de produtos e um serviço de excelência. Tudo isso suportado pela reputação de 119 anos de Willis Carrier, que projetou o primeiro sistema de ar condicionado moderno do mundo em 1802. A Carrier é pioneira, inovadora e líder na indústria de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) com soluções que permitem o crescimento da indústria residencial e comercial em Portugal.

Que produtos e soluções novas a marca irá apresentar ao mercado?

A Carrier desenvolve produtos por pessoas e para pessoas, que proporcionam saúde, bem-estar, conforto e produtividade. Para apresentar o nosso Programa Edifícios Saudáveis, lançámos um novo site: www.carrier.pt.

O Programa de Edifícios Saudáveis, é um conjunto expandido de soluções avançadas para ajudar a fornecer ambientes interiores saudáveis, seguros, eficientes e produtivos nos vetores verticais-chave, incluindo edifícios comerciais, saúde, hotelaria, educação, retalho e marinha. O conjunto de soluções e serviços são desenhados para ajudar a melhorar a Qualidade do Ar Interior (QAI), aumentar a ventilação do ar novo e permitir interações sem contato.

A Carrier tem sido uma força no movimento de edifícios saudáveis desde o início, assim como éramos com o movimento de edifícios verdes. Estamos focados no desenvolvimento de soluções de construção sustentáveis para fornecer maior eficiência energética, reduzir os custos de manutenção e oferecer benefícios ambientais aos clientes.

Alguns dos nossos produtos inovadores incluem um ventilconvector conduta de 15 cm de espessura (42SI), cassetes de 4 vias com efeito Coanda (42KY) ou mesmo UTAS Verticais (39CQ), garantido a perfeita integração dos equipamentos na Arquitetura Interior pela sua reduzida dimensão.

Imagen

A QAI tem sido um tema muito importante desde sempre no setor AVAC e para as empresas mas, com a pandemia, despertou também os cidadãos para o problema. Para a Carrier este é um tema caro. Fale-me das vossas soluções e das preocupações em relação a uma oferta integrada de produtos e equipamentos em matéria de QAI?

Sem dúvida! Vem reforçar a importância de um tema que há tantos anos o setor tem lutado para implementar, seja pela via regulamentar, seja pelo grau de mudança da tomada de decisão. É por isso que a Carrier introduziu o nosso Programa Edifícios Saudáveis, que responde a questões para as quais os cidadãos estão mais conscientes.

Pela primeira vez em Portugal, os clientes podem contactar diretamente um especialista AVAC Carrier. Desde avaliações de edifícios e soluções de tecnologia que melhoram a QAI, à manutenção e monitorização para apoiar edifícios em todo o seu ciclo de vida, os especialistas da Carrier trabalham em vários setores para avaliar, atualizar e manter a sustentabilidade de um edifício.

Em termos de QAI, a Carrier conta com as unidades UTAS, URT e OptiClean, para auxiliar na mitigação de vírus por meio de lâmpadas UV. A Carrier lançou a unidade OptiClean no início da pandemia. A Carrier começou a desenvolver o OptiClean no final de março de 2020. Depois de testar protótipos de forma rápida e bem-sucedida nas instalações da Carrier, a empresa começou os testes de campo em hospitais nos EUA. As máquinas são portáteis, conectadas a uma tomada elétrica de parede normal e assente sobre rodas que permitem a sua movimentação para os quartos onde as pessoas se encontram.

A unidade OptiClean, da Carrier, foi lançada no início da pandemia

A unidade OptiClean, da Carrier, foi lançada no início da pandemia.

Falando dos chillers. A gama de chillers tipo scroll AquaSnap está já disponível com o fluido frigorigéneo R-32. A nível de desempenho, eficiência energética e redução de emissões este é um equipamento líder no mercado. Quais são as suas mais-valias e as suas caraterísticas mais distintivas?

Os novos chillers ar-água AquaSnap 30RB da Carrier estão em conformidade com os regulamentos atuais e os futuros em relação à eficiência energética. Eles utilizam as mais recentes tecnologias Carrier, com compressores de parafuso e scroll rotativo de até 1700 kW, já disponíveis com os fluídos frigorigéneos HFC e HFO.

A Carrier optou, efetivamente, pelo fluído frigorigéneo R-32, com baixo potencial de aquecimento global (GWP) de 675, para utilização de chillers scroll no intervalo de gamas comerciais. O R-32 tem um GWP dois terços menor do que o GWP da versão atual do R-410A e esta mudança, juntamente com uma redução significativa na quantidade de fluído no sistema (até 30%), permite uma redução excecional de 77% em emissões diretas de gases de efeito estufa.

A linha de chillers AquaSnap é desenhada para aplicações comerciais (ar condicionado em escritórios, hotéis, etc.) ou industriais (unidades de processamento de baixa temperatura) onde instaladores, departamentos de engenharia e proprietários requerem baixos custos de instalação, ótimo desempenho e a mais elevada qualidade.

As caraterísticas mais marcantes são um design extremamente compacto, aliado a um compromisso com um baixo nível acústico, pensado especialmente do ponto de vista do instalador, tanto pela facilidade de instalação como pela acessibilidade e manutenção do equipamento. O nosso equipamento já tem a possibilidade de caudal de água variável e a possibilidade de recuperação parcial de calor, premiando este equipamento com elevada eficiência energética quer em carga total ou parcial. O resultado é um produto com pegada de CO2 de baixo impacto e alta fiabilidade.

Imagen

No que respeita às gamas de ar condicionado e soluções agregadas, que novidades estão ao dispor do mercado português?

É extremamente interessante a questão numa altura em que se privilegia uma panóplia de equipamentos, com preço e disponibilidade. Efetivamente, temos dotado o nosso setor com os habituais monosplits, multisplits e gama comercial que contam já com os equipamentos de entrada de gama com a possibilidade de interligação em contacto seco e proteção anti-corrosão nas unidades exteriores e o lançamento do novo VRF, designado por XCT7 que permite através de um enorme investimento em stock, disponibilizar entregas imediatas com um preço extremamente competitivo, complementado igualmente pelos cinco anos de garantia ao compressor e três anos às peças.

A Carrier está prestes a inaugurar um novo showroom. Qual é o objetivo e que novidades contempla?

O novo Carrier Expert Center será inaugurado no terceiro trimestre de 2021. O Centro contará com formação no local sobre as práticas de instalação e manutenção. Temos o compromisso de formar os nossos clientes em todos os equipamentos Carrier, acelerando a curva de aprendizagem e desenvolvendo profissionais de serviço. O Centro também oferecerá formação online e documentos para permitir acesso à informação 24 horas por dia, sete dias por semana. Queremos estar sempre ligados aos clientes.

Imagen

Como olha para o impacto da pandemia no mercado AVAC português e como se tem a Carrier adaptado também a estas novas circunstâncias?

Na Carrier, entendemos que cada edifício é único. Os clientes podem ter certeza de que a Carrier entende que os sistemas AVAC são essenciais para o conforto das pessoas, ainda mais num momento em que mais pessoas trabalham em casa. Há uma grande ênfase na criação de ambientes de vida mais saudáveis, confortáveis e funcionais. Para os nossos clientes, isso significa fazer com que as suas casas e edifícios funcionem de forma mais inteligente e eficiente - e isso representa uma grande oportunidade para nossa indústria atender a uma variedade de necessidades - desde sistemas sem condutas que forneçam controle de zona até ao indivíduo para aquecer ou arrefecer o seu espaço, até aos sistemas VRF maiores que podem fornecer potência térmica para uma casa inteira ou empresa, com mais eficiência.

Para corresponder às necessidades, a Carrier traçou novas metodologias e prioridades de trabalho. Introduzimos novas soluções com webinars ao cliente para acompanhar as necessidades do cliente e continuar os projetos sem interrupção. Honramos todos os nossos compromissos e apresentamos novos equipamentos para auxiliar a QAI.

Que constrangimentos sentiram em relação à vossa atividade?

Praticar o distanciamento social foi difícil em certas situações. No entanto, as práticas e metodologias de trabalho virtual têm facilitado as nossas vidas na resolução eficaz de situações que antes eram limitadas pela distância. Algumas das políticas de distanciamento social introduziram novas tecnologias e rotinas digitais que economizaram tempo.

A importância da eficiência energética e da descarbonização são temas cada vez mais presentes no mercado. Que metas tem a Carrier estabelecido nesta matéria?

A Carrier, através da regulamentação do eco-design, intrinsecamente ligada aos seus valores, define o eco-design como uma abordagem que visa reduzir o consumo de energia dos equipamentos em edifícios, incluindo iluminação, TI, aquecimento de água e AVAC. A Carrier está comprometida em limitar o impacto ambiental dos seus produtos e soluções e reduzir o consumo de energia. Estamos em linha com os objetivos do pacote climático-energia europeu para 2030 de melhorar a eficiência energética em 32,5%, reduzir os gases com efeito de estufa em 40% e aumentar as energias renováveis em cerca de 32%.

Os índices EER e COP estão desatualizados, pois medem apenas as operações num único ponto e com carga térmica total. A conformidade com os regulamentos de ecodesign envolve, portanto, o uso de novos índices de eficiência sazonal mais representativos. Todos os novos índices garantem uma avaliação precisa da energia realmente consumida por chillers e bombas de calor, incluindo variações sazonais nas suas medições.

Um exemplo disso, é o SEPR (Seasonal Energy Performance Ratio) para chillers em aplicações de arrefecimento de processos industriais, o SEER (Seasonal Energy Efficiency Ratio) para chillers em aplicações de arrefecimento de conforto e o SCOP (Seasonal Coefficient of Performance) para aplicações de aquecimento ambiente.

Com base na nossa visão para criar soluções que importam para as pessoas e nosso planeta, a Carrier tem como objetivo a neutralidade de carbono nas suas operações até 2030 e com o objetivo de reduzir a pegada de carbono dos nossos clientes em mais de um gigaton. Isso será apoiado por investimentos planeados de mais de $2 bilhões nos próximos 10 anos para o desenvolvimento de soluções mais saudáveis, seguras e sustentáveis.

Imagen

Saiba mais em: www.carrier.pt

A Carrier

A Carrier é líder mundial em soluções de alta tecnologia para aquecimento, ar condicionado e refrigeração, e faz parte de um Grupo que fornece soluções tecnologicamente inovadoras nos setores de AVAC & R, incêndio, segurança e gestão técnica de edificios.

Fundada em 1902 pelo inventor do ar condicionado moderno, Willis Carrier, os especialistas da Carrier fornecem soluções sustentáveis integrando produtos com eficiência energética e apresentando controlos e serviços energéticos para clientes residenciais, comerciais, de retalho e de transporte e alimentação.

Para mais informações, visite www.carrier.pt ou siga a marca em @Carrier-Portugal no Linkedin.

Carrier Portugal

Hugo Delgado

hugo.delgado@carrier.com

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial