Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Artigo exclusivo revista O Instalador

Soluções integradas para eficiência energética e mobilidade elétrica

Carlo Gavazzi08/06/2021
A eficiência energética é hoje uma necessidade premente tendo em conta as alterações climáticas, a necessidade de redução de poluição e dos níveis de CO2 e os custos energéticos, cada vez mais elevados, a esta junta-se uma outra, a da crescente procura de mobilidade elétrica.
Imagen

O primeiro passo para que se possam cumprir os objetivos de eficiência energética, é o de medir os consumos, automatizar os processos e analisar os dados obtidos, para que se possa depois desenhar um plano de poupança energética. Esta é a visão da Carlo Gavazzi, especialista em sistemas de medição e análise para a eficiência energética e mobilidade elétrica.

O primeiro passo para que se possam cumprir os objetivos de eficiência energética, é o de medir os consumos, automatizar os processos e analisar os dados obtidos, para que se possa depois desenhar um plano de poupança energética. Esta é a visão da Carlo Gavazzi, especialista em sistemas de medição e análise para a eficiência energética e mobilidade elétrica

A escolha da solução certa

Medir: o objetivo dos analisadores de energia numa instalação industrial ou comercial é obter todas as medidas necessárias de forma a que estas possam ser analisadas. Dentro da mesma instalação, teremos circuitos principais ('Main Metering'), circuitos secundários ('Sub Metering') e ainda circuitos dos serviços ('Utilities').

A solução para a monitorização de cada um destes circuitos passa pela escolha acertada, de acordo com cada tipo de instalação e com os dados que se pretende obter.
Main Metering - Solução modular com análise de potência
Main Metering - Solução modular com análise de potência.

Nos circuitos principais a opção deverá passar por um analisador de energia com a capacidade de medir as principais variáveis, assim como o nível de harmónicas no sistema e que através de entradas/saídas digitais permita obter alarmes e informação das variáveis medidas, assim como a possibilidade de ter variados protocolos de comunicação.

No que diz respeito ao tipo de montagem dos analisadores de energia, existem diversas soluções que se podem adaptar de acordo com o tipo de aplicação.
Main Metering/Sub Metering - Solução paine (à esquerda); Main Metering/Sub Metering - Solução p/ calha DIN (à direita)
Main Metering/Sub Metering - Solução paine (à esquerda); Main Metering/Sub Metering - Solução p/ calha DIN (à direita).
Montagem em painel ou calha DIN, contadores/analisadores de energia monofásicos, trifásicos, com medição da corrente direta ou por transformador de intensidade, com e sem display…etc.
Imagen

Ainda na aplicação de Sub Metering os cada vez mais comuns veículos elétricos (EVs) e veículos elétricos plug-in (PEVs), têm vindo a ganhar espaço no mercado de veículos convencionais, e estes veículos necessitam de ser ligados à rede elétrica de forma a repor a energia nas baterias.

Em parqueamentos comuns ou outras situações em que é necessário obter o consumo de energia feito pelo veículo, seja para apenas para alocação de custos ou forma a debitar, deverão ser usados contadores de energia com aprovação MID.

Automatizar e analisar

Os contadores e analisadores de energia apenas medem as variáveis elétricas, sendo que para uma análise eficiente das mesmas é necessário que estas estejam compiladas com ferramentas agregadoras de dados, de forma a que possa ser criado um registo histórico para análise. Neste sentido, os protocolos de comunicação presentes nos contadores/analisadores tomam uma importância cada vez maior.
Solução integrada
Solução integrada.
As Gateways de monitorização e controlo com a UWP3.0 da Carlo Gavazzi, tem várias funções integradas como Web-Server, WEB-services e Datalogger.

Os vários protocolos de comunicação disponíveis, tais como Modbus TCP/IP, Modbus Gateway TCP/RTU, BACnet IP, DALI, HTTP, HTTPS, FTP, FTPS, SFTP, DP (Data Push), SMTP, NTP, Rest-API, MQTT e IoT, certificado Microsoft Azure e compatíveis com Amazon AWS, facilitam a sua integração.

Conclusão

É essencial conseguir maximizar a eficiência energética. A monitorização constante dos consumos permite ter informação detalhada sobre a instalação e, desta forma, tomar decisões alavancadas no registo dos vários consumos, podendo minimizar situações anormais devidas a avaria ou má utilização dos recursos e, consequentemente, reduzindo o custo energético e o impacto ambiental atingindo-se assim a máxima eficiência energética.

Imagen

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial