Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ERP Portugal e Novo Verde desafiam a ‘sentir o planeta’ no Maat

06/04/2021
Foi inaugurada ontem, 5 de abril, no Maat - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, a exposição ‘Earth Bits – Sentir o Planeta’. Trata-se de um projeto a dois anos, que contará com conteúdos adicionais e atualizados, viabilizado por uma parceria continuada da Fundação EDP com a ERP Portugal e a Novo Verde.
Imagen

A ERP Portugal e a Novo Verde escolhem 2021 para a aposta na cultura, um dos setores mais afetados pela pandemia, com uma parceria de dois anos com o Maat para o desenvolvimento e realização da exposição Earth Bits – Sentir o Planeta.

Inaugurada ontem, na cerimónia de reabertura do museu que contou com a presença do vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, e da presidente da Fundação EDP, Vera Pinto Pereira, esta é uma das exposições que integra o Maat Explorations, um enquadramento programático lançado neste ano que contará com uma série contínua de exposições e de projetos públicos e educativos que mergulham na temática multifacetada da transformação ambiental a partir de várias perspetivas académicas e experimentais.

A Earth Bits – Sentir o Planeta é uma instalação, à base de dados que são apresentados em conteúdos digitais, vídeos e uma estação interativa, concebida pelo estúdio de investigação Dotdotdot. As quatro secções deste projeto, que conta ainda com a participação da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência Internacional de Energia (IEA) e da EDP Inovação, mostram a ligação de causa/efeito dos comportamentos humanos sobre os recursos do planeta. Do conjunto de temas abordados na exposição, destaque para a reciclagem de resíduos e importância do comportamento dos cidadãos como chave para assegurar o processo e as vantagens resultantes, nomeadamente a medição da poupança da emissão de gases de efeito de estufa.

Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal e Ricardo Neto, presidente da Novo Verde...
Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal e Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, durante a inauguração da exposição Earth Bits – Sentir o Planeta.

Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, refere que “a sustentabilidade está cada vez mais na narrativa da nossa sociedade, mas não pode ser apenas um plano de intenções: torna-se urgente a sua conversão efetiva em novos hábitos e mudança de mentalidades. Earth Bits – Sentir o Planeta reúne estes desígnios aos da Arte, da Cultura e até do Conhecimento, envolvendo o apoio técnico de reconhecidas instituições. Juntos, poderão ser importantes catalisadores nesta transformação de consciências”. E acrescenta: “Sendo a ERP Portugal uma entidade que promove as boas práticas de reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas em fim de vida, consideramos esta parceria com a Fundação EDP uma aliança vencedora. Cabe à ERP Portugal sensibilizar para a relevância do correto descarte destes resíduos, tão presentes na nossa vida e que contam com uma alta capacidade de valorização, salvaguardando os nossos recursos e matérias primas naturais”.

Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, adianta que “a sensibilização é uma das principais missões da Novo Verde, com vista à promoção da reciclagem de resíduos de embalagens. Ao apoiar a exposição Earth Bits – Sentir o Planeta, estamos a amplificar a nossa mensagem e torná-la (ainda mais) democrática, através da arte e de uma experiência construtiva e pedagógica que, certamente, impactará centenas de pessoas sobre o imperativo de minimizar o impacto ambiental da ação humana no Planeta. Sendo um projeto a dois anos, esta também é uma forma de mostrar à sociedade o resultado de cada resíduo corretamente reciclado por cada um de nós, numa mostra única, num edifício e museu ímpar como é o Maat. Enquanto parceiros, é com muito orgulho que nos juntamos à Fundação EDP, nesta missão de assegurar uma viagem sem precedentes ao impacto ambiental, com conteúdos especialmente desenhados para o efeito”.

“A parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde tem para nós uma enorme importância, uma vez que permite viabilizar uma exposição que retoma o tema da emergência climática, um debate decisivo do nosso tempo. Esta é uma associação natural com duas empresas que partilham com a Fundação EDP os mesmos valores e preocupações sobre o Ambiente. Acreditamos, juntamente com a ERP Portugal e a Novo Verde, que a exposição Earth Bits contribuirá, pelas suas vertentes pedagógica e interativa, para mudar os nossos comportamentos em relação ao Planeta”, afirma Miguel Coutinho, diretor-geral da Fundação EDP.

A iniciativa inclui ainda um programa de projetos públicos e educativos a ser desenvolvido ao longo do ano, junto de escolas e da comunidade. Earth Bits – Sentir o Planeta estará patente no Maat até ao dia 6 de setembro de 2021.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial