Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Projeto é composto por quatro centrais fotovoltaicas no concelho algarvio

Galp inicia construção do seu primeiro grande projeto de energia solar em Portugal

O Instalador26/03/2021
Projeto de 144 MW em Alcoutim, adjudicado a consórcio formado pela Jayme da Costa e pela Visabeira, deverá entrar em operação no 1º trimestre do próximo ano
Imagen

A Galp adjudicou a construção do seu primeiro grande projeto de energia solar fotovoltaica em Portugal, no concelho de Alcoutim, ao consórcio formado pela Jayme da Costa e pela Visabeira, abrindo assim uma nova frente no seu processo de transformação numa empresa mais sustentável.

O projeto, com uma potência total instalada prevista de 144 megawatts, compreende quatro centrais fotovoltaicas que se estendem por uma área de 250 hectares.

A capacidade de produção anual estimada é de 250 mil megawatt/hora de energia elétrica, o suficiente para abastecer mais de 80 mil famílias e evitar a emissão de 75 mil toneladas de CO2 por ano.

“O arranque da construção do nosso primeiro grande projeto nesta área em Portugal é um sinal do empenho da Galp na transformação do setor energético do país para um modelo mais sustentável”, afirma Susana Quintana Plaza, administradora executiva da Galp responsável pela área de Renováveis e Novos Negócios.

“Esse compromisso é claro nos projetos que lideramos na mobilidade elétrica, nos biocombustíveis ou na produção descentralizada de energia, e irá acelerar nos próximos tempos em áreas como o hidrogénio ou a cadeia de valor das baterias, porque este desafio que enfrentamos é urgente e exige escala”, conclui.

O âmbito dos trabalhos a cargo do consórcio Jayme da Costa, empresa portuguesa focada em soluções na área da energia, inclui todos os trabalhos elétricos, mecânicos e civis das quatro centrais fotovoltaicas, excluindo o fornecimento dos painéis fotovoltaicos. A cargo do grupo Visabeira ficarão todos os trabalhos de construção civil. Os trabalhos de construção deverão iniciar-se em abril e os primeiros eletrões deverão começar a ser produzidos no primeiro trimestre do próximo ano.

“A qualidade e solidez da nossa engenharia, assim como do projeto apresentado, atestam a vasta experiência internacional da equipa de operações, habituada à gestão de contratos exigentes e complexos”, explica Fernando Lourenço, CEO da Jayme da Costa, que tem competência demostrada em mais de 580 megawatts instalados.

“Outro fator diferenciador foi a oferta de produtos próprios fabricados pela Jayme da Costa, bem como de serviços de operação e manutenção que garantem uma elevada disponibilidade na operação do parque solar”, acrescenta.

A Galp assumiu o compromisso de aplicar até 40% do seu investimento anual em projetos relacionados com a transição energética para um modelo de baixo carbono, e entre 10% e 15% em energias renováveis e novos negócios. Neste momento, a Galp possui 900 megawatts de capacidade solar fotovoltaica em produção, sendo o terceiro maior produtor ibérico deste tipo de energia.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial