Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Plataformas seguras para a indústria

Inteligência Artificial: a melhor defesa em cibersegurança

Nexus Integra12/05/2021

A digitalização e a crescente rede de máquinas e sistemas industriais significam um aumento no risco de ataques cibernéticos a empresas e entidades de todo o mundo, além de um aumento da precisão e complexidade destes ataques. Segundo o barómetro de riscos da Allianz, os incidentes cibernéticos passaram para a primeira posição, tornando-se no risco empresarial mais importante em 2020.

Imagen

A Inteligência Artificial (IA) está a mudar o jogo para a cibersegurança. Mas o que é a Ciber-Resiliência? É a capacidade que as organizações têm de se preparar, proteger, detetar, responder e recuperar de possíveis ameaças cibernéticas (internas ou externas).

As tecnologias de IA ajudam as empresas e os analistas de segurança com recursos limitados nesta área a enfrentar este perigo com confiança e rapidez, levando-as a ser mais ciber-resilientes.

A falta de preparação das empresas

Por norma, as empresas comuns estão desprotegidas face a este tipo de ataques, principalmente pelos seguintes motivos:

  1. Falta de formação ou de recursos para os enfrentar
  2. Falta de testes para comprovar a capacidade real de prevenção e/ou reação
  3. Falta de medidas técnicas específicas para os mitigar
  4. Falta de sistemas de qualidade para impedir ataques sofisticados.

Alguns dos objetivos mais comuns dos chamados Malwares (softwares maliciosos) no contexto empresarial são o roubo de informação, a usurpação de identidades e a paralisação de redes informáticas. As empresas acumulam cada vez mais dados altamente sensíveis nos seus sistemas de informação hiperligados (IIoT), os quais trabalham conjuntamente com os dados de parceiros estratégicos para impulsionar a economia digital.

Isto aumenta a dependência das organizações em relação a tecnologias baseadas na Internet, o que expõe os negócios de todos os setores a um ambiente de ameaças cada vez maior e mais instável.

As grandes empresas já foram vítimas de violações de segurança no passado, mas a transformação digital fez com que empresas de todas as dimensões se tenham tornado em potenciais vítimas de cibercrimes. Por este motivo, é necessário que as empresas atuais invistam em sistemas de ciberdefesa que as protejam de situações altamente prejudiciais.

IA e Cibersegurança em contexto

Foram quatro os principais fatores que potenciaram a popularidade destes dois elementos que trabalham em conjunto no contexto empresarial atual:

  1. Aparecimento de novas tecnologias disruptivas (de Inteligência Artificial e “Machine Learning”)
  2. O aumento dos casos de ciberameaças
  3. Maior preocupação em torno da proteção de dados
  4. Redes wi-fi mais vulneráveis.

Estes fatores facilitam a disponibilização de novas ameaças mais inteligentes e eficazes que apenas podem ser combatidas com as novas tecnologias de IA.

Como é que a IA está a reforçar a cibersegurança no âmbito industrial?

As ferramentas de IA contribuem para a antecipação e neutralização de ameaças e para a gestão de incidentes de cibersegurança com maior capacidade de reação e eficácia, através da análise de uma grande quantidade de informação sobre o contexto e sem a necessidade de intervenção humana altamente especializada.

Estas técnicas podem rastrear os passos dos atacantes através de cadeias como a Cyber Kill Chain e sistemas sofisticados capazes de aprender a partir do contexto, raciocinar para identificar relações entre ameaças e tomar decisões críticas.

A implicação da IA na cibersegurança tem quatro objetivos básicos:

  1. Gestão massiva de informação: a IA determina quais as situações e ataques que têm prioridade de gestão e quais são falsas ameaças, desbloqueando a carga de trabalho dos sistemas
  2. Resposta em tempo real: a IA permite tomar medidas imediatas como resposta aos ataques para minimizar riscos, com base numa infinidade de dados e de contextos
  3. Automatização: automatização da resposta a muitas das ameaças, minimizando o seu custo quanto à deteção e resposta
  4. Previsão: a IA ajuda a uma melhor análise pericial de ataques prévios, o que se traduz numa melhoria das defesas.

Estes objetivos são aplicáveis a diferentes áreas nas quais se está a aplicar a IA em matéria de cibersegurança, sendo algumas delas as seguintes:

  • Gestão de intrusões
  • Proteção “antimalware”
  • Gestão de fraude
  • Ciberinteligência
  • Gestão de identidades e acesso
  • Prevenção de correio malicioso.

Para implementar uma boa estratégia de IA em cibersegurança, as empresas devem ter um plano estratégico que têm de respeitar, e que deverá passar pelas seguintes etapas:

  1. Criar uma plataforma de dados: identificar fontes de dados e criar plataformas de dados para colocar em funcionamento a IA.
  2. Selecionar casos de utilização de elevado impacto: selecionar um conjunto de casos de utilização relevantes para acelerar e maximizar os benefícios.
  3. Colaborar externamente: colaborar com parceiros estratégicos para melhorar a inteligência quanto a ameaças.
  4. Implementar Soar: implementar orquestração de segurança, automatização e resposta para melhorar a gestão da segurança
  5. Formar ciberanalistas: capacitar os analistas cibernéticos para que dominem a IA
  6. Governança eficaz: estabelecer um modelo de administração da IA em cibersegurança para oferecer melhorias a longo prazo de forma transparente e ética.

IA: a base da cibersegurança atual

Os analistas de cibersegurança são sobrecarregados devido ao imenso volume de unidades de informação que devem vigiar para combater intrusões, sendo que o volume e a complexidade dos ciberataques cresceu consideravelmente nos últimos anos. Por este e por outros motivos, o relatório 'Inteligência artificial no mercado da cibersegurança: prognóstico global até 2026', da MarketsandMarkets, conclui que o setor da inteligência artificial em cibersegurança alcançará os 38 200 milhões de dólares em 2026, o que representa um crescimento médio anual de 23,3%.

A incapacidade dos equipamentos tradicionais para lidar com riscos informáticos demonstra que apenas com IA as empresas poderão reforçar os seus sistemas de defesa e a cibersegurança poderá tornar-se mais inteligente que os ataques cibernéticos. Esta necessidade está a abrir o caminho às plataformas da Nexus Integra.

REVISTAS

VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial