Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

procuRE: aquisição comercial de soluções inovadoras para fornecimento de energia 100% renovável em edifícios

Energaia20/05/2021
Imagen

Este projeto reúne seis entidades adquirentes de seis países, responsáveis pela gestão de mais de 21.000 edifícios públicos, tendo como objetivo enfrentar o desafio comum de alcançar 100% de fornecimento de energia renovável (FER) em edifícios existentes. Para ultrapassar este desafio o projeto irá financiar, até 7,68 milhões de euros, ações de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de fornecedores de soluções.

Cerca de 90% dos edifícios existentes na Europa estarão em funcionamento em 2050, sem uma estratégia clara de como atingir o padrão de Consumo Nulo de Energia.

O procuRE pretende desafiar o mercado do lado da oferta, os fornecedores, a desenvolver soluções inovadoras para as necessidades do setor público, ao fornecer uma primeira referência das necessidades por parte de entidades públicas, possibilitando desta forma a criação de uma vantagem competitiva no mercado.

Para atingir este desígnio, o projeto tem por base a Contratação Pré-Comercial (CPC) a qual inicia com a Consulta Aberta ao Mercado (OMC - Open Market Consultation), processo de envolvimento de fornecedores para apoiar no desenvolvimento do procedimento concursal a ser lançado previsivelmente em outubro de 2021.

Cronologicamente, o projeto desenvolve-se da seguinte forma:

  • Fase A – Desenvolvimento da Consulta Aberta ao Mercado
  • Fase B – Procedimento Concursal
  • Fase C – Implementação e Exploração.

Para atingir os objetivos do projeto, o agrupamento de entidades adquirentes estabeleceu uma estrutura ambiciosa para os requisitos a serem atendidos no CPC. A estrutura consiste em três domínios e oito áreas de atuação.

Imagen

Juntas, as áreas de atuação, constituem as soluções que o procuRE pretende encontrar, em comparação com o estado da arte atual, incentivando os fornecedores a desenvolver soluções inovadoras que eliminem o fornecimento energético externo em edifícios existentes. O procuRE tem assim como objetivo secundário, impulsionar a inovação do lado da procura, ao financiar o desenvolvimento e o teste de novas soluções.

A Contratação Pré-Comercial permite que os compradores públicos comparem abordagens alternativas de soluções potenciais e filtrem as melhores soluções possíveis que o mercado pode oferecer para atender às necessidades.

Para validação dos objetivos do projeto bem como das soluções, foram identificados seis edifícios públicos, pertencentes às seis entidades adquirentes, que serão utilizados como edifícios de demonstração. Na área de influência da Energaia, a escolha recaiu sobre a Escola Básica Manuel António Pina, no concelho de Vila Nova de Gaia, uma das que possui maior número de utilizadores.

Este edifício, construído em 2014, possui um elevado potencial para melhoria da envolvente, integração de energias renováveis para produção de eletricidade, assim como uma melhoria ao nível dos sistemas de climatização e de gestão técnica. Aliado a estes fatores técnicos, trata-se de um edifício de ensino com mais de 500 utilizadores diários, utilizado durante todo o ano, incluindo períodos de férias, e possui um polidesportivo com utilizações após as 18 horas, incluindo sábados.

No projeto podem ainda tornar-se Membros Parceiros, todas as organizações que atuem do lado da procura, como Municípios, Agências de Energia, Associações, entre outras. A participação permitirá reforçar o projeto junto de potenciais fornecedores ao demonstrar interesse nas soluções inovadoras desenvolvidas, para além do término do projeto.

A participação como Membro Parceiro, não tem qualquer custo ou obrigação e basta contactar a Energaia através do email (energaia@energaia.pt) e demonstrar o interesse como Membro Parceiro do procuRE.

O agrupamento de entidades adquirentes depara-se, ao nível dos edifícios, com restrições individuais para adaptação, fornecimento e armazenamento, otimização da operação e integração de soluções tecnológicas. Espera-se que no decorrer do projeto, seja possível ultrapassar estas barreiras e solucionar o desafio dos edifícios públicos existentes no que diz respeito à sua reabilitação com impacto na redução de emissões, conforme identificado na 'Renovation Wave' (Vaga de Renovação), transposta em Portugal através da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE).

Todas as informações sobre o projeto podem ser consultadas no portal da Energaia (http://www.energaia.pt) ou no portal do projeto (https://procure-pcp.eu).

Este projeto recebe financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção n.º 963648.

No âmbito do projeto procuRE, a Energaia organizou o webinar 'procuRE OMC Vila Nova de Gaia', que decorreu no dia 5 de maio de 2021.

REVISTAS

VulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial