Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Nova solução de carga da Fronius para veículos elétricos

O Instalador28/04/2021
A marca austríaca em soluções de energia lançará o Fronius Wattpilot em maio de 2021.
A prática função plug-and-play facilita o transporte do Fronius Wattpilot Go e o carregamento

A prática função plug-and-play facilita o transporte do Fronius Wattpilot Go e o carregamento.

O produto destina-se a todos a condutores de veículos elétricos, quer tenham ou não seu próprio sistema fotovoltaico.

O Wattpilot é fácil de instalar e é um dos poucos produtos no mercado que pode alternar automaticamente entre a carga excedente monofásica e trifásica, obtendo o máximo de energia do sistema fotovoltaico.

“O Fronius Wattpilot é uma solução inteligente de carregamento, que torna cada condutor de veículos elétricos o mais independente possível e com um custo de carregamento reduzido“, explica Martin Hackl, Diretor Global da Unidade de Negócios Solar Energy, Fronius International GmbH.

“Queríamos desenvolver uma solução de mobilidade elétrica mais verde para o instalador e cliente. Conseguimos isso: o Fronius Wattpilot é fácil de instalar, de colocar em funcionamento e de usar“, acrescenta Hackl.

Mesmo que o condutor do veículo elétrico ainda não possua um sistema fotovoltaico, é aconselhável obter a solução de carregamento correta agora, porque nem todos os equipamentos podem ser operados de forma inteligente em combinação com um sistema fotovoltaico.

“Com o Fronius Wattpilot, o cliente já está equipado para carregar o seu veículo elétrico com corrente fotovoltaica gerada em casa“, relata Martin Hackl.

A app Solar.wattpilot oferece uma visão geral do estado das cargas
A app Solar.wattpilot oferece uma visão geral do estado das cargas.

Operação intuitiva com a aplicação

A aplicação Solar.wattpilot facilita a configuração e a operação da solução de carga. Também proporciona ao utilizador uma visão geral do status das cargas. O app é compatível com iOS e Android e é a única interface de usuário necessária para operar todas as funções de forma simples e clara.

Carga económica e segura

Carregar um veículo elétrico é muito barato com uma tarifa de eletricidade variável1. Além da tarifa variável de eletricidade, há duas outras medidas que possibilitam a carga mais económica possível: o modo de carregamento Next Trip Mode e a opção de carregar apenas com o excedente fotovoltaico.

Carga do veículo elétrico com o máximo de luz solar

Uma solução de carga deve poder depender da luz solar: quando há muita energia solar disponível, há muita carga, quando há pouca disponível, há menos carga. O Fronius Wattpilot pode utilizar de forma otimizada o excedente fotovoltaico e regular em passos de 1 ampere até à potência máxima de carga. “Isso significa que o máximo de luz solar é usada no veículo elétrico”, afirma Martin Hackl.

O Fronius Wattpilot é um dos poucos produtos no mercado que pode alternar entre o carregamento monofásico e trifásico. Isso significa que é usado todo o excedente fotovoltaico de 1,38 kW até 22 kW. A carga ocorre em passos de ampere, e a comutação monofásica/trifásica é totalmente automática. Em contraste com as soluções convencionais, isto evita os elevados picos de carga a curto prazo.
A independência é uma prioridade. Com o conjunto de adaptador para o Fronius Wattpilot, a carga pode ser realizada em qualquer lugar...
A independência é uma prioridade. Com o conjunto de adaptador para o Fronius Wattpilot, a carga pode ser realizada em qualquer lugar.

Modos de carregamento inteligentes para cada situação

O Wattpilot também possui dois modos de carregamento diferentes, o Eco e o Next Trip Mode. Dependendo da situação, o veículo elétrico é carregado de forma muito económica ou de forma objetiva com a quantidade de energia desejada para a próxima condução planeada.

O Modo Eco é ideal para proprietários de sistemas fotovoltaicos, pois combina a carga excedente da energia fotovoltaica com a tarifa variável de eletricidade.

Com o Next Trip Mode, o veículo é carregado com energia para uma rota específica. Isso garante que seja carregada no veículo pelo menos a energia necessária para o percurso, utilizando a corrente mais barata disponível.

O Fronius Wattpilot é uma solução inteligente de carregamento
O Fronius Wattpilot é uma solução inteligente de carregamento.

Muitas vantagens com a combinação de mobilidade elétrica e fotovoltaica

“O Fronius Wattpilot é destinado a todos os condutores de veículo elétricos que possuem ou não um sistema fotovoltaico“, explica Leonhard Peböck, Product Marketing Solar Energy da Fronius International GmbH.

“Entretanto, vantagens significativas resultam da combinação de mobilidade elétrica e sistema fotovoltaico. A relação custo-benefício do sistema fotovoltaico, assim como a do veículo elétrico, é melhorada. A razão para isso é que a eletricidade solar autoproduzida é utilizada para a carga, o que significa que é necessária menos corrente da rede elétrica. É assim possível produzir a eletricidade de forma sustentável e com o menor custo possível“, adianta Peböck.

O Wattpilot completa o portfólio de soluções da Fronius. Além dos setores fotovoltaicos e de aquecimento, agora também está disponível um produto para o setor de mobilidade com a comprovada qualidade Fronius2.

O Fronius Wattpilot está disponível em duas versões: o Wattpilot Home fixo para a casa e o Wattpilot Go que pode ser transportado.

1 Esta função estará disponível na Alemanha e na Áustria em maio de 2021. A disponibilização noutros países acontecerá posteriormente.

2 O Fronius Wattpilot estará disponível nos seguintes países em maio de 2021: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça e Reino Unido.

REVISTAS

Siga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial